Cirurgia de Bypass Cardíaco
Contente
- Quais são os diferentes tipos de cirurgia de ponte de safena?
- Por que uma pessoa pode precisar de uma cirurgia de ponte de safena?
- Como é determinada a necessidade de cirurgia de ponte de safena?
- Quais são os riscos da cirurgia de ponte de safena?
- Quais são as alternativas à cirurgia de ponte de safena?
- Angioplastia com balão
- Contrapulsação externa aprimorada (EECP)
- Remédios
- Mudanças na dieta e no estilo de vida
- Como me preparo para a cirurgia de ponte de safena?
- Dicas de cirurgia cardíaca
- Como é realizada a cirurgia de ponte de safena?
- O primeiro passo
- Conectando-se à máquina de bypass cardiopulmonar
- Enxerto
- As etapas finais
- Quem ajudará a realizar a cirurgia de ponte de safena?
- Como é se recuperar de uma cirurgia de ponte de safena?
- Quando devo informar meu médico sobre a dor após a cirurgia?
- Que medicamentos tomarei após a cirurgia de ponte de safena?
- Quais são os efeitos a longo prazo da cirurgia de ponte de safena?
O que é cirurgia de ponte de safena?
A cirurgia de revascularização do miocárdio ou cirurgia de enxerto de revascularização do miocárdio (CABG) é usada para melhorar o fluxo sanguíneo para o coração. Um cirurgião usa vasos sanguíneos retirados de outra área do corpo para contornar as artérias danificadas.
Os médicos realizam aproximadamente 200.000 dessas cirurgias nos Estados Unidos a cada ano.
Esta cirurgia é feita quando as artérias coronárias ficam bloqueadas ou danificadas. Essas artérias fornecem sangue oxigenado ao coração. Se essas artérias estão bloqueadas ou o fluxo sanguíneo é restrito, o coração não funciona corretamente. Isso pode levar à insuficiência cardíaca.
Quais são os diferentes tipos de cirurgia de ponte de safena?
Seu médico irá recomendar um certo tipo de cirurgia de ponte de safena, dependendo de quantas artérias estão bloqueadas.
- Bypass único. Apenas uma artéria está bloqueada.
- Bypass duplo. Duas artérias estão bloqueadas.
- Bypass triplo. Três artérias estão bloqueadas.
- Bypass quádruplo. Quatro artérias estão bloqueadas.
O risco de ter um ataque cardíaco, insuficiência cardíaca ou outro problema cardíaco depende do número de artérias bloqueadas. O bloqueio em mais artérias também significa que a cirurgia pode demorar mais ou se tornar mais complexa.
Por que uma pessoa pode precisar de uma cirurgia de ponte de safena?
Quando um material no sangue chamado placa se acumula nas paredes arteriais, menos sangue flui para o músculo cardíaco. Este tipo de doença arterial coronariana (DAC) é conhecido como aterosclerose.
O coração tem maior probabilidade de ficar exausto e falhar se não estiver recebendo sangue suficiente. A aterosclerose pode afetar qualquer artéria do corpo.
Seu médico pode recomendar a cirurgia de ponte de safena se as artérias coronárias ficarem tão estreitadas ou bloqueadas que você corre um alto risco de um ataque cardíaco.
Seu médico também recomendará a cirurgia de ponte de safena quando o bloqueio for muito grave para ser controlado com medicamentos ou outros tratamentos.
Como é determinada a necessidade de cirurgia de ponte de safena?
Uma equipe de médicos, incluindo um cardiologista, identifica se você pode se submeter a uma cirurgia de coração aberto. Algumas condições médicas podem complicar a cirurgia ou eliminá-la como uma possibilidade.
Condições que podem causar complicações incluem:
- diabetes
- enfisema
- doença renal
- doença arterial periférica (PAD)
Discuta essas questões com seu médico antes de agendar sua cirurgia. Você também vai querer falar sobre o histórico médico da sua família e sobre quaisquer medicamentos prescritos e sem prescrição (OTC) que esteja tomando. Os resultados da cirurgia planejada geralmente são melhores do que a cirurgia de emergência.
Quais são os riscos da cirurgia de ponte de safena?
Como acontece com qualquer cirurgia de coração aberto, a cirurgia de ponte de safena apresenta riscos. Os recentes avanços tecnológicos aprimoraram o procedimento, aumentando as chances de uma cirurgia bem-sucedida.
Ainda existe o risco de algumas complicações após a cirurgia. Essas complicações podem incluir:
- sangrando
- arritmia
- coágulos de sangue
- dor no peito
- infecção
- falência renal
- ataque cardíaco ou derrame
Quais são as alternativas à cirurgia de ponte de safena?
Na última década, surgiram mais alternativas à cirurgia de ponte de safena. Esses incluem:
Angioplastia com balão
A angioplastia com balão é a alternativa mais provavelmente recomendada por médicos. Durante este tratamento, um tubo é inserido na artéria bloqueada. Depois, um pequeno balão é inflado para alargar a artéria.
