Agitação de ansiedade: o que a causa?
Contente
- Ansiedade e tremores
- Síndrome do pânico
- Tremores e tremores
- Outros sintomas
- Como parar de tremer
- Outros tratamentos
- O resultado final
Ansiedade e tremores
Ansiedade e preocupação são emoções que todos sentem em algum momento. Aproximadamente 40 milhões de adultos americanos (maiores de 18 anos) têm transtornos de ansiedade.
Sentimentos de ansiedade podem desencadear outros sintomas, como:
- tensão muscular
- Dificuldade de concentração
- aumento da frequência cardíaca
- agitação incontrolável ou tremor
Tremores causados por ansiedade não são perigosos, mas podem ser desconfortáveis. Às vezes, perder o controle de seu corpo quando você está tendo ansiedade pode rapidamente se transformar em outros sintomas.
Este artigo explorará a conexão entre tremores e ansiedade e apresentará algumas idéias de como tratar esse sintoma.
Síndrome do pânico
O transtorno do pânico e a ansiedade que leva a ataques têm algumas coisas em comum, mas não são a mesma condição. Ambas as condições podem levar a sintomas físicos que parecem fora de seu controle, incluindo tremores e “tremores”.
Se você tem transtorno de ansiedade generalizada, situações comuns podem fazer você se sentir extremamente amedrontado. Você pode achar difícil se concentrar. Você também pode sentir sua mente ficar "vazia" à medida que o medo e a preocupação de seus pensamentos assumirem o controle. Além disso, dores de cabeça, dores musculares e outras dores que você não consegue explicar podem acompanhar seus pensamentos ansiosos.
Os ataques de pânico nem sempre têm uma causa clara. Quando você tem ataques de pânico devido a um determinado gatilho, isso é chamado de ataque de pânico esperado. Isso significa que eles são um tanto previsíveis. Os sintomas de um ataque de pânico podem ser vistos e identificados por outra pessoa, enquanto os sintomas de ansiedade ocorrem principalmente em sua mente e podem ser mais difíceis de detectar.
Quando você está com ansiedade severa, pode causar sintomas físicos. O estresse percebido, o perigo e os altos níveis de emoção geralmente geram ansiedade. A ansiedade pode levar a um ataque de pânico, mas nem sempre. Da mesma forma, ter um ataque de pânico não significa que você tenha um estado de ansiedade.
Tremores e tremores
Quando seu corpo está sujeito a estresse, ele entra em modo de luta ou fuga. Os hormônios do estresse inundam seu corpo e aceleram sua frequência cardíaca, pressão arterial e respiração.
Seu corpo se prepara para lidar com o estressor, interpretando a ansiedade como um sinal de que você precisará se manter firme ou escapar do perigo. Seus músculos ficam preparados para agir, causando uma sensação de tremor, contração ou tremor. Os tremores causados pela ansiedade são chamados de tremores psicogênicos.
Outros sintomas
Outros sintomas de ansiedade e transtorno de pânico incluem:
- dificuldade em se concentrar em qualquer coisa além de pensamentos ansiosos
- fadiga e dores musculares
- dor de cabeça ou enxaqueca
- náusea, vômito ou perda de apetite
- respiração rápida
- suor excessivo
- sentindo-se tenso, irritado e "no limite"
Como parar de tremer
Depois de aceitar que está tendo um ataque de pânico ou ansiedade, lutar contra seus sintomas pode fazer com que durem mais.
A estratégia mais eficaz para parar de tremer de pânico ou ansiedade é guiar seu corpo de volta a um estado de relaxamento. Certas técnicas podem ajudá-lo a se acalmar.
- Relaxamento muscular progressivo. Essa técnica se concentra na contração e, em seguida, na liberação de diferentes grupos de músculos. Isso pode ser feito em conjunto com a respiração profunda. O objetivo da prática dessa técnica é fazer com que seu corpo relaxe. Isso pode impedir você de tremer.
- Poses de ioga. A postura da criança e as saudações ao nascer do sol podem ajudá-lo a regular sua respiração e trazer a calma de volta ao seu corpo. Prática regular de ioga para reduzir os sintomas de ansiedade.
Outros tratamentos
As soluções de longo prazo para pessoas com ansiedade ou transtorno de pânico podem incluir medicamentos e ajuda de um terapeuta ou psiquiatra licenciado. Vários métodos de terapia podem ajudá-lo a identificar os gatilhos de seus pensamentos e sentimentos ansiosos. Isso inclui:
- terapia cognitiva comportamental
- terapia da conversa
- Terapia de dessensibilização e reprocessamento do movimento ocular (EDMR)
Se você costuma sentir ansiedade ou ataques de pânico, deve falar com seu médico sobre as opções de tratamento medicamentoso. Isso inclui:
- Benzodiazepinas. São medicamentos que ajudam a relaxar a mente e a acalmar o corpo. Alprazolam (Xanax), clordiazepóxido (Librium) e clonazepam (Konini) são exemplos dessa classe de drogas usadas para alívio de ansiedade e pânico em curto prazo. Tanto os prescritores quanto os pacientes devem estar cientes de que os benzodiazepínicos estão associados a um risco de tolerância, dependência e vício.
- Inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRIs). Esta é uma classe de medicamento que pode ser prescrita para tratamento de longo prazo. Escitalopram (Lexapro), fluoxetina (Prozac) e paroxetina (Paxil) são exemplos desse tipo de medicamento geralmente prescrito para tratar a depressão e a ansiedade.
- Inibidores da monamina oxidase (IMAOs). Os IMAOs são usados para tratar o transtorno do pânico, mas também podem funcionar para a ansiedade. Dicarboxamida (Marplan) e tranilcipromina (Parnate) são exemplos desse tipo de medicamento.
Tratamentos alternativos, como chás de ervas e suplementos, podem reduzir a ansiedade e os ataques de pânico em algumas pessoas. Mais pesquisas precisam ser feitas sobre os tratamentos com ervas para determinar se eles são eficazes.
Lembre-se de que os remédios à base de ervas não são necessariamente melhores para o seu corpo do que os medicamentos tradicionais. As ervas têm propriedades que causam efeitos colaterais e interações assim como os medicamentos.
O resultado final
Os sintomas físicos que parecem estar fora de seu controle podem ser assustadores e tornar sua ansiedade ainda pior. A boa notícia é que a ansiedade e o pânico podem ser ajudados com medicamentos, terapia e um diagnóstico adequado.
Marque uma consulta com seu médico se estiver experimentando tremores ou tremores induzidos pela ansiedade.