Teste de albumina sérica
Contente
- Por que é feito um teste de albumina sérica?
- Como me preparo para um teste de albumina sérica?
- Como é feito o teste de albumina sérica?
- Como os resultados são interpretados?
- Quais são os riscos de um teste de albumina sérica?
O que é um teste de albumina sérica?
As proteínas circulam por todo o sangue para ajudar o corpo a manter o equilíbrio dos fluidos. A albumina é um tipo de proteína produzida pelo fígado. É uma das proteínas mais abundantes em seu sangue.
Você precisa de um equilíbrio adequado de albumina para evitar que o fluido vaze dos vasos sanguíneos. A albumina fornece ao corpo as proteínas de que necessita para continuar a crescer e a reparar os tecidos. Ele também carrega nutrientes e hormônios vitais.
Um teste de albumina sérica é um teste de sangue simples que mede a quantidade de albumina no sangue. Fazer uma cirurgia, se queimar ou ter uma ferida aberta aumenta suas chances de ter um nível baixo de albumina.
Se nenhum desses se aplica a você e você tem um nível de albumina sérica anormal, pode ser um sinal de que seu fígado ou rins não estão funcionando corretamente. Também pode significar que você tem uma deficiência nutricional.
Seu médico interpretará o que seus níveis de albumina significam para sua saúde.
Por que é feito um teste de albumina sérica?
O fígado pega as proteínas dos alimentos que você ingere e as transforma em novas proteínas que circulam por vários órgãos e tecidos do corpo. Um teste de albumina sérica pode dizer ao seu médico como o seu fígado está funcionando. Muitas vezes é um dos testes em um painel de fígado. Além da albumina, um painel do fígado examina o sangue para creatinina, nitrogênio da uréia no sangue e pré-albumina.
Se seu médico suspeitar que você tem uma condição que afeta sua função hepática, como doença hepática, provavelmente você precisará dar uma pequena amostra de sangue para um teste de albumina. Os sintomas associados à doença hepática incluem:
- icterícia, que é pele e olhos amarelos
- fadiga
- perda de peso inesperada
- inchaço ao redor dos olhos, estômago ou pernas
Seu médico também pode usar um teste de albumina sérica para verificar certas condições médicas que você tem, incluindo pancreatite crônica ou doença renal. Os resultados do teste podem indicar se essas condições estão melhorando ou piorando.
Como me preparo para um teste de albumina sérica?
Certos medicamentos, como insulina, esteróides anabolizantes e hormônios de crescimento, podem afetar os resultados do teste. Informe o seu médico se você estiver tomando medicamentos. O seu médico pode dizer-lhe para alterar a dosagem do seu medicamento ou parar de tomá-lo antes do teste.
Não faça nenhuma alteração em sua medicação ou dosagem, a menos que seu médico o instrua a fazer isso.
Além disso, você não precisa realizar nenhuma etapa extra antes do teste de albumina sérica.
Como é feito o teste de albumina sérica?
O seu médico retira uma pequena amostra de sangue do seu braço para usar no teste de albumina sérica.
Primeiro, eles usam um algodão embebido em álcool ou um pano anti-séptico para limpar sua pele. Em seguida, eles amarram uma faixa em torno de seu braço para fazer suas veias incharem de sangue. Isso os ajuda a encontrar uma veia com mais facilidade.
Depois de encontrar uma veia, o profissional de saúde insere uma agulha que é colocada em um frasco e tira o sangue. Eles podem encher um ou mais frascos.
Eles vão enviar sua amostra de sangue para um laboratório para análise.
Como os resultados são interpretados?
Um teste de albumina sérica geralmente faz parte de uma série de testes que verificam as funções hepática e renal. Seu médico provavelmente analisará todos os resultados de seus testes para determinar o que está causando seus sintomas e para fazer um diagnóstico preciso.
O valor típico da albumina sérica no sangue é de 3,4 a 5,4 gramas por decilitro. Níveis baixos de albumina podem indicar uma série de condições de saúde, incluindo:
- doença hepática
- inflamação
- choque
- desnutrição
- síndrome nefrítica ou síndrome nefrótica
- Doença de Crohn
- doença celíaca
Se o seu médico acredita que seus níveis baixos de albumina sérica são devido a uma doença hepática, ele pode solicitar mais exames para determinar o tipo específico de doença hepática. Os tipos de doença hepática incluem hepatite, cirrose e necrose hepatocelular.
Níveis elevados de albumina sérica podem significar que você está desidratado ou que ingere uma dieta rica em proteínas. No entanto, um teste de albumina sérica geralmente não é necessário para diagnosticar a desidratação.
É importante observar que os resultados podem variar dependendo do laboratório que analisou sua amostra de sangue. Alguns laboratórios usam medições exclusivas ou testam amostras diferentes. Reúna-se com seu médico para discutir os resultados do teste com mais detalhes.
Quais são os riscos de um teste de albumina sérica?
Um teste de albumina sérica não requer uma grande amostra de sangue, por isso é considerado um procedimento de baixo risco. No entanto, se for difícil para o seu médico encontrar uma veia, você pode sentir algum desconforto e hematomas durante ou após a coleta de uma amostra de sangue.
Deve sempre informar o seu médico se tiver uma condição médica que possa aumentar o risco de hemorragia excessiva. Informe se você está tomando certos medicamentos, como anticoagulantes, que podem fazer com que você sangre mais do que o esperado durante o procedimento.
Os efeitos colaterais associados ao teste de albumina sérica incluem:
- sangramento ou hematoma onde a agulha é inserida
- desmaiando ao ver sangue
- acúmulo de sangue sob sua pele
- infecção no local da punção
Chame seu médico se você notar quaisquer efeitos colaterais inesperados.