Raloxifeno
Contente
- Antes de tomar raloxifeno,
- O raloxifeno pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
Tomar raloxifeno pode aumentar o risco de desenvolver um coágulo sanguíneo nas pernas ou nos pulmões. Informe o seu médico se você tem ou já teve um coágulo sanguíneo nas pernas, pulmões ou olhos. O seu médico provavelmente irá dizer-lhe para não tomar raloxifeno. Pare de tomar raloxifeno e chame seu médico imediatamente se sentir algum dos seguintes sintomas: dor nas pernas; sensação de calor na parte inferior da perna; inchaço das mãos, pés, tornozelos ou pernas; dor repentina no peito; falta de ar; tossindo sangue; ou mudanças repentinas na visão, como perda de visão ou visão turva.
Permanecer quieto por um longo tempo pode aumentar a chance de desenvolver um coágulo sanguíneo. O seu médico provavelmente lhe dirá para parar de tomar raloxifeno pelo menos três dias antes de uma cirurgia programada e não tomar o medicamento se precisar de um longo período de repouso na cama por qualquer motivo. Se for fazer uma cirurgia, diga ao seu médico que está a tomar raloxifeno. Se você viajar enquanto estiver tomando raloxifeno, evite ficar parado (como sentado em um avião ou carro) por longos períodos de tempo durante a viagem.
Se você tem doença arterial coronariana (endurecimento das artérias que levam ao coração que pode causar dor no peito ou ataques cardíacos) ou se você tem alto risco de desenvolver doença arterial coronariana, tomar raloxifeno pode aumentar a chance de você ter uma doença grave ou acidente vascular cerebral fatal. Informe o seu médico se você já teve um derrame ou mini-derrame, se você fuma e se você tem ou já teve pressão alta ou batimento cardíaco irregular.
O seu médico ou farmacêutico fornecerá a folha de informações do fabricante do paciente (Guia de Medicação) quando você iniciar o tratamento com raloxifeno e cada vez que você reabastecer sua receita. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode visitar o site da Food and Drug Administration (FDA) (http://www.fda.gov/Drugs) ou o site do fabricante para obter o Guia de Medicação.
O raloxifeno é usado para prevenir e tratar a osteoporose (condição em que os ossos se tornam finos e fracos e quebram facilmente) em mulheres pós-menopáusicas (mulheres que tiveram uma mudança de vida; fim do período menstrual). O raloxifeno também é usado para diminuir o risco de desenvolver câncer de mama invasivo (câncer de mama que se espalhou para fora dos dutos de leite ou lóbulos para o tecido mamário circundante) em mulheres pós-menopáusicas com alto risco de desenvolver este tipo de câncer ou que têm osteoporose . O raloxifeno não pode ser usado para tratar o câncer de mama invasivo ou para prevenir que o câncer de mama invasivo volte em mulheres que já tiveram a doença. O raloxifeno também não pode ser usado para diminuir o risco de desenvolver câncer de mama não invasivo. Raloxifeno deve não ser usado em mulheres que ainda não experimentaram a menopausa. O raloxifeno está em uma classe de medicamentos chamados moduladores seletivos do receptor de estrogênio (SERMs). O raloxifeno previne e trata a osteoporose imitando os efeitos do estrogênio (um hormônio feminino produzido pelo corpo) para aumentar a densidade (espessura) do osso. O raloxifeno diminui o risco de desenvolver câncer de mama invasivo ao bloquear os efeitos do estrogênio no tecido mamário. Isso pode impedir o desenvolvimento de tumores que precisam de estrogênio para crescer.
O raloxifeno é fornecido em comprimidos para administração oral. Geralmente é administrado uma vez ao dia com ou sem alimentos. Tome raloxifeno por volta da mesma hora todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome raloxifeno exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
Continue a tomar raloxifeno mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar raloxifeno sem falar com seu médico.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar raloxifeno,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico ao raloxifeno, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes dos comprimidos de raloxifeno. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: anticoagulantes ('anticoagulantes'), como varfarina (Coumadin, Jantoven), colestiramina (Prevalite), colestipol (Colestid), diazepam (Valium), diazóxido (Proglycem), medicamentos que contêm estrogênio, como como terapia de reposição hormonal (ERT ou HRT) e lidocaína (Akten, Lidoderm, Xilocaína). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- informe o seu médico se você tem qualquer tipo de câncer e se você tem ou já teve nódulos mamários ou câncer de mama; insuficiência cardíaca; doença renal; ou doença hepática. Se você já tomou estrogênio, informe o seu médico se os seus triglicerídeos aumentaram durante o tratamento.
- informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Não engravide enquanto estiver a tomar raloxifeno. Se você engravidar enquanto estiver tomando raloxifeno, chame seu médico imediatamente. O raloxifeno pode prejudicar o feto.
- você deve saber que o raloxifeno não demonstrou causar manchas ou sangramento semelhante ao menstrual, nem aumentar o risco de câncer no revestimento do útero. Informe o seu médico se desenvolver sangramento vaginal ou manchas. Seu médico precisará examiná-lo ou solicitar exames para descobrir a causa do sangramento.
- você deve saber que embora o raloxifeno diminua a chance de você desenvolver câncer de mama invasivo, ainda há o risco de desenvolver essa condição. Você ainda precisará de exames regulares da mama e mamografias antes de começar a tomar raloxifeno e durante seu tratamento com raloxifeno. Chame seu médico se notar sensibilidade, aumento, caroços ou qualquer outra alteração em seus seios.
- se estiver a tomar raloxifeno para tratar a osteoporose, fale com o seu médico sobre outras coisas que pode fazer para prevenir o desenvolvimento ou agravamento da osteoporose. Seu médico provavelmente lhe dirá para evitar fumar e beber grandes quantidades de álcool e seguir um programa regular de exercícios com levantamento de peso.
Você deve comer e beber muitos alimentos e bebidas ricos em cálcio e vitamina D enquanto estiver tomando raloxifeno. Seu médico lhe dirá quais alimentos e bebidas são boas fontes desses nutrientes e de quantas porções você precisa por dia. Se você achar difícil comer o suficiente desses alimentos ou se tiver uma condição que torne difícil para o seu corpo absorver os nutrientes que você ingere, fale com o seu médico. Nesse caso, seu médico pode prescrever ou recomendar um suplemento.
Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
O raloxifeno pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- ondas de calor (mais comuns nos primeiros 6 meses de terapia com raloxifeno)
- cãibras nas pernas
- inchaço das mãos, pés, tornozelos ou pernas
- síndrome semelhante à gripe
- dor nas articulações
- suando
- dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos sintomas mencionados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente.
O raloxifeno pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se sentir algum sintoma incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente.Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
- cãibras nas pernas
- tontura
- perda de coordenação
- vomitando
- irritação na pele
- diarréia
- tremor
- rubor
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Evista®
- Keoxifene