Autor: Mark Sanchez
Data De Criação: 2 Janeiro 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
ACID FAST STAINING | Bacterial Staining Technique | Microbiology | Vivek Srinivas | #Mycobacterium
Vídeo: ACID FAST STAINING | Bacterial Staining Technique | Microbiology | Vivek Srinivas | #Mycobacterium

Contente

O que são testes de bacilo álcool-ácido resistente (AFB)?

O bacilo ácido-resistente (BAAR) é um tipo de bactéria que causa tuberculose e algumas outras infecções. A tuberculose, comumente conhecida como TB, é uma infecção bacteriana grave que afeta principalmente os pulmões. Também pode afetar outras partes do corpo, incluindo o cérebro, a coluna e os rins. A tuberculose é transmitida de pessoa para pessoa através da tosse ou espirro.

A TB pode ser latente ou ativa. Se você tiver tuberculose latente, terá bactérias da tuberculose em seu corpo, mas não se sentirá doente e não poderá transmitir a doença a outras pessoas. Se você tiver tuberculose ativa, terá sintomas da doença e poderá transmitir a infecção para outras pessoas.

Os testes de AFB são geralmente solicitados para pessoas com sintomas de TB ativa. Os testes procuram a presença de bactérias AFB na expectoração. A expectoração é um muco espesso expelido dos pulmões pela tosse. É diferente de saliva ou saliva.

Existem dois tipos principais de testes AFB:

  • Esfregaço AFB. Neste teste, sua amostra é "espalhada" em uma lâmina de vidro e examinada ao microscópio. Pode fornecer resultados em 1–2 dias. Esses resultados podem mostrar uma possível ou provável infecção, mas não podem fornecer um diagnóstico definitivo.
  • Cultura AFB. Nesse teste, sua amostra é levada a um laboratório e colocada em um ambiente especial para estimular o crescimento de bactérias. Uma cultura de AFB pode confirmar positivamente o diagnóstico de TB ou outra infecção. Mas leva de 6 a 8 semanas para desenvolver bactérias suficientes para detectar uma infecção.

Outros nomes: esfregaço e cultura de AFB, cultura e sensibilidade de TB, esfregaço e cultura de micobactérias


Para que são usados?

Os testes de AFB são usados ​​com mais frequência para diagnosticar uma infecção tuberculosa (TB) ativa. Eles também podem ser usados ​​para ajudar a diagnosticar outros tipos de infecções por BAAR. Esses incluem:

  • Lepra, uma doença que já foi temida, mas rara e facilmente tratável, que afeta os nervos, os olhos e a pele. A pele frequentemente fica vermelha e escamosa, com perda de sensibilidade.
  • Uma infecção semelhante à tuberculose que afeta principalmente pessoas com HIV / AIDS e outras pessoas com sistema imunológico enfraquecido.

Os testes de AFB também podem ser usados ​​para pessoas que já foram diagnosticadas com TB. Os testes podem mostrar se o tratamento está funcionando e se a infecção ainda pode se espalhar para outras pessoas.

Por que preciso de um teste AFB?

Você pode precisar de um teste de AFB se tiver sintomas de TB ativa. Esses incluem:

  • Tosse que dura três semanas ou mais
  • Tosse com sangue e / ou expectoração
  • Dor no peito
  • Febre
  • Fadiga
  • Suor noturno
  • Perda de peso inexplicável

A tuberculose ativa pode causar sintomas em outras partes do corpo além dos pulmões. Os sintomas variam dependendo da parte do corpo afetada. Portanto, você pode precisar de testes se tiver:


  • Dor nas costas
  • Sangue na sua urina
  • Dor de cabeça
  • Dor nas articulações
  • Fraqueza

Você também pode precisar de testes se tiver certos fatores de risco. Você pode estar em maior risco de contrair TB se:

  • Estive em contato próximo com alguém que foi diagnosticado com tuberculose
  • Ter HIV ou outra doença que enfraquece seu sistema imunológico
  • Viva ou trabalhe em um local com alto índice de infecção por TB. Isso inclui abrigos para desabrigados, lares de idosos e prisões.

O que acontece durante o teste AFB?

