Os 12 melhores suplementos antienvelhecimento
Contente
- 1. Curcumina
- 2. EGCG
- 3. Colágeno
- 4. CoQ10
- 5. Ribosídeo de nicotinamida e mononucleotídeo de nicotinamida
- 6. Crocin
- 7-12. Outros suplementos antienvelhecimento
- A linha inferior
- Guia de compras
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar os links desta página, podemos receber uma pequena comissão. Aqui está o nosso processo.
O envelhecimento, que pode ser definido como a “deterioração relacionada ao tempo das funções fisiológicas necessárias para a sobrevivência e a fertilidade”, é um processo que a maioria das pessoas gostaria de diminuir (1).
Algumas de suas principais causas incluem dano celular acumulado causado por moléculas reativas conhecidas como radicais livres e encurtamento do telômero, que são as estruturas localizadas nas extremidades dos cromossomos que desempenham um papel importante na divisão celular (1).
Embora o envelhecimento seja inevitável, aumentar a expectativa de vida humana e retardar o processo de envelhecimento tem sido foco de pesquisas científicas há décadas.
Através dessa pesquisa, os cientistas identificaram um grande número de substâncias que possuem propriedades antienvelhecimento, muitas das quais podem ser tomadas como suplementos por quem procura maneiras naturais de desacelerar o processo de envelhecimento e prevenir doenças relacionadas à idade.
Observe que esta lista não é exaustiva e muitos outros suplementos também podem oferecer efeitos antienvelhecimento.
Aqui estão 12 suplementos com propriedades anti-envelhecimento.
1. Curcumina
A curcumina - o principal composto ativo da açafrão - demonstrou possuir poderosas propriedades antienvelhecimento, que são atribuídas ao seu potente potencial antioxidante.
A senescência celular ocorre quando as células param de se dividir. À medida que você envelhece, as células senescentes se acumulam, o que se acredita que acelera o envelhecimento e a progressão da doença (2, 3).
Pesquisas demonstram que a curcumina ativa certas proteínas, incluindo sirtuinas e proteína quinase ativada por AMP (AMPK), o que ajuda a retardar a senescência celular e promove a longevidade (4, 5).
Além disso, demonstrou-se que a curcumina combate os danos celulares e aumenta significativamente a vida útil de moscas da fruta, lombrigas e camundongos. Foi demonstrado que este composto adia doenças relacionadas à idade e também alivia sintomas relacionados à idade (6, 7).
Talvez por isso, a ingestão de açafrão tenha sido associada a um risco reduzido de declínio mental relacionado à idade em humanos (8).
Você pode aumentar sua ingestão de curcumina usando açafrão nas receitas ou tomando suplementos de curcumina.
ResumoA curcumina é o principal composto ativo da açafrão. Pode retardar o envelhecimento ativando certas proteínas e protegendo contra danos celulares.
2. EGCG
O galato de epigalocatequina (EGCG) é um composto polifenol bem conhecido, concentrado no chá verde. Oferece benefícios de saúde impressionantes, com pesquisas apoiando seu uso para reduzir o risco de certos tipos de câncer, além de outras condições de saúde, como doenças cardíacas (9, 10, 11).
Entre as diversas propriedades potenciais de promoção da saúde da EGCG está a capacidade de promover a longevidade e proteger contra o desenvolvimento de doenças relacionadas à idade.
O EGCG pode retardar o envelhecimento restaurando a função mitocondrial nas células e agindo nas vias envolvidas no envelhecimento, incluindo a via de sinalização da proteína quinase (AMPK) ativada por AMP.
Também induz a autofagia, o processo pelo qual seu corpo remove o material celular danificado (12).
A ingestão de chá verde tem sido associada a um risco reduzido de mortalidade por todas as causas, diabetes, derrame e morte relacionada a doenças cardíacas. Além disso, estudos em animais mostraram que ele pode proteger contra o envelhecimento da pele e as rugas causadas pela luz ultravioleta (UV) (13, 14, 15).
O EGCG pode ser consumido tomando chá verde ou tomando suplementos concentrados.
ResumoO EGCG é um composto de polifenol concentrado no chá verde que pode melhorar a função mitocondrial e promover a autofagia. A ingestão de chá verde tem sido associada a um risco reduzido de mortalidade por todas as causas.
3. Colágeno
O colágeno é promovido como fonte da juventude por seu potencial de reduzir a aparência do envelhecimento da pele.
É um componente integral da sua pele que ajuda a manter a estrutura da pele. À medida que você envelhece, a produção de colágeno diminui, levando à perda de colágeno na pele que acelera os sinais de envelhecimento, como rugas.
