Para que serve o carvão ativado? Benefícios e usos
Contente
- O que é carvão ativado?
- Como funciona o carvão ativado?
- Carvão ativado como tratamento de veneno de emergência
- Pode promover a função renal
- Reduz os sintomas da síndrome do odor de peixe
- Pode reduzir os níveis de colesterol
- Outros usos
- O carvão ativado é seguro?
- Instruções de dosagem
- A linha inferior
O carvão ativado já foi considerado o antídoto universal (1).
Atualmente, continua sendo promovido como um potente tratamento natural.
Ele tem uma variedade de benefícios propostos, desde a redução do colesterol até o clareamento dos dentes e a cura da ressaca.
Este artigo analisa detalhadamente o carvão ativado e a ciência por trás de seus supostos benefícios.
O que é carvão ativado?
O carvão ativado é um pó preto fino feito de carvão vegetal, casca de coco, turfa, coque de petróleo, carvão, caroços de oliva ou serragem.
O carvão é ativado processando-o a temperaturas muito altas. As altas temperaturas alteram sua estrutura interna, reduzindo o tamanho de seus poros e aumentando sua área de superfície (1).
Isso resulta em um carvão vegetal mais poroso que o carvão comum.
O carvão ativado não deve ser confundido com briquetes de carvão que são usados para acender seu churrasco.
Embora ambos possam ser fabricados com os mesmos materiais básicos, os briquetes de carvão vegetal não foram ativados a altas temperaturas. Além disso, eles contêm substâncias adicionais que são tóxicas para os seres humanos.
Resumo: O carvão ativado é um tipo de carvão processado para torná-lo mais poroso. Essa textura porosa é o que a distingue de outros tipos de carvão, incluindo o tipo usado para assar.Como funciona o carvão ativado?
O carvão ativado atua retendo toxinas e produtos químicos no intestino, impedindo sua absorção (2).
A textura porosa do carvão vegetal tem uma carga elétrica negativa, o que faz com que atraia moléculas carregadas positivamente, como toxinas e gases. Isso ajuda a capturar toxinas e produtos químicos no intestino (2, 3).
Como o carvão ativado não é absorvido pelo organismo, ele pode transportar as toxinas ligadas à superfície para fora do corpo nas fezes.
Resumo: A textura porosa do carvão ativado, carregada negativamente, ajuda a prender toxinas, impedindo que seu corpo as absorva.Carvão ativado como tratamento de veneno de emergência
Graças às suas propriedades de ligação às toxinas, o carvão ativado tem uma variedade de usos médicos.
Por exemplo, o carvão ativado é frequentemente usado em casos de envenenamento.
Isso porque pode ligar uma grande variedade de medicamentos, reduzindo seus efeitos (1, 4). Nos seres humanos, o carvão ativado tem sido usado como antídoto para o veneno desde o início do século XIX (1).
Pode ser usado para tratar overdoses de medicamentos prescritos, bem como overdoses de medicamentos vendidos sem receita, como aspirina, acetaminofeno e sedativos (5, 6).
Por exemplo, estudos mostram que, quando uma dose única de 50 a 100 gramas de carvão ativado é tomada dentro de cinco minutos após a ingestão do medicamento, pode reduzir a absorção do medicamento em adultos em até 74% (1).
Esse efeito diminui para cerca de 50% quando o carvão é ingerido 30 minutos após a ingestão do medicamento e 20% se for ingerido três horas após a overdose (7).
Às vezes, a dose inicial de 50 a 100 gramas é seguida de duas a seis doses de 30 a 50 gramas a cada duas a seis horas. No entanto, esse protocolo de dosagem múltipla é usado com menos frequência e pode ser eficaz apenas em um número limitado de casos de intoxicação (8, 9).
É importante observar que o carvão ativado não é eficaz em todos os casos de intoxicação. Por exemplo, parece ter pouco efeito nos envenenamentos por álcool, metais pesados, ferro, lítio, potássio, ácido ou álcalis (1, 2).
Além disso, os especialistas alertam que o carvão ativado não deve ser administrado rotineiramente em todos os casos de intoxicação. Pelo contrário, seu uso deve ser considerado caso a caso (7).
