Teste de anticorpos antitireoglobulina
Contente
- O que é um teste de anticorpos antitireoglobulina?
- Por que é solicitado um teste de anticorpos antitireoglobulina?
- Como você deve se preparar para o teste?
- Como o teste é administrado?
- Quais são os riscos do teste?
- O que significam os resultados do teste?
O que é um teste de anticorpos antitireoglobulina?
Sua tireóide é uma glândula localizada no seu pescoço. Libera hormônios que controlam seu metabolismo. Produz várias proteínas diferentes, incluindo tireoglobulina. Sua tireóide usa tireoglobulina para produzir os hormônios tireoidianos ativos.
Se você tem uma condição auto-imune, isso pode atrapalhar sua produção de tireoglobulina. Uma condição auto-imune acontece quando seu sistema imunológico cria anticorpos que atacam as células saudáveis do seu corpo. Quando seu sistema imunológico ataca a tireóide, geralmente atinge a tireoglobulina. Isso faz com que produza anticorpos antitireoglobulina. O seu médico pode solicitar um teste de anticorpos antitireoglobulina para verificar o nível desses anticorpos na corrente sanguínea. Um nível alto pode indicar uma condição auto-imune
Por que é solicitado um teste de anticorpos antitireoglobulina?
O seu médico pode solicitar um teste antitireoglobulina se você tiver sintomas de um distúrbio da tireóide, como:
- fadiga
- ganho de peso inexplicável
- constipação
- pele seca
O seu médico também pode pedir se você desenvolver um bócio, uma condição que ocorre quando a glândula tireóide aumenta. Eles também podem pedir se suspeitarem de um distúrbio autoimune, como a doença de Graves ou a tireoidite de Hashimoto. Pode ajudá-los a verificar a função tireoidiana prejudicada.
Como você deve se preparar para o teste?
Para um teste de anticorpos antitireoglobulina, você precisará ter uma amostra do seu sangue coletado. O seu médico lhe dirá como se preparar. Eles podem pedir que você evite comer ou beber qualquer coisa por várias horas antes. Eles também podem solicitar que você pare de tomar certos medicamentos que podem interferir nos resultados dos seus testes ou na coleta de sangue. Por exemplo, eles podem pedir que você evite tomar anticoagulantes, como varfarina ou mesmo multivitaminas.
Informe o seu médico sobre todos os medicamentos que você toma, incluindo medicamentos prescritos e sem receita. Não pare de tomar seus medicamentos sem falar primeiro com seu médico.
Como o teste é administrado?
Uma enfermeira ou técnico de laboratório irá coletar uma amostra do seu sangue em um ambiente clínico. Eles provavelmente usarão uma agulha pequena para tirá-la de uma veia no seu braço. Eles o coletam em um tubo e o enviam para um laboratório para teste. O seu médico informará quando os resultados dos seus testes estiverem disponíveis.
Quais são os riscos do teste?
Para a maioria das pessoas, esse teste envolve riscos mínimos. Eles são comuns a todos os exames de sangue de rotina. Por exemplo, você pode sentir desconforto quando o sangue é coletado. Você pode sentir alguma dor, latejamento ou contusões no local da punção. Se o enfermeiro ou o técnico tiver problemas para coletar uma amostra do seu sangue, talvez seja necessário injetar a agulha várias vezes.
Outros riscos incluem:
- tontura ou desmaio
- sangramento excessivo no local da punção
- acumulação de sangue sob a pele, conhecido como hematoma
- desenvolvimento de uma infecção em que sua pele é quebrada pela agulha
- inflamação da veia, conhecida como flebite
Para a maioria das pessoas, os benefícios potenciais do teste superam os riscos.
O que significam os resultados do teste?
Os resultados normais para este teste são "negativos". Se você receber resultados negativos, isso significa que não foram encontrados anticorpos antitireoglobulina na sua amostra de sangue. Se você tiver pequenas quantidades no sangue, pode ser um sinal de certos problemas de saúde, como:
- diabetes tipo 1
- anemia perniciosa, uma queda nos glóbulos vermelhos causada por uma deficiência de vitamina B-12
- doenças vasculares do colágeno, como artrite reumatóide e esclerodermia
- câncer de tireoide
Se você possui altos níveis de anticorpos antitireoglobulina no sangue, pode ser um sinal de grave distúrbio autoimune, como a doença de Graves ou a tireoidite de Hashimoto.
Em alguns casos, você pode ter anticorpos antitireoglobulina no sangue sem complicações específicas. Se você testar positivo para esses anticorpos, e seu médico não conseguir identificar uma causa subjacente, eles poderão monitorar você quanto a problemas de saúde emergentes.
O seu médico pode ajudá-lo a entender os resultados do seu teste. As etapas de acompanhamento recomendadas dependerão do seu diagnóstico específico. Por exemplo, eles podem recomendar testes adicionais ou opções de tratamento. Pergunte ao seu médico mais informações sobre os resultados dos exames, condição e próximas etapas.