Ansiedade e dores de cabeça: qual é a conexão?
Contente
- O que é uma dor de cabeça de ansiedade?
- Quais são os sintomas de uma dor de cabeça de ansiedade?
- Dores de cabeça tensionais
- Enxaqueca
- O que causa uma dor de cabeça de ansiedade?
- Estresse
- Sensibilidade à dor
- Tensão muscular
- Falta de dormir
- Níveis de serotonina
- Como prevenir uma dor de cabeça de ansiedade
- Reconheça seus gatilhos
- Pratique relaxamento
- Pratique o autocuidado
- Como são tratadas as dores de cabeça de ansiedade?
- Medicação para aliviar a dor
- Medicação anti-ansiedade
- Remédios alternativos
- Terapia de conversação
- Quais são as perspectivas para as pessoas que sofrem de ansiedade?
O que é uma dor de cabeça de ansiedade?
A ansiedade é conhecida por causar preocupação excessiva, irritabilidade e inquietação. Mas também pode causar sintomas físicos como dor de estômago, fadiga e respiração superficial.
As dores de cabeça de ansiedade são outro sintoma físico comum.
Se você está estressado ou preocupado com alguma coisa, pode ter dores de cabeça por tensão. Experimentar dores de cabeça graves ou frequentes também pode piorar os sintomas de ansiedade.
Segundo a American Migraine Foundation, quase metade de todos os americanos que vivem com enxaqueca também tem ansiedade. A pesquisa também sugere que as pessoas que sofrem de enxaqueca podem ter até cinco vezes mais chances de ter ansiedade do que as que não têm.
Leia para saber mais sobre sintomas, causas e tratamento para dores de cabeça com ansiedade.
Quais são os sintomas de uma dor de cabeça de ansiedade?
Muitas pessoas que vivem com um transtorno de ansiedade também experimentam enxaqueca ou dores de cabeça crônicas por tensão. Os sintomas que você experimenta dependem do tipo de dor de cabeça que você tem.
Dores de cabeça tensionais
Essas dores de cabeça geralmente se desenvolvem com estresse e ansiedade, embora possam ter outros gatilhos.
dor de cabeça tensionada SINTOMAS- dor maçante ou dolorida leve a moderada
- pressão atrás dos seus olhos
- pressão que parece uma banda em volta da sua cabeça
- aperto nos músculos do pescoço e ombro
- sensibilidade no couro cabeludo
As dores de cabeça tensionais podem melhorar rapidamente, mas podem persistir por várias horas ou dias. Eles nem sempre são graves o suficiente para afetar sua vida diária, mas ainda podem ter um impacto negativo na qualidade de vida.
Enxaqueca
A enxaqueca também pode estar associada à ansiedade. Nem sempre é fácil saber se você está com enxaqueca ou dor de cabeça tensional, principalmente se tiver os dois tipos de dor de cabeça.
sintomas de enxaqueca- dor que parece uma pulsação ou pulsação
- dor em um lado do seu rosto ou cabeça
- formigamento no rosto, braço ou perna de um lado
- vendo pontos ou luzes piscando
- aumento da sensibilidade ao som, luz ou odores fortes
- nausea e vomito
- sentindo tonturas ou desmaios
- visão embaçada
Sem medicação ou outro tratamento, um ataque de enxaqueca pode durar dias. A dor pode se tornar tão intensa que o impede de suas atividades habituais. Movimento ou atividade física podem fazer você se sentir pior.
O que causa uma dor de cabeça de ansiedade?
Os especialistas não sabem exatamente o que causa dores de cabeça tensionais, embora existam alguns gatilhos comuns.
Estresse
Pesquisas apontam o estresse como um gatilho comum. Dores de cabeça que ocorrem com ansiedade podem acontecer como uma resposta física ao sofrimento emocional que você está enfrentando.
Sensibilidade à dor
Também acredita-se que pessoas que sofrem regularmente de dores de cabeça podem ser mais sensíveis à dor. Essa sensibilidade pode levar a mais sensibilidade nos músculos.
Tensão muscular
A tensão muscular é um aspecto da ansiedade. Quando você se sente ansioso, seu corpo responde, preparando-se para lidar com a fonte de sua preocupação.
Com ansiedade a longo prazo, seu corpo tende a permanecer em um estado de alerta aumentado.A tensão em seus músculos permanece, em vez de relaxar normalmente após o desaparecimento da ameaça. Isso contribui para dores de cabeça.
Falta de dormir
Muitas pessoas com ansiedade têm dificuldade para dormir. Este é outro gatilho comum para ataques de enxaqueca.
Níveis de serotonina
Alterar os níveis de serotonina no cérebro também pode desempenhar um papel nas dores de cabeça da enxaqueca. A serotonina é uma substância química no cérebro que tem muitos papéis importantes em seu corpo.
Ter muito ou pouco serotonina no cérebro pode afetar a saúde física e mental. Reduções repentinas nos níveis cerebrais de serotonina podem causar dores de cabeça através da liberação de neuropeptídeos ou vasos sanguíneos contraídos.
Como prevenir uma dor de cabeça de ansiedade
Pode não ser possível evitar totalmente dores de cabeça, mas existem algumas etapas que você pode seguir para ajudar a diminuir a frequência e a gravidade das dores de cabeça.
Reconheça seus gatilhos
Se você tiver enxaquecas, saber o que as desencadeia pode ajudar. Os gatilhos comuns da enxaqueca incluem:
- estresse
- sono insuficiente ou de baixa qualidade
- alterações hormonais
- cafeína
- álcool
Pratique relaxamento
Reservar um tempo para relaxar pode ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade.
