Ataques de alergia e anafilaxia: sintomas e tratamento
Contente
- Primeiros socorros para anafilaxia
- Autoajuda
- Primeiros socorros para outros
- Importância do tratamento médico
- Sintomas de anafilaxia
- Gatilhos e causas de anafilaxia
- Em crianças
- Em adultos
- Tipos de anafilaxia
- Reação Unifásica
- Reação bifásica
- Reação prolongada
- Complicações da anafilaxia
- Outlook
Compreendendo ataques de alergia e anafilaxia
Embora a maioria das alergias não seja séria e possa ser controlada com medicação padrão, algumas reações alérgicas podem levar a complicações fatais. Uma dessas complicações com risco de vida é chamada de anafilaxia.
A anafilaxia é uma reação grave de todo o corpo que geralmente envolve o coração e o sistema circulatório, os pulmões, a pele e o trato digestivo. Pode afetar os olhos e o sistema nervoso também.
Um ataque de alergia severa pode ser iniciado por alimentos, como amendoim, leite, trigo ou ovos. Também pode estar relacionado a picadas de insetos ou certos medicamentos.
É necessária atenção médica imediata para evitar o agravamento da reação alérgica grave.
Primeiros socorros para anafilaxia
Muitas pessoas que estão cientes de suas alergias graves carregam consigo um medicamento chamado epinefrina, ou adrenalina. É injetado no músculo por meio de um “autoinjetor” e é fácil de usar.
Ele age rapidamente no corpo para aumentar a pressão arterial, estimular o coração, diminuir o inchaço e melhorar a respiração. É o tratamento de escolha para anafilaxia.
Autoajuda
Se você estiver tendo anafilaxia, administre uma injeção de epinefrina imediatamente. Injete-se na coxa para obter os melhores resultados.
Fale com o seu médico sobre o momento da sua injeção. Alguns especialistas recomendam o uso de uma injeção de epinefrina assim que você perceber que foi exposto a um alérgeno, em vez de esperar pelos sintomas.
Você precisará então prosseguir para o pronto-socorro (ER) como acompanhamento. No hospital, você provavelmente receberá oxigênio, anti-histamínicos e corticosteroides intravenosos (IV) - normalmente metilprednisolona.
Você pode precisar ser observado no hospital para monitorar seu tratamento e observar outras reações.
Primeiros socorros para outros
Se você acha que outra pessoa está sofrendo de anafilaxia, execute estas etapas imediatas:
- Peça a alguém para pedir ajuda médica. Ligue para o 911 ou para os serviços de emergência locais se estiver sozinho.
- Pergunte à pessoa se ela carrega um autoinjetor de epinefrina. Nesse caso, ajude-os de acordo com as instruções do rótulo. Não administre epinefrina a alguém que não tenha recebido a medicação.
- Ajude a pessoa a manter a calma e deitar-se calmamente com as pernas elevadas. Se ocorrer vômito, vire-os de lado para evitar asfixia. Não dê a eles nada para beber.
- Se a pessoa ficar inconsciente e parar de respirar, inicie a RCP e continue até a chegada de ajuda médica. Clique aqui para obter instruções passo a passo para realizar a RCP.
Importância do tratamento médico
É importante obter tratamento médico para um ataque de alergia grave, mesmo que a pessoa comece a se recuperar.
Em muitos casos, os sintomas podem melhorar no início, mas pioram rapidamente após um período de tempo. O atendimento médico é necessário para prevenir a recorrência do ataque.
Sintomas de anafilaxia
O início da anafilaxia é relativamente rápido. Você pode experimentar uma reação em poucos segundos após a exposição a uma substância à qual você é alérgico. Nesse ponto, sua pressão arterial diminuirá rapidamente e suas vias aéreas se contrairão.
