Autor: Ellen Moore
Data De Criação: 18 Janeiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
H. PYLORI a bactéria que vive no estômago [Helicobacter pylori] Dr Juliano Teles
Vídeo: H. PYLORI a bactéria que vive no estômago [Helicobacter pylori] Dr Juliano Teles

Contente

Ah, fadiga adrenal. A condição da qual você provavelmente já ouviu falar ... mas não tem ideia do que significa. Fale sobre #relatable.

Fadiga adrenal é a palavra da moda dada à grande quantidade de sintomas associados a níveis de estresse muito altos e prolongados. Se você está lendo isto, é possível que sua chamada do Google pareça um jogo de Tetris e / ou você se identifique como um caso de estresse . Então, como diabos você sabe se tem fadiga adrenal ou está apenas no nível do abismo em uma semana ruim no trabalho?

Aqui, especialistas holísticos em saúde trazem a você um guia para a fadiga adrenal, incluindo o que é fadiga adrenal, o que fazer se você a tiver e por que o plano de tratamento para fadiga adrenal pode realmente ser benéfico para todos.

O que é fadiga adrenal, afinal?

Como você pode imaginar, a fadiga adrenal está relacionada às glândulas adrenais. Para refrescar: as glândulas supra-renais são duas pequenas glândulas em forma de chapéu que ficam sobre os rins. Eles são pequenos, mas desempenham um papel fundamental no funcionamento de todo o corpo; seu papel principal é produzir hormônios importantes, como cortisol, aldosterona, epinefrina e norepinefrina, explica a médica naturopata Heather Tynan. Por exemplo, essas glândulas respondem ao estresse produzindo cortisol (o hormônio do "estresse") ou liberando norepinefrina (o hormônio da "luta ou fuga").


Os hormônios afetam literalmente tudo no corpo e, como essas glândulas produzem hormônios, também participam de um grande número de funções corporais. Por exemplo, porque produzem cortisol, "as supra-renais estão indiretamente envolvidas em funções como regular os níveis de açúcar no sangue, controlar o metabolismo, controlar a inflamação, a respiração, a tensão muscular e muito mais", explica o especialista em saúde holística Josh Ax, DNM, CNS, DC, fundador da Ancient Nutrition e autor do Dieta Keto e Dieta do colágeno.

Geralmente, as glândulas supra-renais são autorreguladas (o que significa que entram em ação por conta própria, como outros órgãos vitais) e produzem hormônios em resposta a estímulos externos (como um e-mail de trabalho estressante, animais assustadores ou um treino HIIT) da maneira certa doses. Mas é possível que essas glândulas funcionem mal (ou fadiga) e parar de produzir os hormônios certos nos momentos certos. Isso é chamado de "insuficiência adrenal" ou doença de Addison. "A insuficiência adrenal é um diagnóstico clinicamente reconhecido em que os níveis de hormônios adrenais (como o cortisol) são tão baixos que podem ser medidos por um teste diagnóstico", explica Tynan.


É aqui que fica complicado: "Às vezes, as pessoas têm uma 'condição intermediária'", diz o médico funcional e antienvelhecimento Mikheil Berman M.D., da Hormone Correction. "O que significa que seus níveis de hormônio adrenal não são tão baixo que eles têm a doença de Addison, mas que suas glândulas supra-renais não estão funcionando bem o suficiente para que se sintam ou sejam saudáveis. "Isso é chamado de fadiga adrenal. Ou, pelo menos, é isso que os médicos anti-envelhecimento, médicos de medicina funcional, e os naturopatas reconhecem como fadiga adrenal.

"A fadiga adrenal não é oficialmente reconhecida pelo sistema de Classificação Internacional de Doenças, Décima Revisão (CID-10), que é um sistema de códigos de diagnóstico aceito por seguros e reconhecido por muitos médicos da medicina ocidental", disse o Dr. Berman. (Relacionado: Como equilibrar seus hormônios naturalmente para obter energia duradoura).

"Não existe nenhuma prova científica para apoiar a fadiga adrenal como uma condição médica verdadeira", concorda Salila Kurra, M .D., Endocrinologista e professora assistente de medicina no Centro Médico da Universidade de Columbia. No entanto, médicos e profissionais de saúde treinados em diferentes metodologias tendem a sentir o contrário.


O que causa fadiga adrenal?

Estresse. Muitos disso. "A fadiga adrenal é uma condição causada pela superestimulação das glândulas supra-renais devido ao estresse de longo prazo", diz Axe.