Os exercícios físicos que podem ajudá-lo a relaxar incluem yoga, tai chi e técnicas de respiração profunda. Massagem e terapia de calor também podem ser benéficas.
Você também pode praticar exercícios de atenção plena, como meditação, terapia progressiva de relaxamento e imagens guiadas.
Pratique o autocuidado
A ansiedade pode afetar seu sono, seu apetite e sua saúde geral. Praticar o autocuidado pode ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade, incluindo dores de cabeça.
- Tente ter entre sete e nove horas de sono reparador todas as noites.
- Arranje tempo para atividade física regular. Mesmo uma caminhada de 10 minutos por dia pode ajudar.
- Verifique se você está recebendo água suficiente, de alimentos ou líquidos, para evitar a desidratação.
- Evite pular refeições. Coma refeições nutritivas em horários regulares, tanto quanto possível. Algumas pessoas que vivem com enxaqueca acham que uma dieta de enxaqueca pode ajudar a diminuir dores de cabeça.
- Quando dores de cabeça ou ansiedade são graves o suficiente para afetar a vida diária, consulte um médico ou terapeuta.
Como são tratadas as dores de cabeça de ansiedade?
Há uma variedade de tratamentos para dores de cabeça de ansiedade, dependendo do tipo e gravidade da dor de cabeça que você está enfrentando.
Alguns tratamentos se concentram no alívio da dor, enquanto outros se concentram no tratamento das causas subjacentes da ansiedade.
Medicação para aliviar a dor
Você pode tratar dores de cabeça de tensão ocasionais com medicamentos vendidos sem receita ou sem receita médica.
Medicamentos OTC comuns incluem aspirina, ibuprofeno e naproxeno (Aleve). Para enxaqueca leve a moderada, medicamentos que combinam alívio da dor com cafeína, como Excedrin Migraine, também podem ajudar.
Triptanos são medicamentos prescritos que podem tratar enxaquecas e dores de cabeça tensionais. Esses medicamentos aumentam os níveis de serotonina no cérebro, reduzindo a inflamação e contraindo os vasos sanguíneos.
Os triptanos incluem almotriptano (Axert), eletriptano (Relpax), sumatriptano (Imitrex).
No entanto, o uso de medicamentos para aliviar a dor para tratar dores de cabeça de maneira consistente pode frequentemente contribuir para dores de cabeça por uso excessivo de medicamentos. O uso excessivo de medicação ou a ingestão de doses mais altas que o recomendado também podem causar efeitos colaterais graves.
Medicação anti-ansiedade
Se os medicamentos de venda livre não funcionarem bem para sua dor, convém conversar com seu médico sobre diferentes abordagens de tratamento.
Em alguns casos, um médico de família ou psiquiatra pode prescrever outros medicamentos, incluindo anti-ansiedade ou relaxantes musculares, para ajudar a diminuir a frequência de dores de cabeça persistentes e graves.
Remédios alternativos
Você também pode tentar usar compressas geladas ou frias para aliviar o ponto doloroso da sua cabeça, descansando em um quarto escuro ou em ambos.
Outras abordagens potencialmente úteis para o tratamento da enxaqueca incluem:
- Acupuntura. A acupuntura envolve agulhas finas inseridas em vários pontos do corpo. O objetivo deste tratamento é abordar os desequilíbrios e bloqueios de energia em seu corpo que, acredita-se, causam dor ou angústia.
- Biofeedback. Essa abordagem do relaxamento pode ajudar a reduzir a dor e a frequência da dor de cabeça. O biofeedback ajuda você a aprender, por meio de eletrodos na pele, a reconhecer quando está estressado, para relaxar áreas de tensão e controlar sua resposta.
Terapia de conversação
Se você está lidando com dores de cabeça ansiosas, a melhor maneira de tratá-las pode ser obter ajuda para ansiedade.
A terapia para ansiedade pode não apenas melhorar os sintomas de saúde mental, mas também pode ajudar a reduzir sintomas físicos, como dores de cabeça.
A terapia comportamental cognitiva (TCC) é um tipo comum de terapia usada para tratar a ansiedade. Essa abordagem ajuda você a aprender a identificar e desafiar padrões de pensamento negativos e angustiantes.
Se você trabalha com um terapeuta, mencione suas dores de cabeça frequentes e outros sintomas físicos que você experimentou, mesmo que eles não pareçam estar relacionados à ansiedade.
Quais são as perspectivas para as pessoas que sofrem de ansiedade?
As dores de cabeça de ansiedade nem sempre são graves, mas as dores de cabeça regulares ou graves podem dificultar sua vida diária.
Tratar dores de cabeça de ansiedade envolve entender por que você as experimenta. Eles geralmente podem estar relacionados a períodos de alta ansiedade ou estresse.
Como nos ataques de enxaqueca, identificar o que desencadeia suas dores de cabeça tensionais pode ajudar a evitar situações específicas ou trabalhar para controlar sua resposta ao estresse, se você não puder evitá-las.
É importante consultar o seu médico se você tiver sintomas de enxaqueca ou sentir dores de cabeça graves o suficiente para afetar sua vida diária.
Em geral, obter ajuda para a ansiedade pode ser a chave para a melhoria. Um terapeuta pode ajudá-lo a aprender a lidar com os efeitos da ansiedade e reduzir o impacto da preocupação e de outros pensamentos negativos.