Os sintomas de anafilaxia incluem:
- cólicas abdominais
- palpitações cardíacas
- nausea e vomito
- inchaço da face, lábios ou garganta
- reações na pele, como urticária, coceira ou descamação
- problemas respiratórios
- tontura ou desmaio
- pulso fraco e rápido
- pressão arterial baixa (hipotensão)
- pele pálida
- movimentos bruscos, especialmente em crianças
Gatilhos e causas de anafilaxia
A anafilaxia é causada por alergias - mas nem todas as pessoas com alergia apresentam essa reação severa. Muitas pessoas experimentaram sintomas de alergia, que podem incluir:
- coriza
- espirros
- pele ou olhos com coceira
- erupções cutâneas
- asma
Os alérgenos que podem causar uma reação exagerada do seu sistema imunológico incluem:
- alimentos
- pólen
- ácaros
- mofo
- caspa de animais de estimação, como gatos ou cachorros
- picadas de insetos, como as de mosquitos, vespas ou abelhas
- látex
- medicamentos
Quando você entra em contato com um alérgeno, seu corpo assume que é um invasor estranho e o sistema imunológico libera substâncias para combatê-lo. Essas substâncias resultam na liberação de substâncias químicas por outras células, o que causa uma reação alérgica e alterações em todo o corpo.
Em crianças
De acordo com o Centro Europeu para a Fundação de Pesquisa de Alergia (ECARF), a causa mais comum de anafilaxia em crianças são as alergias alimentares. Alergias alimentares comuns incluem aquelas a:
- amendoim
- leite
- trigo
- nozes
- ovos
- frutos do mar
As crianças são especialmente vulneráveis a alergias alimentares quando estão longe de casa. É importante que você informe todos os cuidadores sobre as alergias alimentares de seu filho.
Além disso, ensine seu filho a nunca aceitar produtos assados caseiros ou qualquer outro alimento que possa conter ingredientes desconhecidos.
Em adultos
Em adultos, as causas mais comuns de anafilaxia são alimentos, medicamentos e veneno de picadas de insetos.
Você pode estar em risco de anafilaxia se for alérgico a algum medicamento, como aspirina, penicilina e outros antibióticos.
Tipos de anafilaxia
Anafilaxia é um termo amplo para essa reação alérgica. Na verdade, ele pode ser dividido em subtipos. As diferentes classificações baseiam-se em como ocorrem os sintomas e as reações.
Reação Unifásica
Este é o tipo mais comum de anafilaxia. O início da reação é bastante rápido, com o pico dos sintomas cerca de 30 minutos após a exposição a um alérgeno.
Estima-se que 80 a 90 por cento de todos os casos acabam sendo reações unifásicas.
Reação bifásica
Uma reação bifásica ocorre após a primeira experiência de anafilaxia, geralmente entre 1 a 72 horas após o ataque inicial. Geralmente ocorre dentro de 8 a 10 horas após a ocorrência da primeira reação.
Reação prolongada
Este é o tipo de reação mais longo. Nessa reação, os sintomas de anafilaxia persistem e são difíceis de tratar, às vezes durando 24 horas ou mais sem desaparecer completamente.
Essa reação é tipicamente muito incomum. Pode ocorrer baixa pressão arterial persistente e hospitalização prolongada pode ser necessária.
Complicações da anafilaxia
Quando não tratada, a anafilaxia pode causar choque anafilático. Esta é uma condição perigosa em que sua pressão arterial cai e suas vias respiratórias se estreitam e aumentam, limitando sua respiração. Seu coração também pode parar durante o choque devido ao fluxo sanguíneo insuficiente.
Nos casos mais graves, a anafilaxia pode causar a morte. O tratamento imediato com epinefrina pode prevenir os efeitos fatais da anafilaxia. Saiba mais sobre os efeitos da anafilaxia.
Outlook
A perspectiva de anafilaxia é positiva quando as medidas de tratamento são tomadas imediatamente. O tempo aqui é a chave. A anafilaxia pode ser fatal se não for tratada.
Se você tem alergias graves, deve sempre manter um autoinjetor de epinefrina à mão em caso de exposição e anafilaxia. O tratamento regular com a ajuda de um alergista também pode ajudar.
Evite alérgenos conhecidos sempre que possível. Além disso, consulte o seu médico se você suspeitar de qualquer sensibilidade a outros alérgenos não diagnosticados.