Angioplastia de artéria periférica e colocação de stent
Contente
- Por que a angioplastia periférica e colocação de stent são feitas
- Os riscos do procedimento
- Como se preparar para o procedimento
- Como o procedimento é realizado
- Fazendo a incisão
- Localizando o Bloqueio
- Colocando o Stent
- Fechando a Incisão
- Após o Procedimento
- Outlook e Prevenção
O que é angioplastia e colocação de stent?
A angioplastia com colocação de stent é um procedimento minimamente invasivo usado para abrir artérias estreitas ou bloqueadas. Este procedimento é usado em diferentes partes do corpo, dependendo da localização da artéria afetada. Requer apenas uma pequena incisão.
A angioplastia é um procedimento médico no qual o cirurgião usa um pequeno balão para alargar uma artéria. Um stent é um pequeno tubo de malha que é inserido em sua artéria e deixado lá para evitar que feche. Seu médico pode recomendar a ingestão de aspirina ou medicamentos antiplaquetários, como o clopidogrel (Plavix), para evitar a coagulação ao redor do stent, ou pode prescrever medicamentos para ajudar a reduzir o colesterol.
Por que a angioplastia periférica e colocação de stent são feitas
Quando seus níveis de colesterol estão altos, uma substância gordurosa conhecida como placa pode aderir às paredes de suas artérias. Isso é chamado de aterosclerose. Conforme a placa se acumula no interior de suas artérias, elas podem se estreitar. Isso reduz o espaço disponível para o fluxo do sangue.
A placa pode se acumular em qualquer parte do corpo, incluindo as artérias dos braços e das pernas. Essas artérias e outras artérias mais distantes do coração são conhecidas como artérias periféricas.
A angioplastia e a colocação de stent são opções de tratamento para doença arterial periférica (DAP). Essa condição comum envolve o estreitamento das artérias em seus membros.
Os sintomas de PAD incluem:
- uma sensação de frio nas pernas
- mudanças de cor em suas pernas
- dormência em suas pernas
- cãibras nas pernas após a atividade
- disfunção erétil em homens
- dor que é aliviada com o movimento
- dor nos dedos dos pés
Se a medicação e outros tratamentos não ajudarem seu PAD, seu médico pode optar por angioplastia e colocação de stent. Também é usado como um procedimento de emergência se você estiver tendo um ataque cardíaco ou derrame.
Os riscos do procedimento
Qualquer procedimento cirúrgico apresenta riscos. Os riscos associados à angioplastia e stents incluem:
- reações alérgicas a medicamentos ou corantes
- problemas respiratórios
- sangrando
- coágulos de sangue
- infecção
- danos nos rins
- estreitamento da artéria ou reestenose
- ruptura de sua artéria
Os riscos associados à angioplastia são pequenos, mas podem ser graves. Seu médico o ajudará a avaliar os benefícios e riscos do procedimento. Em alguns casos, seu médico pode prescrever medicamentos anti-coagulantes, como aspirina, por até um ano após o procedimento.
Como se preparar para o procedimento
Existem várias maneiras de se preparar para o procedimento. Você deve fazer o seguinte:
- Alerte seu médico sobre qualquer alergia que você tenha.
- Diga ao seu médico quais drogas, ervas ou suplementos você está tomando.
- Informe o seu médico sobre qualquer doença que você tenha, como um resfriado comum ou gripe, ou outras condições pré-existentes, como diabetes ou doença renal.
- Não coma nem beba nada, incluindo água, na noite anterior à cirurgia.
- Tome todos os medicamentos que seu médico prescrever para você.
Como o procedimento é realizado
A angioplastia com colocação de stent normalmente leva uma hora. No entanto, o procedimento pode demorar mais se os stents precisarem ser colocados em mais de uma artéria. Você receberá um anestésico local para ajudar a relaxar seu corpo e mente. A maioria das pessoas fica acordada durante este procedimento, mas não sente nenhuma dor. Existem várias etapas para o procedimento:
Fazendo a incisão
A angioplastia com colocação de stent é um procedimento minimamente invasivo que é feito através de uma pequena incisão, geralmente na virilha ou no quadril. O objetivo é criar uma incisão que dará ao seu médico acesso à artéria bloqueada ou estreitada que está causando seus problemas de saúde.
