Dor no tornozelo ao caminhar
Contente
- Visão geral
- O que pode causar dor geral no tornozelo ao caminhar?
- Condições
- O que causa dor na parte de trás do tornozelo ou calcanhar ao caminhar?
- Ruptura do tendão de Aquiles
- Bursite no calcanhar
- Tendinite de Aquiles
- Quais são as perspectivas?
Visão geral
Seu tornozelo é um agrupamento complexo de ossos, tendões, ligamentos e cartilagens. Ele suporta o seu peso em pé, andando e correndo. É bastante comum que lesões ou condições afetem seu tornozelo e isso pode causar dor ao caminhar.
O que pode causar dor geral no tornozelo ao caminhar?
A maioria das dores no tornozelo é causada por uma lesão no tornozelo durante a atividade física. Existem algumas condições que podem causar dor no tornozelo ao caminhar também.
Condições
Algumas condições que podem causar dor no tornozelo ou no pé quando você coloca peso no tornozelo incluem:
- Gota. A gota é um tipo de artrite. Ocorre quando o ácido úrico não se dissolve no sangue como deveria. Em vez disso, cristaliza, acumula-se nas articulações e causa dor. Você pode notar primeiro dor no dedão do pé, que pode passar para o tornozelo, calcanhar e outras articulações.
- Osteoartrite. Osteoartrite é a forma mais comum de artrite. É causado por uma quebra da cartilagem nas articulações. Isso pode ser a causa de sua dor no tornozelo, principalmente se você for mais velho, estiver acima do peso ou se já machucou o tornozelo.
- Neuropatia periférica. Danos nos nervos periféricos podem causar dor nos tornozelos durante a caminhada. Os danos nos nervos podem ser causados por tumores, traumas, infecções ou doenças.
Lesões
Lesões no tornozelo podem ocorrer durante qualquer tipo de atividade, mesmo andando. As lesões que geralmente resultam em dor no tornozelo incluem:
- Hematomas. Se você bateu com força no tornozelo, como uma pancada ou um chute, pode causar dor ao caminhar. Normalmente, a dor desse tipo de trauma desaparece em duas a três semanas.
- Entorse ou tensão. Entorses e distensões ocorrem devido a uma lesão nos tecidos mais macios do tornozelo. Este poderia ser um ligamento ou tendão tensionado. Geralmente, uma entorse ou distensão curará em algumas semanas.
- Fraturas ou quebras. Se um osso estiver quebrado ou fraturado, você provavelmente sentirá uma dor intensa ao caminhar. As quebras geralmente são acompanhadas de inchaço, vermelhidão ou perda de sensibilidade nos dedos dos pés. As quebras de tornozelo podem levar semanas ou meses para cicatrizar completamente e geralmente requerem cuidados médicos. As quebras também podem preparar o cenário para a artrite mais tarde na vida.
O que causa dor na parte de trás do tornozelo ou calcanhar ao caminhar?
A dor na parte de trás do tornozelo, semelhante à dor em qualquer parte do tornozelo, pode ser causada por uma ruptura, fratura, entorse ou tensão. No entanto, existem algumas condições específicas com maior probabilidade de causar dor na parte de trás do tornozelo ou calcanhar.
Ruptura do tendão de Aquiles
As rupturas do tendão de Aquiles geralmente ocorrem se você estiver ativo ou participando de um esporte vigoroso. Ocorre quando o tendão de Aquiles está rasgado ou rompido. Provavelmente, devido a uma lesão, como cair ou entrar acidentalmente em um buraco, enquanto caminha ou corre em terreno irregular.
Os sintomas incluem:
- dor na panturrilha
- dor e inchaço perto do calcanhar
- incapacidade de suportar peso nos dedos dos pés
Prevenir a ruptura pode envolver:
- correndo em superfícies mais macias e niveladas
- evitando aumentos rápidos na intensidade do treinamento
- alongamento antes do exercício
Bursite no calcanhar
A bolsa é um bolso e lubrificante que age como uma almofada em torno de uma articulação. Há uma bolsa que protege a parte de trás do seu tornozelo e calcanhar. Ajuda a proteger o tendão de Aquiles. Pode explodir com uso excessivo ou atividade extenuante.
Os sintomas incluem:
- dor no calcanhar
- dor ao ficar na ponta dos pés
- pele inchada ou vermelha na parte de trás do calcanhar
O tratamento inclui:
- evitando atividades dolorosas
- compressas de gelo ou frio
- analgésicos de venda livre, como ibuprofeno (Advil, Motrin) ou acetaminofeno (Tylenol)
Tendinite de Aquiles
Juntamente com uma ruptura, a tendinite de Aquiles é causada por uma lesão no tendão de Aquiles. O uso excessivo ou tensão intensa pode fazer com que a banda que conecta o músculo da panturrilha ao osso do calcanhar se estique, resultando em tendinite.
Os sintomas incluem:
- rigidez
- ternura
- dor leve ou intensa na parte de trás do tornozelo e panturrilha
O tratamento inclui descanso e autocuidado, como elevação e compressas quentes ou frias.
Quais são as perspectivas?
Se você tiver uma dor extrema no tornozelo ao caminhar, procure ajuda médica. É provável que você tenha danificado o tornozelo ou o tendão de Aquiles.
Se sua dor é leve e você pode se lembrar de torcer o tornozelo ou tropeçar, pode ter uma entorse. Geralmente, estas cicatrizam em uma a duas semanas com gelo, elevação e descanso adequado. Converse com seu médico se sua dor não diminuir ou se você estiver preocupado.