Quando você está estressado (e esse estresse pode ser físico, mental, emocional ou uma combinação dos três), as glândulas supra-renais recebem instruções para liberar cortisol na corrente sanguínea. Quando você está superestressado, eles estão constantemente produzindo cortisol, que os sobrecarrega e desgasta, diz Axe. "E, a longo prazo, esse estresse crônico interfere na capacidade de realizar seu trabalho e produzir cortisol quando necessário". É quando a fadiga adrenal se instala.

“A fadiga adrenal surge quando você não consegue mais produzir cortisol suficiente, devido ao estresse crônico (e à produção de níveis tão elevados de cortisol) por um longo período de tempo”, explica o Dr. Berman.

Para ser muito claro: isso não significa um dia estressante no escritório ou mesmo uma semana ou mês estressante, mas sim um período pré-estressante de estresse elevado. Por exemplo, meses de fazer alta intensidade (leia-se: cortisol-spiking) exercícios como HIIT ou CrossFit cinco ou mais vezes por semana, trabalhar 60 horas por semana, lidar com o drama familiar / relacionamento / amigo e não dormir o suficiente. (Relacionado: A ligação entre o cortisol e o exercício)

Sintomas comuns de fadiga adrenal

Frustrantemente, os sintomas associados à fadiga adrenal são frequentemente descritos por profissionais médicos como "inespecíficos", "vagos" e "ambíguos".

"Muitos dos sintomas associados à fadiga adrenal podem estar associados a uma série de outras síndromes e doenças, como disfunção da tireoide, uma condição autoimune, ansiedade, depressão ou infecção", disse Tynan.

Esses sintomas incluem:

  • Fadiga generalizada

  • Problemas para dormir ou insônia

  • Névoa do cérebro e falta de foco e motivação

  • Cabelo ralo e descoloração das unhas

  • Irregularidade menstrual

  • Baixa tolerância ao exercício e recuperação

  • Baixa motivação

  • Baixo desejo sexual

  • Desejos, falta de apetite e problemas digestivos

Essa lista pode ser longa, mas está longe de estar completa. Como todos os seus hormônios estão interconectados, se seus níveis de cortisol estiverem fora do normal, seus níveis de outros hormônios, como progesterona, estrogênio e testosterona, provavelmente também serão prejudicados. Significado: qualquer pessoa com fadiga adrenal pode começar a sofrer de outras condições hormonais, que podem agravar os sintomas e confundir os médicos. (Veja mais: O que é dominância de estrogênio?)

Como diagnosticar fadiga adrenal

Se qualquer conglomerado dos sintomas acima parece familiar, sua primeira etapa é conversar com um profissional de saúde. "Se você está sentindo fadiga [geral], é extremamente importante fazer uma verificação e descobrir as razões subjacentes", diz o Dr. Kurra.

Mas, como muitos médicos da medicina ocidental não reconhecem a fadiga adrenal como um diagnóstico real, o tipo de profissional de saúde que você procura pode afetar o tipo de diagnóstico e tratamento que você recebe. Novamente, médicos naturopatas, praticantes de medicina integrativa, acupunturistas, praticantes de medicina funcional e médicos anti-envelhecimento têm maior probabilidade de diagnosticar e tratar sintomas como fadiga adrenal do que seu clínico geral ou interno. (Relacionado: O que é medicamento funcional?)

Se você acha que está lidando com supra-renais com defeito, Tynan recomenda pedir ao seu médico para fazer algo chamado teste de cortisol de quatro pontos, que pode medir seus níveis de cortisol, bem como as flutuações diárias nesses níveis.

Mas (!!) porque a fadiga adrenal pode fazer com que os hormônios adrenais fiquem baixos, mas não "baixos o suficiente para se qualificar como doença de Addison" ou para tirá-los da faixa "normal" em um teste, confirmar que a condição é quase impossível, diz Tynan . Se o teste der negativo (como provavelmente será), os médicos da medicina convencional procurarão outras causas subjacentes ou tratarão os sintomas individualmente.

Por exemplo, na ausência de um teste positivo, "um médico de medicina funcional ainda pode reconhecer e tratar como fadiga adrenal, enquanto um médico de medicina convencional pode reconhecer como ansiedade e simplesmente prescrever Xanax, que não vai resolver o problema", diz Dr. Berman.