Seu médico precisará de uma amostra de seu escarro para um esfregaço e uma cultura para AFB. Os dois testes geralmente são feitos ao mesmo tempo. Para obter amostras de escarro:

  • Você deverá tossir profundamente e cuspir em um recipiente esterilizado. Você precisará fazer isso por dois ou três dias seguidos. Isso ajuda a garantir que sua amostra tenha bactérias suficientes para o teste.
  • Se você tiver problemas para tossir expectoração o suficiente, seu provedor pode pedir que você respire uma névoa salina estéril que pode ajudá-lo a tossir mais profundamente.
  • Se você ainda não consegue tossir expectoração suficiente, seu provedor pode realizar um procedimento chamado broncoscopia. Neste procedimento, você primeiro receberá um medicamento para não sentir nenhuma dor. Em seguida, um tubo fino e iluminado será colocado através de sua boca ou nariz e nas vias respiratórias. A amostra pode ser coletada por sucção ou com uma pequena escova.

Precisarei fazer alguma coisa para me preparar para o teste?

Você não faz quaisquer preparações especiais para um esfregaço ou cultura de AFB.


Existem riscos para o teste?

Não há risco de fornecer uma amostra de escarro tossindo em um recipiente. Se você fizer uma broncoscopia, sua garganta pode doer após o procedimento. Também existe um pequeno risco de infecção e sangramento no local onde a amostra é coletada.

o que os resultados significam?

Se seus resultados em um esfregaço ou cultura de AFB foram negativos, você provavelmente não tem TB ativa. Mas também pode significar que não havia bactérias suficientes na amostra para que seu médico pudesse fazer um diagnóstico.

Se o seu esfregaço AFB foi positivo, significa que você provavelmente tem TB ou outra infecção, mas uma cultura de AFB é necessária para confirmar o diagnóstico. Os resultados da cultura podem levar várias semanas, então o seu provedor pode decidir tratar a sua infecção enquanto isso.

Se a sua cultura AFB foi positiva, isso significa que você tem TB ativa ou outro tipo de infecção por AFB. A cultura pode identificar que tipo de infecção você tem. Uma vez que você tenha sido diagnosticado, seu provedor pode solicitar um "teste de suscetibilidade" em sua amostra. Um teste de sensibilidade é usado para ajudar a determinar qual antibiótico fornecerá o tratamento mais eficaz.

Se você tiver dúvidas sobre os resultados, converse com seu médico.

Saiba mais sobre testes de laboratório, intervalos de referência e compreensão dos resultados.

Preciso saber mais alguma coisa sobre os testes AFB?

Se não for tratada, a tuberculose pode ser mortal. Mas a maioria dos casos de tuberculose pode ser curada se você tomar antibióticos de acordo com as instruções de seu médico. Tratar a tuberculose leva muito mais tempo do que tratar outros tipos de infecções bacterianas. Depois de algumas semanas tomando antibióticos, você não será mais contagioso, mas ainda terá tuberculose. Para curar a tuberculose, você precisa tomar antibióticos por seis a nove meses. O período de tempo depende de sua saúde geral, idade e outros fatores. É importante tomar os antibióticos pelo tempo que seu provedor disser, mesmo que você se sinta melhor. Parar mais cedo pode fazer com que a infecção volte.

