Dieta de espondilite anquilosante mais benéfica
Contente
- Omega-3s
- Frutas e vegetais
- Alimentos inteiros e grãos
- Açúcar, sódio e gordura
- Suplementos dietéticos
- Álcool
- Seu forro intestinal
- Dieta pobre em amido
- Dicas dietéticas
visão global
Embora muitas pessoas sigam dietas especiais para aliviar os sintomas da espondilite anquilosante (EA), não há cura para tudo.
No entanto, uma dieta rica em vitaminas e nutrientes é benéfica para sua saúde geral. Certos alimentos podem até ajudar a reduzir os episódios de inflamação.
Continue lendo para descobrir quais alimentos são mais benéficos para SA e quais podem ser evitados.
Omega-3s
Alguns sugerem que os suplementos de ômega-3 podem reduzir a atividade da doença em pessoas com AS. Além de suplementos, muitos alimentos também são ricos nesse ácido graxo.
Os alimentos que contêm ácidos graxos ômega-3 incluem:
- sementes de linhaça
- nozes
- óleos de soja, canola e linhaça
- peixes de água fria, incluindo salmão e atum
Outros alimentos contêm quantidades menores, incluindo couve de Bruxelas, couve, espinafre e verduras para salada.
Frutas e vegetais
Comer uma variedade de frutas e vegetais é uma ótima maneira de obter o máximo das vitaminas e minerais de que seu corpo precisa para se manter forte e saudável.
Frutas e vegetais são uma alternativa saudável aos lanches embalados que são cheios de calorias com pouco ou nenhum valor nutricional.
Incluir produtos frescos em sua dieta diária não precisa ser difícil. Uma boa sopa de vegetais vai aquecê-lo nas noites mais frias. Ou experimente um smoothie com recheio de frutas vermelhas para um café da manhã delicioso e portátil durante a semana. Se a receita que você usa pede iogurte e você não pode comer laticínios, você pode substituir o coco ou o iogurte de soja.
Alimentos inteiros e grãos
Alimentos integrais e grãos são ricos em fibras e podem até diminuir a inflamação. No entanto, mesmo os grãos inteiros podem desencadear sintomas em algumas pessoas com artrite.
Uma dieta de eliminação de um mês é uma das melhores maneiras de identificar quaisquer alimentos que desencadeiam os sintomas.
É importante manter um diário alimentar durante a dieta de eliminação e quando você reintroduz os alimentos para determinar se os grãos, e especificamente o glúten, causam um surto. Caso contrário, adicione alguns alimentos saudáveis de grãos inteiros à sua dieta diária, como aveia e trigo sarraceno.
Açúcar, sódio e gordura
Alimentos altamente processados, e aqueles com alto teor de açúcar e gordura, podem causar inflamação. Para alguns, os laticínios também podem causar inflamação.
Limite os alimentos que vêm em caixas, sacolas e latas, sempre que possível. Leia os rótulos e evite alimentos que contenham muitos ingredientes extras que seu corpo não precisa, como:
- açúcares adicionados
- alto teor de sódio
- gorduras saturadas
- gorduras trans (óleos hidrogenados)
- conservantes
Suplementos dietéticos
Se sua dieta é rica em frutas, vegetais, carnes magras, nozes, legumes e grãos inteiros, é menos provável que você precise de suplementos dietéticos. Mas se você estiver carentes de nutrientes, pode se beneficiar de um impulso extra.
Esteja ciente de que alguns fabricantes de suplementos podem fazer alegações falsas. Converse com seu médico para descobrir quais suplementos, se houver, podem ser úteis para você.
Informe ao seu médico todos os medicamentos que você está tomando, pois alguns suplementos podem interferir nas suas prescrições. Peça também ao seu médico para recomendar fabricantes de suplementos confiáveis.
Álcool
Limite a ingestão de álcool ou evite-o completamente. O álcool pode interferir ou interagir com os medicamentos, causando efeitos colaterais.
Quantidades excessivas de álcool podem danificar o fígado, o revestimento do intestino delgado e o estômago. Isso pode dificultar a digestão dos nutrientes pelo corpo e interferir na capacidade de absorver e armazenar certas vitaminas.
Seu forro intestinal
Muitas pessoas com artrite tomam medicamentos antiinflamatórios não-esteróides (AINEs), que podem causar danos ao revestimento do intestino. Bananas e iogurtes de cultura ativa ou viva ingeridos com AINEs podem ajudar a proteger o revestimento intestinal.
Dieta pobre em amido
Algumas pessoas com AS relatam melhora durante uma dieta com baixo teor de amido. Mais estudos são necessários, mas alguns mais antigos sugerem que limitar o amido pode ajudar a diminuir a inflamação.
Todos esses itens contêm amido:
- pães
- massas
- batatas
- arroz
- pastéis
- alguns salgadinhos pré-embalados
A dieta com baixo teor de amido, ou dieta AS de Londres, permite:
- frutas
- legumes
- carne
- peixe
- leite e derivados
- ovos
Dicas dietéticas
Manter uma dieta saudável pode ser difícil. Comer devagar, escolher porções menores, beber muita água e guardar doces para ocasiões especiais são coisas que você pode começar a fazer hoje para se alimentar de maneira saudável.
Como sempre, evite dietas extremas ou da moda, pois elas podem fazer mais mal do que bem.
Converse com seu médico sobre sua dieta atual, suplementos e todos os medicamentos de venda livre e prescritos que você está tomando.