No entanto, no lado oposto da mesma moeda, diz a Dra. Kurra, sua "preocupação com um diagnóstico de fadiga adrenal é que os sintomas de alguém não sejam resolvidos se houver outro problema subjacente que você esqueceu. Os testes exatos e os protocolos de tratamento que nós" Eu vou passar com alguém que experimenta fadiga [geral] vai depender de coisas como sua idade, sexo e histórico médico anterior. " (Consulte também: O que é a síndrome da fadiga crônica?)

Tratamento de fadiga adrenal

Parece complicado? Isto é. Mas, embora a fadiga adrenal possa não ser uma condição reconhecida pela medicina ocidental, os sintomas são muito reais, diz Tynan. "Os efeitos do estresse crônico podem ser debilitantes."

A boa notícia é que "é geralmente aceito que qualquer efeito negativo potencial nas glândulas supra-renais de um ano de estresse crônico pode, com cuidado adequado, ser curado em cerca de um mês", diz ela. Portanto, dois anos de estresse crônico podem levar dois meses e assim por diante, explica Tynan.

Ok, ok, então como você permite que suas glândulas adrenais se curem? É muito simples, mas pode parecer assustador: "Você tem que controlar seus níveis de estresse", diz Len Lopez, D.C., C.S.C.S, quiroprático e nutricionista clínico certificado. "Isso significa que você tem que parar de fazer as coisas que fazem você se sentir mais estressado. E começar a fazer coisas que o ajudem a se sentir menos estressado." (Relacionado: 20 Técnicas Simples de Alívio do Stress).

Isso significa menos uso eletrônico à noite, menos dias longos no escritório quando possível e menos exercícios HIIT (frequentes). Isso também significa procurar um profissional de saúde mental que possa ajudá-lo a gerenciar melhor o estresse social e a ansiedade, meditação, respiração profunda, trabalho de consciência e registro no diário.

E sobre a dieta da fadiga adrenal?

A maioria das pessoas com fadiga adrenal também recebe algo chamado de dieta para fadiga adrenal. “É uma forma específica de alimentação que visa reduzir os sintomas associados à fadiga adrenal, ao mesmo tempo que fornece ao corpo os nutrientes de que necessita para remediar a doença e ajudá-lo a regressar ao estado de saúde”, explica Tynan. "É uma maneira de curar seu corpo por dentro."

A dieta da fadiga adrenal visa estabilizar o açúcar no sangue e equilibrar os níveis de cortisol, limitando o açúcar enquanto aumenta a ingestão de proteínas, gorduras saudáveis, vegetais e grãos integrais (também conhecida como dieta bastante saudável para a maioria dos humanos).

Como isso pode ajudar com a fadiga adrenal? Os carboidratos refinados rapidamente se transformam em açúcar depois que você os ingere, o que causa um aumento no açúcar no sangue seguido por um declínio acentuado, explica Tynan. Isso leva seus níveis de energia a uma montanha-russa - o que, para alguém que experimenta sintomas de fadiga e exaustão constantes, não é bom. Bebidas energéticas e outros itens com cafeína podem ter um efeito semelhante e, por esse motivo, também estão proibidos.

Por outro lado, gorduras saudáveis ​​e proteínas de alta qualidade desaceleram a montanha-russa de açúcar no sangue e promovem níveis estáveis ​​de açúcar no sangue ao longo do dia, diz Lopez. A ingestão dessas macros é especialmente importante no início do dia, diz ele. "Pular o café da manhã é um grande problema na dieta. Pessoas com fadiga adrenal precisam comer alguma coisa pela manhã para elevar o açúcar no sangue a um nível saudável após uma noite de queda".

A dieta desestimula alimentos inflamatórios ou difíceis de digerir e podem contribuir para problemas de saúde intestinal. "Irritação e inflamação no intestino acionam as supra-renais para produzir mais cortisol para lidar com a inflamação, que o sistema não consegue lidar atualmente", diz Lopez. (Relacionado: Será que suas bactérias intestinais podem estar deixando você cansado?) Isso significa cortar o seguinte:

  • Bebidas com cafeína

  • Açúcar, adoçantes e adoçantes artificiais

  • Carboidratos refinados e alimentos açucarados como cereais, pão branco, bolos e doces.

  • Carnes processadas, como frios, salame

  • Carne vermelha de qualidade inferior

  • Óleos hidrogenados e óleos vegetais como soja, canola e óleo de milho

Embora a dieta possa incluir a redução de certos alimentos, Axe destaca um ponto importante: a dieta da fadiga adrenal é mais sobre comer mais alimentos que fazem você se sentir bem e nutrem seu corpo versus restringir. “Esta dieta não é para cortar calorias. Na verdade, é o contrário; porque ser muito restritivo pode estressar ainda mais as supra-renais”, diz ele.