Algumas pesquisas sugerem que a suplementação com colágeno pode reduzir os sinais de envelhecimento, incluindo rugas e pele seca.
Por exemplo, um estudo de 2019 em 72 mulheres demonstrou que tomar um suplemento que continha 2,5 gramas de colágeno - junto com vários outros ingredientes, incluindo biotina - por dia durante 12 semanas, melhorou significativamente a hidratação, aspereza e elasticidade da pele (16).
Outro estudo em 114 mulheres constatou que o tratamento com 2,5 gramas de peptídeos de colágeno por 8 semanas reduziu significativamente as rugas oculares e aumentou os níveis de colágeno na pele (17).
Embora esses resultados sejam promissores, lembre-se de que muitos estudos de colágeno são financiados por empresas que fabricam produtos de colágeno, o que pode influenciar os resultados do estudo.
Muitos tipos de suplementos de colágeno estão no mercado, incluindo pós e cápsulas.
resumoO colágeno é um suplemento alimentar popular que pode ajudar a prevenir o envelhecimento da pele, aumentando os níveis de colágeno na pele.
4. CoQ10
A coenzima Q10 (CoQ10) é um antioxidante que seu corpo produz. Desempenha papéis essenciais na produção de energia e protege contra danos celulares (18).
Pesquisas sugerem que os níveis de CoQ10 diminuem com a idade e a suplementação demonstrou melhorar certos aspectos da saúde em indivíduos mais velhos.
Por exemplo, um estudo realizado em 443 idosos demonstrou que a suplementação com CoQ10 e selênio por mais de 4 anos melhorou sua qualidade de vida geral, reduziu as visitas hospitalares e retardou a deterioração do desempenho físico e mental (19).
Os suplementos de CoQ10 ajudam a reduzir o estresse oxidativo, uma condição caracterizada por um acúmulo de radicais livres e outras moléculas reativas que aceleram o processo de envelhecimento e o aparecimento de doenças relacionadas à idade (20, 21).
Embora o CoQ10 se mostre promissor como um complemento antienvelhecimento, são necessárias mais evidências antes de poder ser recomendado como uma maneira natural de retardar o envelhecimento.
Certifique-se de consultar um profissional de saúde confiável antes de experimentá-lo.
ResumoCoQ10 é um antioxidante importante que seu corpo produz naturalmente. Algumas pesquisas mostram que a suplementação pode retardar o declínio físico relacionado à idade e melhorar a qualidade de vida em idosos.
5. Ribosídeo de nicotinamida e mononucleotídeo de nicotinamida
O ribosídeo de nicotinamida (NR) e o mononucleotídeo de nicotinamida (NMN) são precursores do dinucleotídeo de nicotinamida adenina (NAD +).
O NAD + é um composto encontrado em todas as células do corpo e envolvido em muitos processos críticos, incluindo metabolismo energético, reparo do DNA e expressão gênica (22, 23).
Os níveis de NAD + diminuem com a idade, e acredita-se que esse declínio esteja associado ao declínio físico acelerado e ao aparecimento de doenças relacionadas à idade, como a doença de Alzheimer (23).
Estudos em animais mostraram que a suplementação com precursores de NAD + NMN e NR restaura os níveis de NAD + e evita o declínio físico relacionado à idade.
Por exemplo, um estudo em ratos envelhecidos demonstrou que a suplementação oral com NMN evitou alterações genéticas associadas à idade e melhor metabolismo energético, atividade física e sensibilidade à insulina (24).
Além disso, um estudo de 2019 em 12 homens com idade média de 75 anos mostrou que a suplementação com 1 grama de NR diariamente por 21 dias aumentou os níveis de NAD + no músculo esquelético e reduziu os níveis de proteínas inflamatórias no corpo (25).
No entanto, um dos autores do estudo acima possui ações e atua como consultor da empresa que fabricou o suplemento de NR em estudo, o que pode ter resultados distorcidos (25).
Vários outros estudos em animais mostraram resultados positivos relacionados à suplementação com NR e NMN. No entanto, são necessárias mais pesquisas com seres humanos antes que conclusões fortes sobre os efeitos antienvelhecimento da NR e NMN possam ser feitas (26, 27).
ResumoA suplementação com RMN e NR pode ajudar a aumentar os níveis de NAD + em seu corpo e impedir alterações genéticas associadas à idade.
6. Crocin
A crocina é um pigmento carotenóide amarelo no açafrão, um tempero popular e caro, comumente usado na culinária indiana e espanhola.
Estudos em humanos e animais mostraram que a crocina oferece muitos benefícios à saúde, incluindo efeitos anticâncer, anti-inflamatório, anti-ansiedade e antidiabético (28).
