Ansiedade
Contente
- Resumo
- O que é ansiedade?
- O que são transtornos de ansiedade?
- Quais são os tipos de transtornos de ansiedade?
- O que causa transtornos de ansiedade?
- Quem corre risco de desenvolver transtornos de ansiedade?
- Quais são os sintomas dos transtornos de ansiedade?
- Como os transtornos de ansiedade são diagnosticados?
- Quais são os tratamentos para transtornos de ansiedade?
Resumo
O que é ansiedade?
A ansiedade é um sentimento de medo, pavor e inquietação. Pode fazer com que você sue, sinta-se inquieto e tenso e tenha batimento cardíaco acelerado. Pode ser uma reação normal ao estresse. Por exemplo, você pode ficar ansioso ao se deparar com um problema difícil no trabalho, antes de fazer um teste ou antes de tomar uma decisão importante. Isso pode ajudá-lo a enfrentar. A ansiedade pode lhe dar um impulso de energia ou ajudá-lo a se concentrar. Mas para pessoas com transtornos de ansiedade, o medo não é temporário e pode ser opressor.
O que são transtornos de ansiedade?
Os transtornos de ansiedade são condições nas quais você tem ansiedade que não passa e pode piorar com o tempo. Os sintomas podem interferir nas atividades diárias, como desempenho no trabalho, trabalhos escolares e relacionamentos.
Quais são os tipos de transtornos de ansiedade?
Existem vários tipos de transtornos de ansiedade, incluindo
- Transtorno de ansiedade generalizada (GAD).Pessoas com GAD se preocupam com questões comuns, como saúde, dinheiro, trabalho e família. Mas suas preocupações são excessivas e eles as têm quase todos os dias por pelo menos 6 meses.
- Síndrome do pânico. Pessoas com transtorno do pânico têm ataques de pânico. Esses são períodos repentinos e repetidos de medo intenso, quando não há perigo. Os ataques vêm rapidamente e podem durar vários minutos ou mais.
- Fobias. Pessoas com fobias têm um medo intenso de algo que representa pouco ou nenhum perigo real. Seu medo pode ser sobre aranhas, voar, ir a lugares lotados ou estar em situações sociais (conhecido como ansiedade social).
O que causa transtornos de ansiedade?
A causa da ansiedade é desconhecida. Fatores como genética, biologia e química do cérebro, estresse e seu ambiente podem desempenhar um papel.
Quem corre risco de desenvolver transtornos de ansiedade?
Os fatores de risco para os diferentes tipos de transtornos de ansiedade podem variar. Por exemplo, o TAG e as fobias são mais comuns em mulheres, mas a ansiedade social afeta homens e mulheres igualmente. Existem alguns fatores de risco gerais para todos os tipos de transtornos de ansiedade, incluindo
- Certos traços de personalidade, como ser tímido ou retraído quando está em novas situações ou conhecendo novas pessoas
- Eventos traumáticos na primeira infância ou na idade adulta
- História familiar de ansiedade ou outros transtornos mentais
- Algumas condições de saúde física, como problemas de tireoide ou arritmia
Quais são os sintomas dos transtornos de ansiedade?
Os diferentes tipos de transtornos de ansiedade podem ter sintomas diferentes. Mas todos eles têm uma combinação de
- Pensamentos ansiosos ou crenças difíceis de controlar. Eles fazem você se sentir inquieto e tenso e interferem em sua vida diária. Eles não desaparecem e podem piorar com o tempo.
- Sintomas físicos, como batimento cardíaco acelerado ou acelerado, dores inexplicáveis, tonturas e falta de ar
- Mudanças de comportamento, como evitar atividades cotidianas que você costumava fazer
Usar cafeína, outras substâncias e certos medicamentos podem piorar os sintomas.
Como os transtornos de ansiedade são diagnosticados?
Para diagnosticar transtornos de ansiedade, seu médico perguntará sobre seus sintomas e histórico médico. Você também pode fazer um exame físico e testes de laboratório para ter certeza de que um problema de saúde diferente não é a causa de seus sintomas.
Se você não tiver outro problema de saúde, receberá uma avaliação psicológica. Seu provedor pode fazer isso, ou você pode ser encaminhado a um profissional de saúde mental para obter um.
Quais são os tratamentos para transtornos de ansiedade?
Os principais tratamentos para transtornos de ansiedade são psicoterapia (psicoterapia), medicamentos ou ambos:
- Terapia cognitivo-comportamental (TCC) é um tipo de psicoterapia frequentemente usado para tratar transtornos de ansiedade. A CBT ensina diferentes maneiras de pensar e se comportar. Pode ajudá-lo a mudar a forma como reage às coisas que o fazem sentir medo e ansiedade. Pode incluir terapia de exposição. Isso se concentra em fazer com que você enfrente seus medos para que seja capaz de fazer as coisas que vinha evitando.
- Medicação para tratar distúrbios de ansiedade incluem medicamentos ansiolíticos e certos antidepressivos. Alguns tipos de medicamentos podem funcionar melhor para tipos específicos de transtornos de ansiedade. Você deve trabalhar em estreita colaboração com seu médico para identificar qual medicamento é melhor para você. Pode ser necessário tentar mais de um medicamento antes de encontrar o certo.
NIH: Instituto Nacional de Saúde Mental
- Ansiedade: o que você precisa saber
- Como ajudar alguém com ansiedade