Alimentos para enfatizar na dieta de fadiga adrenal:

  • Coco, azeitonas, abacates e outras gorduras saudáveis

  • Legumes crucíferos (couve-flor, brócolis, couve de Bruxelas, etc.)

  • Peixes gordurosos (como salmão selvagem)

  • Frango caipira e peru

  • Bife alimentado com capim

  • Caldo de osso

  • Nozes, como nozes e amêndoas

  • Sementes, chia e linho

  • Kelp e algas marinhas

  • Sal marinho celta ou do Himalaia

  • Alimentos fermentados ricos em probióticos

  • Cogumelos medicinais chaga e cordyceps

Ah, e beber muita água também é essencial, acrescenta Tynan. Isso porque estar desidratado pode estressar ainda mais as supra-renais e piorar os sintomas. (ICYWW, aqui está o que a desidratação faz ao seu cérebro).

Quem deve tentar a dieta da fadiga adrenal?

Todos! Seriamente. Quer você tenha fadiga adrenal ou não, a dieta para fadiga adrenal é um plano alimentar saudável, diz a nutricionista Maggie Michalczyk, R.D.N., fundadora do Once Upon A Pumpkin.

Ela explica: Vegetais e grãos inteiros são uma boa fonte de fibras, vitaminas e minerais, dos quais a maioria de nós não está recebendo o suficiente. “Adicionar mais desses alimentos ao seu prato (e eliminar os alimentos ricos em açúcar) ajudará a aumentar sua energia e melhorar a digestão, quer você tenha fadiga adrenal ou não”, diz ela. (Relacionado: O que você deve saber sobre a dieta anti-ansiedade).

Além disso, priorizar proteínas de alta qualidade pode aumentar os níveis de ferro, o que pode combater os sintomas de anemia e deficiência de vitamina B12, o que também pode deixar você cansado, diz Lisa Richards, C.N.C., nutricionista e fundadora da Dieta Candida. Além disso, "as gorduras saudáveis ​​podem reduzir a inflamação no corpo, que é conhecida por causar fadiga e muitos problemas graves de saúde que não são a fadiga adrenal", diz ela. (Veja mais: Isso é o que a inflamação crônica faz ao seu corpo).

The Bottom Line

Embora o termo "fadiga adrenal" seja controverso porque geralmente não é reconhecido como um diagnóstico oficial, ele descreveu um conjunto de sintomas que estão de fato associados às glândulas adrenais que pararam de funcionar após um período de alto estresse. E independentemente de você ~ * acreditar * ~ na fadiga adrenal ou não, se você é um caso de superestresse e já o tem há um certo tempo, pode se beneficiar seguindo o plano de tratamento para fadiga adrenal, que, realmente, é apenas um plano para deixar seu corpo descansar e se recuperar (que pode beneficiar a todos). E isso significa fazer o seu melhor para reduzir os níveis de estresse enquanto se alimenta de um plano alimentar saudável e rico em vegetais.

Apenas lembre-se: "Essas mudanças na dieta e no estilo de vida provavelmente só serão eficazes se não houver uma causa patológica subjacente para os sintomas que você está experimentando", diz Tynan. Ela enfatiza a importância de buscar a opinião de um profissional de saúde em quem você confia, em vez de fazer o autodiagnóstico e o autotratamento. "As mudanças na dieta e no estilo de vida recomendadas para pessoas com fadiga adrenal e sintomas semelhantes não farão mal a ninguém", diz ela. "Mas ainda assim, um especialista é o passo número um."

Revisão para

Propaganda

Escolha De Leitores

Os 4 melhores tratamentos para queda de cabelo pós-parto

Os 4 melhores tratamentos para queda de cabelo pós-parto

À medida que a data de vencimento e aproxima, você provavelmente etá anioo por perder a barriga grande e o peo extra do bebê.Ma há uma coia que você não epera perder...
Como remover o cheiro do cigarro de você, suas roupas, seu carro e sua casa

Como remover o cheiro do cigarro de você, suas roupas, seu carro e sua casa

O odor peritente de cigarro não é apena fedorento, ma também é perigoo para a aúde. Conhecido como fumo paivo, o odor de cigarro que e agarra a roupa, pele, cabelo e eu ambien...