Poluição do ar ligada à ansiedade
Contente
Estar ao ar livre deve deixá-lo mais calmo, mais feliz e menos estressado, mas um novo estudo em The British Medical Journal diz que nem sempre é o caso. Os pesquisadores descobriram que as mulheres que tinham maior exposição à poluição do ar eram mais propensas a sofrer de ansiedade.
E embora isso seja assustador, não é como se sua rota de corrida fosse através da poluição, então provavelmente você está bem ... certo? Na verdade, os pesquisadores descobriram que não se trata necessariamente dos lugares poluídos pelos quais você viaja: mulheres que simplesmente viviam a menos de 200 metros de uma estrada principal tinham maior probabilidade de apresentar sintomas de ansiedade maiores do que aquelas que viviam em paz e tranquilidade.
O que da? A ansiedade está ligada a partículas finas - que a Agência de Proteção Ambiental (EPA) classifica como tendo menos de 2,5 mícrons de diâmetro (um grão de areia tem 90 mícrons). Essas partículas são encontradas na fumaça e na névoa e podem facilmente penetrar nos pulmões e causar inflamação. Este estudo sugere uma possível ligação entre inflamação e saúde mental.
Para os praticantes de exercícios ao ar livre, a poluição do ar pode ser uma grande preocupação (quem quer inalar a fumaça do carro toda vez que você sai para correr?). Mas não mude para a esteira ainda - a pesquisa mais recente da Universidade de Copenhagen mostra que os benefícios dos exercícios superam os efeitos nocivos da poluição. (Além disso, a qualidade do ar em sua academia também pode não ser tão limpa.) E se você estiver preocupado, respire aliviado durante a corrida, seguindo estas cinco diretrizes.
1. Filtre seu ar.Se você mora perto de uma estrada movimentada, a EPA recomenda trocar os filtros em seus aquecedores e condicionadores de ar regularmente e manter a umidade em sua casa entre 30 e 50 por cento, que você pode monitorar usando um medidor de umidade. Se o ar estiver muito seco, use um umidificador e, se a umidade for muito alta, abra as janelas para permitir a saída de alguma umidade.
2. Corra pela manhã. A qualidade do ar pode mudar ao longo do dia, o que significa que você pode planejar seus exercícios ao ar livre para coincidir com as horas mais limpas. A qualidade do ar tende a ser pior no calor, à tarde e no início da noite, então as manhãs são melhores. (Você também pode verificar as condições de qualidade do ar em sua área em airnow.gov.)
3. Adicione um pouco de C. Alguns estudos mostraram que comer alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas e vegetais verde-escuros, também pode ajudar a combater os efeitos da poluição do ar - o antioxidante pode impedir que os radicais livres danifiquem as células.
4. Suplemento com óleo. Outro estudo descobriu que os suplementos de azeite podem ajudar a proteger contra danos cardiovasculares causados por poluentes atmosféricos.
5. Vá para a floresta. A maneira mais segura de se proteger contra a poluição do ar, se você for um entusiasta do exercício ao ar livre, pode ser evitar estradas movimentadas onde o nível de exaustão do veículo é maior. Se você está preocupado, use isso como uma desculpa para pegar as trilhas!