Além das propriedades listadas acima, a crocina foi pesquisada por seu potencial para atuar como um composto antienvelhecimento e proteger contra o declínio mental relacionado à idade (29).
Estudos em tubo de ensaio e roedores demonstraram que a crocina ajuda a prevenir danos nos nervos relacionados à idade, inibindo a produção de produtos finais de glicação avançada (AGEs) e espécies reativas de oxigênio (ROS), que são compostos que contribuem para o processo de envelhecimento (30, 31 )
A crocina também demonstrou ajudar a prevenir o envelhecimento nas células da pele humana, reduzindo a inflamação e protegendo contra os danos celulares induzidos pela luz UV (32, 33).
Dado que o açafrão é o tempero mais caro do mundo, uma maneira mais econômica de aumentar sua ingestão de crocina é tomar um suplemento concentrado de açafrão.
ResumoA crocina, que é um pigmento encontrado no açafrão de especiarias, mostra-se promissor como um complemento anti-envelhecimento. Pode prevenir danos celulares e reduzir a inflamação, o que pode promover a longevidade e prevenir o declínio mental.
7-12. Outros suplementos antienvelhecimento
Além dos listados acima, os seguintes suplementos têm um potencial antienvelhecimento impressionante:
- Teanina. L-theanine é um aminoácido concentrado em certos chás, incluindo o chá verde. Pode ajudar a proteger contra o declínio mental e demonstrou prolongar a vida útil de lombrigas em cerca de 5% (35, 36).
- Rhodiola. Esta planta medicinal possui potentes propriedades anti-inflamatórias e anti-envelhecimento. Um estudo em moscas da fruta demonstrou que o tratamento com Rhodiola rosea o pó levou a um aumento de 17% em sua vida útil, em média (37, 38).
- Alho. Alho tem poderosas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Estudos em tubos de ensaio e roedores mostraram que a suplementação com esta lâmpada pode prevenir o envelhecimento e as rugas da pele induzida pela luz UV (39).
- Astrágalo. Astragalus membranaceus é uma erva redutora de estresse usada na medicina tradicional chinesa. Pode ajudar a combater o envelhecimento, reduzindo o estresse oxidativo, promovendo a função imunológica e prevenindo danos celulares (40).
- Fisetina. A fisetina é um composto flavonóide que é considerado senoterapêutico, o que significa que pode matar células senescentes. Estudos com roedores sugerem que pode reduzir o número de células senescentes nos tecidos e prolongar a vida útil (41).
- Resveratrol. O resveratrol é um polifenol de uvas, bagas, amendoins e vinho tinto que pode promover a longevidade ao ativar certos genes chamados sirtuins. Foi demonstrado que aumenta a vida útil de moscas da fruta, leveduras e nematóides (42).
Embora esses resultados sejam promissores, são necessárias mais pesquisas em seres humanos para entender completamente como esses suplementos podem ser usados para promover a longevidade.
ResumoA pesquisa mostrou que L-theanine, Rhodiola rosea, alho, Astragalus membranaceus, fisetina e resveratrol são suplementos que podem ter propriedades antienvelhecimento.
A linha inferior
Certos suplementos podem ajudar a retardar o processo de envelhecimento e promover uma vida longa e saudável.
Curcumina, colágeno, CoQ10, crocina, mononucleotídeo de nicotinamida e fesitina são apenas algumas das substâncias que demonstraram oferecer efeitos antienvelhecimento em estudos de pesquisa.
No entanto, enquanto alguns estudos sugerem que tomar certos suplementos pode ajudar a retardar o envelhecimento, a melhor maneira de promover a longevidade e a saúde geral é se envolver em práticas saudáveis, como consumir uma dieta nutritiva, praticar exercícios regularmente e reduzir o estresse.
Guia de compras
Antes de adicionar um novo suplemento à sua rotina, discuta seu uso com seu médico, especialmente se você tem uma condição de saúde subjacente ou está tomando medicação.
Como os suplementos não são regulamentados nos Estados Unidos e em outros lugares, sempre procure um com certificação de terceiros para garantir que você esteja obtendo um produto de alta qualidade.
Embora muitos dos suplementos antienvelhecimento estejam disponíveis nas lojas, pode ser mais conveniente ou acessível comprar on-line:
- suplementos de curcumina (ou tente usar tempero de açafrão)
- Suplementos de EGCG (ou tente beber chá verde)
- colágeno
- CoQ10
- Suplementos de NR e NMN
- suplementos de açafrão
- L-teanina
- Rodiola
- suplementos de alho
- astrágalo
- fisetina
- Resveratrol