Sons abdominais (intestinais)
Contente
- Sintomas de sons abdominais
- Sintomas de sons abdominais que acompanham
- Causas de sons abdominais
- Outras causas
- Testes para sons abdominais
- Tratando sons abdominais
- Sons abdominais e emergências médicas
- Outlook para sons abdominais
Sons abdominais (intestinos)
Os sons abdominais, ou intestinais, referem-se aos ruídos produzidos nos intestinos delgado e grosso, geralmente durante a digestão. Eles são caracterizados por sons ocos que podem ser semelhantes aos sons da água movendo-se pelos canos.
Os ruídos intestinais costumam ser uma ocorrência normal. No entanto, sons frequentes e incomumente altos ou a falta de sons abdominais podem indicar uma condição subjacente no sistema digestivo.
Sintomas de sons abdominais
Os sons abdominais são sons produzidos pelo intestino. Eles podem ser descritos pelas seguintes palavras:
- gorgolejante
- estrondoso
- rosnando
- agudo
Sintomas de sons abdominais que acompanham
Os sons abdominais por si só não costumam ser motivo de preocupação. No entanto, a presença de outros sintomas que acompanham os sons pode indicar uma doença subjacente. Esses sintomas podem incluir:
- excesso de gás
- febre
- náusea
- vomitando
- diarréia frequente
- constipação
- fezes sangrentas
- azia que não responde a tratamentos sem receita
- perda de peso não intencional e repentina
- sentimentos de plenitude
Contacte o seu médico se sentir algum destes sintomas ou dor abdominal. O atendimento médico imediato pode ajudá-lo a evitar complicações potencialmente graves.
Causas de sons abdominais
Os sons abdominais que você ouve estão provavelmente relacionados ao movimento de alimentos, líquidos, sucos digestivos e ar através dos intestinos.
Quando seus intestinos processam os alimentos, seu abdômen pode roncar ou rosnar. As paredes do trato gastrointestinal são compostas principalmente por músculos. Quando você come, as paredes se contraem para misturar e espremer o alimento pelos intestinos para que possa ser digerido. Este processo é denominado peristaltismo. O peristaltismo geralmente é responsável pelo som estrondoso que você ouve após comer. Pode ocorrer várias horas depois de comer e até mesmo à noite, quando você está tentando dormir.
A fome também pode causar sons abdominais. De acordo com um artigo publicado pela, quando você está com fome, substâncias semelhantes a hormônios no cérebro ativam o desejo de comer, que então envia sinais aos intestinos e ao estômago. Como resultado, os músculos do sistema digestivo se contraem e causam esses sons.
Os sons abdominais podem ser classificados como normais, hipoativos ou hiperativos. Os ruídos intestinais hipoativos ou reduzidos geralmente indicam que a atividade intestinal diminuiu. Por outro lado, os sons intestinais hiperativos são sons mais altos relacionados ao aumento da atividade intestinal que podem ser ouvidos por outras pessoas. Eles costumam ocorrer após comer ou quando você tem diarreia.
Embora ruídos intestinais hipoativos e hiperativos ocasionais sejam normais, experiências frequentes em qualquer uma das extremidades do espectro e a presença de outros sintomas anormais podem indicar um problema médico.
Outras causas
A maioria dos sons que você ouve no intestino deve-se à digestão normal, mas os sons abdominais com sintomas associados podem ser devidos a uma condição subjacente mais séria ou ao uso de certos medicamentos.