O médico então remove o tubo e o balão. Um pequeno suporte de metal, também conhecido como stent, será deixado no local. Um stent impede que a artéria se contraia de volta ao seu tamanho original.
A angioplastia com balão pode não ser tão eficaz quanto a cirurgia de ponte de safena, mas é menos arriscada.
Contrapulsação externa aprimorada (EECP)
A contrapulsação externa reforçada (EECP) é um procedimento ambulatorial. Pode ser realizada como cirurgia de ponte de safena, conforme múltiplo. Em 2002, foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) para uso em pessoas com insuficiência cardíaca congestiva (ICC).
A EECP envolve a compressão dos vasos sanguíneos dos membros inferiores. Isso aumenta o fluxo sanguíneo para o coração. O sangue extra é entregue ao coração a cada batimento cardíaco.
Com o tempo, alguns vasos sanguíneos podem desenvolver “ramos” extras que levarão sangue ao coração, tornando-se uma espécie de “desvio natural”.
O EECP é administrado diariamente por um período de uma a duas horas ao longo de sete semanas.
Remédios
Existem alguns medicamentos que você pode considerar antes de recorrer a métodos como a cirurgia de ponte de safena. Os beta-bloqueadores podem aliviar a angina estável. Você pode usar medicamentos para reduzir o colesterol para retardar o acúmulo de placas nas artérias.
Seu médico também pode recomendar uma dose diária de aspirina em baixa dosagem (aspirina infantil) para ajudar a prevenir ataques cardíacos. A terapia com aspirina é muito eficaz em pessoas com história prévia de doença cardiovascular aterosclerótica (como ataque cardíaco ou derrame).
Aqueles sem história anterior só devem usar aspirina como medicamento preventivo se:
- correm alto risco de ataque cardíaco e outras doenças cardiovasculares ateroscleróticas
- também têm baixo risco de sangramento
Mudanças na dieta e no estilo de vida
A melhor medida preventiva é um estilo de vida “saudável para o coração”, conforme prescrito pela American Heart Association (AHA). Fazer uma dieta rica em ácidos graxos ômega-3 e pobre em gorduras saturadas e trans ajuda a manter o coração saudável.
Como me preparo para a cirurgia de ponte de safena?
Se o seu médico recomendar a cirurgia de ponte de safena, ele fornecerá instruções completas sobre como se preparar.
Se a cirurgia for agendada com antecedência e não for um procedimento de emergência, você provavelmente terá várias consultas pré-operatórias, onde será questionado sobre sua saúde e histórico médico familiar.
Você também passará por vários testes para ajudar seu médico a obter uma imagem precisa de sua saúde. Isso pode incluir:
- exames de sangue
- Raio-x do tórax
- eletrocardiograma (ECG ou EKG)
- angiograma
Dicas de cirurgia cardíaca
- Procure o conselho do seu médico sobre qualquer medicamento que afete a forma como o seu sangue coagula. Muitos analgésicos e medicamentos para o coração afetam a coagulação, portanto, você deve parar de tomá-los.
- Parar de fumar. É ruim para o seu coração e aumenta o tempo de cura.
- Informe o seu médico se você tiver sintomas de resfriado ou gripe. Em particular, a gripe pode sobrecarregar ainda mais o coração e aumentar as chances de um ataque cardíaco ou agravar a insuficiência cardíaca. Também pode causar miocardite, pericardite ou ambas. Estas são infecções cardíacas potencialmente graves.
- Prepare sua casa e tome providências para ficar no hospital por vários dias.
- Para reduzir o risco de infecção, lave o corpo com um sabonete especial, como o Hibiclens, na noite anterior à cirurgia. É feito de clorexidina, o que ajudará a manter seu corpo livre de germes até a cirurgia.
- Rápido, que inclui não beber água, começando à meia-noite antes da cirurgia.
- Tome todos os medicamentos que seu médico lhe der.
Como é realizada a cirurgia de ponte de safena?
Antes da cirurgia, você colocará uma bata de hospital e receberá medicação, fluidos e anestesia por via intravenosa. Quando a anestesia começar a funcionar, você cairá em um sono profundo e indolor.
O primeiro passo
O cirurgião começa fazendo uma incisão no meio do peito.
Sua caixa torácica é então aberta para expor seu coração. Seu cirurgião também pode optar por uma cirurgia minimamente invasiva, que envolve cortes menores e instrumentos miniaturizados especiais e procedimentos robóticos.
Conectando-se à máquina de bypass cardiopulmonar
Você pode estar conectado a uma máquina de circulação extracorpórea que circula sangue oxigenado por seu corpo enquanto o cirurgião opera seu coração.
Alguns procedimentos são realizados "fora da bomba", o que significa que não é necessário conectar você a uma máquina de bypass cardiopulmonar.
Enxerto
O cirurgião então remove um vaso sanguíneo saudável da perna para contornar a parte bloqueada ou danificada de sua artéria. Uma extremidade do enxerto é fixada acima do bloqueio e a outra extremidade abaixo.