Referências

  1. Centros para Controle e Prevenção de Doenças [Internet]. Atlanta: Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA; Fatos básicos sobre tuberculose; [citado em 4 de outubro de 2019]; [cerca de 3 telas]. Disponível em: https://www.cdc.gov/tb/topic/basics/default.htm
  2. Centros para Controle e Prevenção de Doenças [Internet]. Atlanta: Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA; Infecção latente de tuberculose e doença tuberculosa; [citado em 4 de outubro de 2019]; [cerca de 4 telas]. Disponível em: https://www.cdc.gov/tb/topic/basics/tbinfectiondisease.htm
  3. Centros para Controle e Prevenção de Doenças [Internet]. Atlanta: Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA; Fatores de risco de TB; [citado em 4 de outubro de 2019]; [cerca de 4 telas]. Disponível em: https://www.cdc.gov/tb/topic/basics/risk.htm
  4. Centros para Controle e Prevenção de Doenças [Internet]. Atlanta: Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA; Tratamento para doença tuberculosa; [citado em 4 de outubro de 2019]; [cerca de 4 telas]. Disponível em: https://www.cdc.gov/tb/topic/treatment/tbdisease.htm
  5. Centros para Controle e Prevenção de Doenças [Internet]. Atlanta: Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA; O que é hanseníase ?; [citado em 21 de outubro de 2019]; [cerca de 3 telas]. Disponível em: https://www.cdc.gov/leprosy/about/about.html
  6. Testes de laboratório online [Internet]. Washington D.C .: American Association for Clinical Chemistry; c2001–2019. Teste de Bacilo Rápido em Ácido (AFB); [atualizado em 23 de setembro de 2019; citado em 4 de outubro de 2019]; [cerca de 2 telas]. Disponível em: https://labtestsonline.org/tests/acid-fast-bacillus-afb-testing
  7. Mayo Clinic [Internet]. Fundação Mayo para Educação Médica e Pesquisa; c1998–2019. Tuberculose: sintomas e causas; 30 de janeiro de 2019 [citado em 4 de outubro de 2019]; [cerca de 3 telas]. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/tuberculosis/symptoms-causes/syc-20351250
  8. UF Health: University of Florida Health [Internet]. Gainesville (FL): Universidade da Flórida; c2019. Broncoscopia: Visão geral; [atualizado em 4 de outubro de 2019; citado em 4 de outubro de 2019]; [cerca de 2 telas]. Disponível em: https://ufhealth.org/bronchoscopy
  9. UF Health: University of Florida Health [Internet]. Gainesville (FL): Universidade da Flórida; c2019. Coloração de escarro para micobactérias: Visão geral; [atualizado em 4 de outubro de 2019; citado em 4 de outubro de 2019]; [cerca de 2 telas]. Disponível em: https://ufhealth.org/sputum-stain-mycobacteria
  10. Centro Médico da Universidade de Rochester [Internet]. Rochester (NY): University of Rochester Medical Center; c2019. Health Encyclopedia: Acid-Fast Bacteria Culture; [citado em 4 de outubro de 2019]; [cerca de 2 telas]. Disponível em: https://www.urmc.rochester.edu/encyclopedia/content.aspx?contenttypeid=167&contentid=acid_fast_bacteria_culture
  11. Centro Médico da Universidade de Rochester [Internet]. Rochester (NY): University of Rochester Medical Center; c2019. Enciclopédia de saúde: esfregaço de bactérias ácido-resistentes; [citado em 4 de outubro de 2019]; [cerca de 2 telas]. Disponível em: https://www.urmc.rochester.edu/encyclopedia/content.aspx?contenttypeid=167&contentid=acid_fast_bacteria_smear
  12. UW Health [Internet]. Madison (WI): University of Wisconsin Hospitals and Clinics Authority; c2019. Testes rápidos de expectoração para tuberculose (TB): Visão geral do tópico; [atualizado em 9 de junho de 2019; citado em 4 de outubro de 2019]; [cerca de 2 telas]. Disponível em: https://www.uwhealth.org/health/topic/special/rapid-sputum-tests-for-tuberculosis-tb/abk7483.html
  13. UW Health [Internet]. Madison (WI): University of Wisconsin Hospitals and Clinics Authority; c2019. Cultura de escarro: como é feito; [atualizado em 9 de junho de 2019; citado em 4 de outubro de 2019]; [cerca de 5 telas]. Disponível em: https://www.uwhealth.org/health/topic/medicaltest/sputum-culture/hw5693.html#hw5711
  14. UW Health [Internet]. Madison (WI): University of Wisconsin Hospitals and Clinics Authority; c2019. Cultura de escarro: Riscos; [atualizado em 9 de junho de 2019; citado em 4 de outubro de 2019]; [cerca de 7 telas]. Disponível em: https://www.uwhealth.org/health/topic/medicaltest/sputum-culture/hw5693.html#hw5721

As informações neste site não devem ser usadas como um substituto para cuidados ou conselhos médicos profissionais. Entre em contato com um profissional de saúde se tiver dúvidas sobre sua saúde.

Popular

O sangramento após o sexo durante a gravidez é motivo de preocupação?

O sangramento após o sexo durante a gravidez é motivo de preocupação?

Um tete de gravidez poitivo pode inalizar o fim de ua aula de ioga quente ou uma taça de vinho com o jantar, ma não ignifica que você tenha que deitir de tudo que gota. Fazer exo durant...
Oxicodona e álcool: uma combinação potencialmente letal

Oxicodona e álcool: uma combinação potencialmente letal

Tomar oxicodona junto com álcool pode ter conequência muito perigoa. Io ocorre porque amba a droga ão depreora. Combinar o doi pode ter um efeito inérgico, o que ignifica que o efe...