Ageless Gymnast Oksana Chusovitina qualifica-se para as finais
Contente
Quando a ginasta uzbeque, Oksana Chusovitina competiu em suas primeiras Olimpíadas em 1992, a tricampeã mundial Simone Biles ainda nem havia nascido. Ontem à noite, a mãe de 41 anos (!) Marcou incríveis 14,999 no salto, ficando em quinto lugar no geral, se classificando para as finais mais uma vez.
Nascida em Colônia, Alemanha, Oksana competiu pela primeira vez nas Olimpíadas como parte da Equipe Unificada em 1992, onde ganhou o ouro na categoria de equipes versáteis. Ela então competiu pelo Uzbequistão nas Olimpíadas de 1996, 2000 e 2004. Além de seu impressionante recorde olímpico, Oksana também tem várias medalhas nos Campeonatos Mundiais e Europeus. Dito isso, competir até os 40 anos nunca fez parte dos planos.
Em 2002, seu único filho, Alisher, foi diagnosticado com leucemia com apenas 3 anos de idade. Depois de receber tratamento na Alemanha, Oksana e sua família se mudaram para acomodar sua condição. Para agradecer à Alemanha por sua gentileza, a mãe agradecida começou a competir pelo país em 2006, ganhando a medalha de prata pelo salto nas Olimpíadas de Pequim de 2008. Ela também competiu por eles nos Jogos de Londres de 2012.
Considerando o pagamento da dívida, Oksana se classificou para uma vaga individual na seleção do Uzbequistão nos Jogos Olímpicos de 2016. "Eu realmente amo o esporte", disse ela ao USA Today por meio de um tradutor. "Amo dar prazer ao público. Amo aparecer e me apresentar para o público e para os fãs."
Recusando-se a colocar uma data de validade em sua carreira, não ficaríamos surpresos se víssemos Oksana competir nos Jogos de Tóquio em 2020 também. Até então, mal podemos esperar para vê-la competir nas finais do salto no domingo, 14 de agosto.