Resumo: O carvão ativado pode ligar uma variedade de drogas e toxinas, impedindo sua absorção no organismo. É frequentemente usado como tratamento anti-veneno ou para tratar overdoses de medicamentos.Pode promover a função renal
O carvão ativado pode ajudar a promover a função renal, reduzindo o número de resíduos que os rins precisam filtrar.
Isso pode ser particularmente benéfico em pacientes que sofrem de doença renal crônica, uma condição na qual os rins não podem mais filtrar adequadamente os resíduos.
Os rins saudáveis normalmente estão muito bem equipados para filtrar seu sangue sem nenhuma ajuda adicional. No entanto, pacientes que sofrem de doença renal crônica geralmente têm mais dificuldade em remover a uréia e outras toxinas do corpo.
O carvão ativado pode ter a capacidade de se ligar à uréia e outras toxinas, ajudando seu corpo a eliminá-las (10).
A uréia e outros resíduos podem passar da corrente sanguínea para o intestino através de um processo conhecido como difusão. No intestino, eles ficam ligados ao carvão ativado e excretados nas fezes (11).
Em humanos, foi demonstrado que o carvão ativado ajuda a melhorar a função renal naqueles que sofrem de doença renal crônica (4, 12).
Em um estudo, os suplementos de carvão ativado podem ter ajudado a reduzir os níveis sanguíneos de uréia e outros resíduos em pacientes com doença renal terminal (11).
Dito isto, a evidência atual é fraca e são necessários mais estudos de alta qualidade antes que conclusões fortes possam ser feitas.
Resumo: O carvão ativado pode ajudar a melhorar a função renal, promovendo a eliminação de resíduos tóxicos. Isso pode ser particularmente útil em casos de doença renal, mas são necessários mais estudos.Reduz os sintomas da síndrome do odor de peixe
O carvão ativado pode ajudar a reduzir odores desagradáveis em indivíduos que sofrem de trimetilaminúria (TMAU), também conhecida como síndrome do odor de peixe.
TMAU é uma condição genética na qual a trimetilamina (TMA), um composto com odor semelhante ao de peixe podre, se acumula no corpo.
Indivíduos saudáveis geralmente são capazes de converter TMA com cheiro de peixe em um composto não fedorento antes de excretá-lo na urina. No entanto, as pessoas com TMAU não possuem a enzima necessária para realizar essa conversão.
Isso faz com que a TMA se acumule no corpo e chegue à urina, suor e respiração, dando origem a um odor desagradável de peixe (13).
Estudos mostram que a superfície porosa do carvão ativado pode ajudar a ligar pequenos compostos odoríferos como o TMA, aumentando sua excreção.
Um pequeno estudo em pacientes com TMAU analisou os efeitos da suplementação com 1,5 gramas de carvão vegetal por 10 dias. Reduziu as concentrações de TMA na urina dos pacientes para níveis encontrados em indivíduos saudáveis (14).
Esses resultados parecem promissores, mas são necessários mais estudos.
Resumo: O carvão ativado parece ligar pequenos compostos odoríferos, como o TMA. Isso pode reduzir os sintomas de mau cheiro para aqueles que sofrem da síndrome do odor dos peixes.Pode reduzir os níveis de colesterol
O carvão ativado também pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol.
Isso ocorre porque ele pode ligar o colesterol e os ácidos biliares que contêm colesterol no intestino, impedindo que o corpo os absorva (15, 16).
Em um estudo, a ingestão de 24 gramas de carvão ativado por dia durante quatro semanas reduziu o colesterol total em 25% e o colesterol LDL ruim em 25%. Os bons níveis de colesterol HDL também aumentaram 8% (17).
Em outro estudo, consumir 4-32 gramas de carvão ativado diariamente ajudou a reduzir o colesterol LDL total e ruim em 29-41% naqueles com níveis elevados de colesterol (18).
Neste estudo, as dosagens maiores de carvão ativado pareciam as mais eficazes.
Resultados semelhantes foram relatados na maioria dos estudos, mas não em todos (19, 20, 21).
No entanto, é interessante notar que todos os estudos relacionados a esse tópico foram realizados na década de 1980. Estudos mais recentes ajudariam a confirmar o link.
Resumo: O carvão ativado parece ajudar a reduzir os níveis de colesterol. No entanto, estudos mais recentes podem ajudar a fortalecer essa conclusão.Outros usos
O carvão ativado também é um remédio caseiro popular com vários usos, embora seja importante observar que nem todos eles são suportados pela ciência.