Localizando o Bloqueio
Por meio dessa incisão, o cirurgião inserirá um tubo fino e flexível conhecido como cateter. Eles então guiarão o cateter através de suas artérias até o bloqueio. Durante esta etapa, o cirurgião examinará as artérias usando um raio-X especial denominado fluoroscopia. Seu médico pode usar um corante para identificar e localizar o bloqueio.
Colocando o Stent
Seu cirurgião passará um pequeno fio pelo cateter. Um segundo cateter que é conectado a um pequeno balão seguirá o fio-guia. Assim que o balão atingir sua artéria bloqueada, ele será inflado. Isso força a abertura da artéria e permite o retorno do fluxo sanguíneo.
O stent será inserido ao mesmo tempo que o balão e se expande com o balão. Assim que o stent estiver seguro, o cirurgião removerá o cateter e garantirá que o stent esteja no lugar.
Alguns stents, chamados de stents farmacológicos, são revestidos por um medicamento que é liberado lentamente em sua artéria. Isso mantém sua artéria lisa e aberta e ajuda a prevenir bloqueios futuros.
Fechando a Incisão
Após a colocação do stent, sua incisão será fechada e curada, e você será levado de volta a uma sala de recuperação para observação. Uma enfermeira monitorará sua pressão arterial e frequência cardíaca. Seu movimento será limitado neste momento.
A maioria das angioplastias com colocação de stent exige uma visita noturna para garantir que não haja problemas, mas algumas pessoas podem ir para casa no mesmo dia.
Após o Procedimento
O local da incisão ficará dolorido e possivelmente com hematomas por alguns dias após o procedimento, e seus movimentos serão limitados. No entanto, caminhadas curtas em superfícies planas são aceitáveis e incentivadas. Evite subir e descer escadas ou caminhar longas distâncias nos primeiros dois a três dias após o procedimento.
Também pode ser necessário evitar atividades como dirigir, trabalhar no jardim ou praticar esportes. Seu médico o avisará quando você puder retornar às suas atividades normais. Sempre siga as instruções do seu médico ou cirurgião após a cirurgia.
A recuperação total do procedimento pode levar até oito semanas.
Enquanto a ferida da incisão cicatriza, você será aconselhado a manter a área limpa para evitar uma possível infecção e trocar o curativo regularmente. Contacte o seu médico imediatamente se notar os seguintes sintomas no local da incisão:
- inchaço
- vermelhidão
- descarga
- dor incomum
- sangramento que não pode ser interrompido com um pequeno curativo
Você também deve entrar em contato com seu médico imediatamente se notar:
- inchaço nas pernas
- dor no peito que não passa
- falta de ar que não passa
- arrepios
- febre acima de 101 ° F
- tontura
- desmaio
- fraqueza extrema
Outlook e Prevenção
Embora a angioplastia com colocação de stent trate de um bloqueio individual, ela não corrige a causa subjacente do bloqueio. Para evitar mais bloqueios e reduzir o risco de outras condições médicas, pode ser necessário fazer algumas mudanças no estilo de vida, como:
- comer uma dieta saudável para o coração, limitando a ingestão de gorduras saturadas, sódio e alimentos processados
- fazendo exercícios regulares
- parar de fumar se você fuma, porque aumenta o risco de PAD
- controlando o estresse
- tomar medicamentos para reduzir o colesterol, se forem prescritos pelo seu médico
Seu médico também pode recomendar o uso a longo prazo de medicamentos anti-coagulantes, como aspirina, após o procedimento. Não pare de tomar esses medicamentos sem falar primeiro com seu médico.