O que está causando essa dor abdominal e arrotos?
Contente
- Visão geral
- O que causa dor abdominal e arrotos?
- Quando procurar ajuda médica
- Como são tratadas as dores abdominais e os arrotos?
- Assistência domiciliar
- Como posso evitar dores abdominais e arrotos?
Visão geral
Dor abdominal é a dor que se origina entre o peito e a pelve. A dor abdominal pode ser do tipo cãibra, dolorida, sem brilho ou aguda. É freqüentemente chamado de dor de estômago.
Arrotar, ou arrotar, é o ato de expulsar gases do estômago pela boca. Geralmente ocorre após a expansão do estômago devido ao excesso de ar engolido. Arrotar libera o ar.
A ingestão de ar no estômago pode causar uma sensação de inchaço, um abdômen inchado e dor de estômago, acompanhada de arrotos.
O que causa dor abdominal e arrotos?
Você pode engolir ar quando comer ou beber rápido demais ou consumir bebidas carbonatadas. A respiração rápida ou a hiperventilação causadas por risos ou ansiedade também podem fazer com que você engula ar.
Alguns alimentos e bebidas também podem causar dor de estômago e arrotos, incluindo alimentos ricos em amido, açúcar ou fibra. Indigestão ou azia também podem levar a dor abdominal temporária e arrotos.
Bebês e crianças pequenas podem engolir grandes quantidades de ar sem perceber, causando desconforto e arrotos. É por isso que os bebês são arrotados logo após tomar leite ou fórmula.
Dor abdominal frequente e arrotos também podem ser causados por condições como:
- síndrome do intestino irritável
- doença do refluxo ácido (DRGE)
- úlceras gástricas e duodenais
- cálculos biliares
- hérnia hiatal
- pancreatite aguda
- algumas infecções bacterianas
- parasitas internos (como giardíase)
- obstrução intestinal
- doença celíaca
- hérnia
- alguns tipos de câncer
Na maioria desses casos, dor abdominal e arrotos serão acompanhados por outros sintomas.
Quando procurar ajuda médica
Uma dor de estômago temporária e inchaço acompanhada de arrotos raramente é motivo de preocupação. Mas se o arroto for incontrolável, não aliviar o estômago distendido ou for acompanhado por fortes dores abdominais, procure ajuda médica.
Procure também ajuda se a dor abdominal e os arrotos forem frequentes ou acompanhados por:
- vômito, especialmente vômito de sangue
- dor abdominal que dura mais de 24 horas
- dor de cabeça
- febre acima de 101 & ring; F (38 & ring; C)
- dor ou sensação de queimação na garganta ou boca
- dor no peito
Como são tratadas as dores abdominais e os arrotos?
Tratamentos para dor abdominal e arrotos abordarão a condição subjacente.
Assistência domiciliar
Muitos medicamentos de venda livre podem aliviar dores de estômago e arrotos causados por indigestão ou azia. Converse com um farmacêutico ou um profissional médico para obter orientação sobre seu uso. Sempre siga as instruções da embalagem ao consumir medicamentos vendidos sem receita.
Se você estiver arrotando excessivamente ou se seu estômago estiver distendido e você não puder expelir o ar, ficar deitado de lado pode ajudar. Adotar uma posição de joelhos no peito também pode ser útil. Mantenha a posição até que o gás passe.
Evite comer e beber rapidamente, beber bebidas carbonatadas e gomas de mascar se estiver com dor abdominal e arrotos excessivos. Isso pode piorar o problema.
Como posso evitar dores abdominais e arrotos?
Nem todas as causas de dor abdominal e arrotos podem ser evitadas. Você pode reduzir seu risco:
- manter uma dieta saudável
- bebendo muita água
- limitar bebidas carbonatadas
- comendo devagar
- evitando falar enquanto come
Tomar suplementos probióticos pode prevenir alguns casos de indigestão e azia. Encontre uma ótima seleção de suplementos probióticos aqui.
Se você tem uma condição digestiva como a doença de Crohn ou a doença do intestino irritável, siga as instruções dietéticas do seu médico para minimizar o desconforto e os gases.
Se você tem doença do refluxo ácido, aguarde pelo menos duas horas depois de comer antes de se deitar. Deitar-se muito cedo depois de comer pode causar azia.