Seus usos domésticos mais conhecidos incluem:
- Redução de gás: Alguns estudos relatam que o carvão ativado pode ajudar a reduzir a produção de gás após uma refeição que produz gás. Também pode ajudar a melhorar o odor de gás. No entanto, nem todos os estudos observaram esse benefício (22, 23).
- Filtração de água: O carvão ativado é uma maneira popular de reduzir o teor de metais pesados e flúor na água. No entanto, não parece ser muito eficaz na remoção de vírus, bactérias ou minerais de água dura (4, 24, 25).
- Clareamento dental: Diz-se que o uso de carvão ativado para escovar os dentes esbranquiça-os. Dizem que isso é feito absorvendo a placa bacteriana e outros compostos que causam manchas nos dentes. No entanto, não foram encontrados estudos para apoiar esta afirmação.
- Prevenção de ressaca: O carvão ativado às vezes é usado como cura para a ressaca. Embora consumi-lo com álcool possa reduzir os níveis de álcool no sangue, seus efeitos sobre a ressaca não foram estudados (26).
- Tratamento de pele: A aplicação desse carvão à pele é apresentada como um tratamento eficaz para a acne e picadas de insetos ou cobras. No entanto, apenas relatórios anedóticos foram encontrados sobre esse tópico.
O carvão ativado é seguro?
O carvão ativado é considerado seguro na maioria dos casos, e as reações adversas são consideradas raras e raramente graves.
Dito isto, pode causar alguns efeitos colaterais desagradáveis, os mais comuns são náuseas e vômitos.
Além disso, constipação e fezes pretas são outros dois efeitos colaterais comumente relatados (27).
Quando o carvão ativado é usado como antídoto de emergência para o veneno, existe o risco de ele viajar para os pulmões, e não para o estômago. Isto é especialmente verdadeiro se a pessoa que o recebe vomitar ou estiver sonolenta ou semi-consciente.
Devido a esse risco, o carvão ativado só deve ser administrado a indivíduos totalmente conscientes (1, 27).
Além disso, o carvão ativado pode piorar os sintomas em indivíduos com porfiria variegada, uma doença genética rara que afeta a pele, o intestino e o sistema nervoso (28).
Além disso, em casos muito raros, o carvão ativado tem sido associado a bloqueios ou orifícios intestinais (27).
Vale ressaltar que o carvão ativado também pode reduzir a absorção de certos medicamentos. Portanto, os indivíduos que tomam medicamentos devem consultar seu profissional de saúde antes de tomá-lo (1).
Resumo: O carvão ativado é geralmente considerado seguro, mas pode causar sintomas desagradáveis ou efeitos colaterais em algumas pessoas. Também pode interferir com alguns medicamentos.Instruções de dosagem
Os interessados em experimentar o carvão ativado podem encontrar uma grande variedade na Amazon. Certifique-se de seguir as instruções de dosagem semelhantes às usadas nos estudos mencionados acima.
No caso de intoxicação por drogas, é importante procurar ajuda médica imediatamente.
Uma dose de 50 a 100 gramas pode ser administrada por um profissional médico, de preferência dentro de uma hora após a overdose. As crianças normalmente recebem uma dose mais baixa de 10–25 gramas (8).
As doses para outras condições variam de 1,5 gramas para tratar a doença do odor de peixe a 4 a 32 gramas por dia para diminuir o colesterol e promover a função renal na doença renal em estágio terminal (11, 14, 17).
Suplementos de carvão ativado podem ser encontrados em formas de comprimido ou pó. Quando tomado em pó, o carvão ativado pode ser misturado com água ou suco não ácido.
Além disso, aumentar a ingestão de água pode ajudar a prevenir os sintomas da constipação.
Resumo: As instruções de dosagem acima podem ajudar a maximizar os benefícios dos suplementos de carvão ativado.A linha inferior
O carvão ativado é um complemento com uma variedade de usos.
Curiosamente, pode ter o potencial de diminuir o colesterol, tratar o envenenamento, reduzir os gases e promover a função renal.
No entanto, os estudos que apóiam esses benefícios tendem a ser fracos, e muitos dos outros benefícios relacionados ao carvão ativado não são suportados pela ciência.
Lembre-se disso ao decidir experimentar o carvão ativado.