Remoção de Adenóide
Contente
- Por que as adenóides são removidas
- Sintomas de adenóides aumentados
- Preparando-se para uma adenoidectomia
- Como uma adenoidectomia é realizada
- Após uma adenoidectomia
- Riscos de uma adenoidectomia
- Perspectiva de longo prazo
O que é uma adenoidectomia (remoção de adenóide)?
A remoção da adenóide, também chamada de adenoidectomia, é uma cirurgia comum para remover as adenóides. As adenóides são glândulas localizadas no céu da boca, atrás do palato mole, onde o nariz se conecta à garganta.
As adenóides produzem anticorpos, ou glóbulos brancos, que ajudam a combater infecções. Normalmente, as adenóides encolhem durante a adolescência e podem desaparecer na idade adulta.
Os médicos frequentemente realizam remoções de adenóides e tonsilectomias - remoção das amígdalas - juntos. As infecções crônicas da garganta e respiratórias costumam causar inflamação e infecção em ambas as glândulas.
Por que as adenóides são removidas
Infecções freqüentes na garganta podem fazer com que as adenóides aumentem. As adenóides aumentadas podem obstruir a respiração e bloquear as trompas de Eustáquio, que conectam o ouvido médio à parte posterior do nariz. Algumas crianças nascem com adenóides aumentadas.
Trompas de eustáquio obstruídas causam infecções de ouvido que podem prejudicar a audição e a saúde respiratória do seu filho.
Sintomas de adenóides aumentados
As adenóides inchadas bloqueiam as vias aéreas e podem causar os seguintes sintomas:
- infecções de ouvido frequentes
- dor de garganta
- dificuldade em engolir
- dificuldade em respirar pelo nariz
- respiração bucal habitual
- apneia obstrutiva do sono, que envolve lapsos periódicos na respiração durante o sono
As infecções repetidas do ouvido médio causadas por adenóides inchados e trompas de Eustáquio obstruídas têm sérias implicações, como perda auditiva, que também pode causar problemas de fala.
O médico do seu filho pode recomendar a remoção da adenóide se ele tiver infecções crônicas de ouvido ou garganta que:
- não respondem a tratamentos com antibióticos
- ocorrem mais de cinco ou seis vezes por ano
- impedir a educação do seu filho devido a ausências frequentes
Preparando-se para uma adenoidectomia
A boca e a garganta sangram mais prontamente do que outras áreas do corpo, então seu médico pode solicitar um exame de sangue para descobrir se o sangue de seu filho coagula corretamente e se sua contagem de sangue branco e vermelho está normal. Os exames de sangue pré-operatórios podem ajudar o médico do seu filho a garantir que não haja sangramento excessivo durante e após o procedimento.
Na semana anterior à cirurgia, não dê a seu filho nenhum medicamento que possa afetar a coagulação do sangue, como ibuprofeno ou aspirina. Você pode usar acetaminofeno (Tylenol) para a dor. Se você tiver dúvidas sobre quais medicamentos são apropriados, converse com seu médico.
No dia anterior à cirurgia, seu filho não deve comer ou beber nada depois da meia-noite. Isso inclui água. Se o médico prescrever medicamentos para serem tomados antes da cirurgia, dê-os ao seu filho com um pequeno gole de água.
Como uma adenoidectomia é realizada
O cirurgião realizará uma adenoidectomia sob anestesia geral, um sono profundo induzido por drogas. Isso geralmente é feito em um ambiente ambulatorial, o que significa que seu filho pode ir para casa no dia da cirurgia.
As adenóides geralmente são removidas pela boca. O cirurgião irá inserir um pequeno instrumento na boca do seu filho para mantê-lo aberto. Eles então removerão as adenóides fazendo uma pequena incisão ou cauterização, que envolve selar a área com um dispositivo aquecido.
Cauterizar e tampar a área com material absorvente, como gaze, controlará o sangramento durante e após o procedimento. Normalmente, os pontos não são necessários.
Após o procedimento, seu filho ficará na sala de recuperação até acordar. Você receberá medicamentos para reduzir a dor e o inchaço. Normalmente, seu filho sai do hospital para casa no mesmo dia da cirurgia. A recuperação completa de uma adenoidectomia geralmente leva de uma a duas semanas.
Após uma adenoidectomia
É normal ter dor de garganta por duas a três semanas após a cirurgia. É importante beber muitos líquidos para evitar a desidratação. Uma boa hidratação realmente ajuda a aliviar a dor.
Não alimente seu filho com alimentos picantes ou quentes, ou alimentos que sejam duros e crocantes nas primeiras semanas. Sobremesas e líquidos frios são calmantes para a garganta do seu filho.
Enquanto a garganta do seu filho está inflamada, uma boa dieta e opções de bebidas incluem:
- água
- suco de fruta
- Gatorade
- Gelatina
- sorvete
- sorvete
- iogurte
- pudim
- molho de maçã
- frango quente ou caldo de carne
- carnes e vegetais cozidos macios
Uma coleira de gelo pode ajudar com a dor e reduzir o inchaço. Você pode fazer uma coleira de gelo colocando cubos de gelo em um saco plástico ziplock e envolvendo o saco em uma toalha. Coloque a coleira na frente do pescoço do seu filho.
Seu filho deve evitar atividades extenuantes por até uma semana após a cirurgia. Eles podem voltar para a escola em três a cinco dias, se sentirem vontade e tiverem a aprovação do cirurgião.
Riscos de uma adenoidectomia
A remoção da adenóide é geralmente uma operação bem tolerada. Os riscos de qualquer cirurgia incluem sangramento e infecção no local da cirurgia. Também existem riscos associados à anestesia, como reações alérgicas e problemas respiratórios.
Certifique-se de informar o médico se seu filho é alérgico a algum medicamento.
Perspectiva de longo prazo
As adenoidectomias têm uma longa história de excelentes resultados. Após a cirurgia, a maioria das crianças:
- tem menos infecções de garganta e menos graves
- tem menos infecções de ouvido
- respire mais fácil pelo nariz