As etapas finais
Quando o seu cirurgião terminar, a função do bypass é verificada. Assim que o bypass estiver funcionando, você será suturado, enfaixado e levado para a unidade de terapia intensiva (UTI) para monitoramento.
Quem ajudará a realizar a cirurgia de ponte de safena?
Ao longo da cirurgia, vários tipos de especialistas garantem que o procedimento seja realizado de maneira adequada. Um técnico de perfusão trabalha com a máquina de circulação extracorpórea.
Um cirurgião cardiovascular realiza o procedimento e um anestesiologista garante que a anestesia seja aplicada ao seu corpo de maneira adequada para mantê-lo inconsciente durante o procedimento.
Especialistas em imagem também podem estar presentes para tirar raios-X ou ajudar a garantir que a equipe possa visualizar o local da cirurgia e os tecidos ao redor.
Como é se recuperar de uma cirurgia de ponte de safena?
Ao acordar da cirurgia de ponte de safena, você terá um tubo na boca. Você também pode sentir dor ou ter efeitos colaterais do procedimento, incluindo:
- dor no local da incisão
- dor com respirações profundas
- dor com tosse
Você provavelmente ficará na UTI por um a dois dias para que seus sinais vitais possam ser monitorados. Assim que estiver estável, você será movido para outra sala. Esteja preparado para ficar no hospital por vários dias.
Antes de deixar o hospital, sua equipe médica lhe dará instruções sobre como cuidar de si mesmo, incluindo:
- cuidando de suas feridas de incisão
- descansando bastante
- abstendo-se de levantar peso
Mesmo sem complicações, a recuperação da cirurgia de ponte de safena pode levar de 6 a 12 semanas. Essa é a menor quantidade de tempo que leva para o seu esterno cicatrizar.
Durante este tempo, você deve evitar esforços pesados. Siga as ordens do seu médico em relação à atividade física. Além disso, você não deve dirigir até obter a aprovação do seu médico.
Seu médico provavelmente recomendará a reabilitação cardíaca. Isso envolverá um regime de atividade física cuidadosamente monitorada e testes de estresse ocasionais para ver como seu coração está se curando.
Quando devo informar meu médico sobre a dor após a cirurgia?
Informe o seu médico sobre qualquer dor ou desconforto duradouro durante as consultas de acompanhamento. Você também deve ligar para o seu médico se sentir:
- febre acima de 100,4 ° F (38 ° C)
- aumentando a dor em seu peito
- frequência cardíaca rápida
- vermelhidão ou secreção ao redor da incisão
Que medicamentos tomarei após a cirurgia de ponte de safena?
Seu médico lhe dará medicamentos para ajudar a controlar sua dor, como ibuprofeno (Advil) ou acetaminofeno (Tylenol). Você também pode receber um narcótico para dores extremas.
Seu médico também lhe dará medicamentos para ajudá-lo em todo o processo de recuperação. Isso inclui medicamentos antiplaquetários e outros medicamentos prescritos pelo médico.
Converse com seu médico sobre quais planos de medicamentos são melhores para você. Isso é especialmente importante se você tiver doenças existentes, como diabetes ou doenças que afetem o estômago ou o fígado.
Tipo de droga | Função | Possíveis efeitos colaterais |
drogas antiplaquetárias, como aspirina | ajuda a prevenir a formação de coágulos sanguíneos | • AVC causado por sangramento em vez de coagulação • úlceras estomacais • problemas graves relacionados à alergia, se você for alérgico a aspirina |
bloqueadores beta | bloqueie a produção de adrenalina do seu corpo e baixe a pressão arterial | • sonolência • tontura • fraqueza |
nitratos | ajudam a reduzir a dor no peito, abrindo suas artérias para permitir que o sangue flua mais facilmente | • dores de cabeça |
Inibidores da ECA | prevenir a produção de angiotensina II pelo seu corpo, um hormônio que pode fazer sua pressão arterial subir e fazer com que seus vasos sanguíneos se estreitem | • dores de cabeça • tosse seca • fadiga |
medicamentos hipolipemiantes, como estatinas | pode ajudar a diminuir o colesterol LDL (ruim) e ajudar a prevenir derrames ou ataques cardíacos | • dor de cabeça • lesão hepática • miopatia (dor muscular ou fraqueza que não tem uma causa específica) |
Quais são os efeitos a longo prazo da cirurgia de ponte de safena?
Após uma cirurgia de ponte de safena bem-sucedida, os sintomas como falta de ar, aperto no peito e pressão alta provavelmente irão melhorar.
Um desvio pode aumentar o fluxo sanguíneo para o coração, mas você pode precisar mudar alguns hábitos para prevenir doenças cardíacas futuras.
Os melhores resultados da cirurgia são observados em pessoas que fazem mudanças no estilo de vida saudável. Converse com seu médico sobre mudanças na dieta e no estilo de vida a serem feitas após a cirurgia.