Acanthosis Nigricans
Contente
- O que é acanthosis nigricans?
- Imagens de acanthosis nigricans
- Quem está em risco de acanthosis nigricans?
- O que causa a acanthosis nigricans?
- Muita insulina
- Medicamentos
- Outras causas potenciais
- Como é diagnosticada a acanthosis nigricans?
- Como é tratada a acanthosis nigricans?
- Cuidados e prevenção contínuos
O que é acanthosis nigricans?
Acanthosis nigricans é um distúrbio de pigmentação da pele bastante comum. O sinal mais notável de acanthosis nigricans são manchas escuras de pele com uma textura grossa e aveludada. As áreas afetadas da pele também podem coceira ou odor.
Esses adesivos podem aparecer nas dobras da pele e em outras áreas, como:
- axilas
- virilha
- pescoço
- cotovelos
- joelhos
- juntas
- lábios
- Palmeiras
- solas dos pés
Acanthosis nigricans pode ser um sinal de um problema de saúde mais sério, como o pré-diabetes. Os tratamentos mais eficazes se concentram em encontrar e resolver condições médicas na raiz do problema. Essas manchas na pele tendem a desaparecer após o tratamento bem-sucedido da condição da raiz.
Imagens de acanthosis nigricans
Quem está em risco de acanthosis nigricans?
Acanthosis nigricans é visto em homens e mulheres. É mais comum em pessoas com sobrepeso, pele mais escura e diabetes ou condições pré-diabéticas. As crianças que desenvolvem acanthosis nigricans correm um risco maior de desenvolver diabetes tipo 2 mais tarde na vida.
A frequência de acanthosis nigricans varia entre os grupos étnicos. De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, pessoas de ascendência africana, caribenha ou hispânica também correm um risco maior. Todos os grupos étnicos correm o mesmo risco de acanthosis nigricans quando o índice de massa corporal (IMC) está bem acima do normal.
O que causa a acanthosis nigricans?
As manchas de pele de Acanthosis nigricans ocorrem quando as células epidérmicas da pele começam a se reproduzir rapidamente. Esse crescimento anormal das células da pele é mais comumente desencadeado por altos níveis de insulina no sangue. Em casos raros, o aumento das células da pele pode ser causado por medicamentos, câncer ou outras condições médicas.
Muita insulina
O gatilho mais frequente para a acanthosis nigricans é muita insulina na corrente sanguínea.
Quando você come, seu corpo converte carboidratos em moléculas de açúcar, como a glicose. Parte dessa glicose é usada para energia em suas células enquanto o restante é armazenado. O hormônio insulina deve permitir que a glicose entre nas células para que as células possam usar glicose como energia.
Pessoas com sobrepeso tendem a desenvolver resistência à insulina ao longo do tempo. Embora o pâncreas esteja produzindo insulina, o corpo não pode usá-la adequadamente. Isso cria um acúmulo de glicose na corrente sanguínea, o que pode resultar em altos níveis de glicose e insulina no sangue.
O excesso de insulina faz com que as células normais da pele se reproduzam rapidamente. Para aqueles com pele escura, essas novas células têm mais melanina. Esse aumento na melanina produz uma mancha de pele mais escura que a pele ao redor. Assim, a presença de acanthosis nigricans é um forte preditor de diabetes futura. Se muita insulina é realmente a causa, é relativamente fácil corrigir com dieta, exercício e controle de açúcar no sangue adequados.
Medicamentos
A acanthosis nigricans também pode ser desencadeada por certos medicamentos, como pílulas anticoncepcionais, hormônios do crescimento humano, medicamentos da tireóide e até alguns suplementos de musculação. Todos esses medicamentos podem causar alterações nos níveis de insulina. Os medicamentos usados para aliviar os efeitos colaterais da quimioterapia também têm sido associados à acantose nigricans. Na maioria dos casos, a condição desaparece quando os medicamentos são interrompidos.
Outras causas potenciais
Em casos raros, a acanthosis nigricans pode ser causada por:
- câncer de estômago ou adenocarcinoma gástrico
- distúrbios da glândula adrenal, como a doença de Addison
- distúrbios da glândula pituitária
- baixos níveis de hormônios da tireóide
- altas doses de niacina
Como é diagnosticada a acanthosis nigricans?
Acanthosis nigricans é fácil de reconhecer pela visão. O seu médico pode querer verificar se há diabetes ou resistência à insulina como a causa. Esses testes podem incluir testes de glicose no sangue ou testes de insulina em jejum. Seu médico também pode revisar seus medicamentos para ver se eles são um fator que contribui.
É importante informar o seu médico sobre quaisquer suplementos alimentares, vitaminas ou suplementos de musculação que você possa estar tomando, além dos medicamentos prescritos.
Em casos raros, o seu médico pode realizar outros testes, como uma pequena biópsia da pele, para descartar outras causas possíveis.
Como é tratada a acanthosis nigricans?
Acanthosis nigricans não é uma doença. É um sintoma de outra condição que pode exigir atenção médica. O tratamento é amplamente focado em tratar a condição que está causando isso. Se você estiver acima do peso, seu médico o aconselhará a perder peso. O seu médico também pode prescrever medicamentos para ajudar a controlar a glicose no sangue.
Se a condição for causada por medicamentos ou suplementos, o seu médico poderá interromper ou sugerir substitutos. As manchas descoloridas da pele geralmente desaparecem quando você encontra a causa e a controla.
Cuidados e prevenção contínuos
Manter um estilo de vida saudável geralmente pode impedir a acantose nigricans. Perder peso, controlar sua dieta e ajustar os medicamentos que estão contribuindo para a condição são etapas cruciais. Escolhas de estilo de vida mais saudáveis também reduzirão seus riscos para muitos outros tipos de doenças.