Ruídos intestinais hiperativos, hipoativos ou ausentes podem ser atribuídos a:
- trauma
- uma infecção no trato digestivo
- uma hérnia, que ocorre quando parte de um órgão ou outro tecido empurra uma área fraca do músculo da parede abdominal
- um coágulo de sangue ou fluxo sanguíneo baixo para os intestinos
- níveis anormais de potássio no sangue
- níveis anormais de cálcio no sangue
- um tumor
- um bloqueio dos intestinos ou obstrução intestinal
- uma desaceleração temporária do movimento intestinal, ou íleo
Outras causas de ruídos intestinais hiperativos são:
- úlceras sangrantes
- alergias a comida
- infecções que levam à inflamação ou diarreia
- uso de laxante
- sangramento no trato digestivo
- doença inflamatória intestinal, particularmente doença de Crohn
As causas de ruídos abdominais hipoativos ou ausência de ruídos intestinais são:
- úlceras perfuradas
- certos medicamentos, como codeína
- anestesia geral
- Cirurgia abdominal
- lesão por radiação
- dano aos intestinos
- bloqueio parcial ou total dos intestinos
- infecção da cavidade abdominal ou peritonite
Testes para sons abdominais
Se sons abdominais anormais ocorrerem com outros sintomas, seu médico fará vários testes para diagnosticar a causa subjacente. Seu médico pode começar revisando seu histórico médico e fazendo algumas perguntas sobre a frequência e a gravidade de seus sintomas. Eles também usarão um estetoscópio para ouvir quaisquer sons intestinais anormais. Esta etapa é chamada de ausculta. As obstruções intestinais geralmente produzem sons muito altos e agudos. Esses sons geralmente podem ser ouvidos sem o uso de um estetoscópio.
Seu médico também pode realizar alguns testes:
- A tomografia computadorizada é usada para obter imagens de raios-X da área abdominal.
- Uma endoscopia é um teste que usa uma câmera conectada a um pequeno tubo flexível para capturar imagens dentro do estômago ou intestinos.
- Os exames de sangue são usados para descartar infecção, inflamação ou dano a órgãos.
Tratando sons abdominais
O tratamento dependerá da causa dos seus sintomas. Os sons intestinais normais não requerem nenhum tratamento. Você pode limitar a ingestão de alimentos que produzem gases. Esses incluem:
- frutas
- feijões
- adoçantes artificiais
- bebidas carbonatadas
- produtos de grãos inteiros
- certos vegetais como repolho, couve de Bruxelas e brócolis
Evite laticínios se você tem intolerância à lactose.
Engolir ar comendo rápido demais, bebendo com um canudo ou chiclete também pode causar excesso de ar no trato digestivo.
Probióticos podem ser úteis para ruídos intestinais, mas.
É importante lembrar que a maioria desses sons só pode ser ouvida por você. A maioria das outras pessoas não tem consciência deles ou não está preocupada.
Sons abdominais e emergências médicas
Se você tiver sinais de uma emergência médica, como sangramento, lesão intestinal ou obstrução grave, você precisará ser internado no hospital para tratamento. No hospital, um tubo pode ser colocado pela boca ou nariz e chegar ao estômago ou intestinos para esvaziá-los. Você geralmente não será capaz de comer ou beber nada depois para permitir que seus intestinos descansem.
Para algumas pessoas, receber fluidos pela veia e permitir que o sistema intestinal descanse será o suficiente para tratar o problema. Outras pessoas podem precisar de cirurgia. Por exemplo, se você tiver uma infecção grave ou lesão intestinal ou se os intestinos estiverem completamente bloqueados, pode ser necessário fazer uma cirurgia para corrigir o problema e tratar qualquer dano.
Estão disponíveis medicamentos para certas doenças gastrointestinais, como doença de Crohn ou colite ulcerosa. Se você for diagnosticado com uma dessas condições, seu médico pode prescrever medicamentos para você.
Outlook para sons abdominais
A probabilidade de sons abdominais depende da gravidade do problema. Na maioria das vezes, os sons em seu sistema digestivo são normais e não devem ser motivo de preocupação. Se seus sons abdominais parecerem incomuns ou estiverem acompanhados de outros sintomas, procure atendimento médico imediatamente para reduzir o risco de complicações.
Em casos raros, certas complicações podem ser fatais se não tratadas. As obstruções intestinais, em particular, podem ser perigosas. A obstrução pode levar à morte do tecido se interromper o suprimento de sangue para parte do intestino. Qualquer laceração no estômago ou na parede intestinal pode causar infecção na cavidade abdominal. Isso pode ser fatal.
Outras condições e doenças como tumores ou doença de Crohn podem exigir tratamento e monitoramento de longo prazo.