Autor: Roger Morrison
Data De Criação: 24 Setembro 2021
Data De Atualização: 1 Dezembro 2024
Anonim
Hemothorax due to aortic rupture in aortic dissection by Cal Shipley, M.D.
Vídeo: Hemothorax due to aortic rupture in aortic dissection by Cal Shipley, M.D.

Contente

O que é uma dissecção da aorta?

A aorta é uma grande artéria que transporta sangue para fora do coração. Se você tiver uma dissecção da aorta, significa que o sangue está vazando para fora do lúmen arterial ou para o interior do vaso sanguíneo. O vazamento de sangue causa uma divisão entre as camadas interna e média da parede da aorta à medida que progride. Isso pode acontecer se a camada interna da aorta se romper.

Às vezes, há hemorragia sanguínea devido a uma ruptura nos minúsculos vasos que irrigam as paredes externa e média da aorta. Isso pode causar o enfraquecimento da camada interna da aorta, onde pode ocorrer uma ruptura, levando a uma dissecção aórtica.

O perigo é que a dissecção canaliza o sangue para fora da aorta. Isso pode causar complicações fatais, como ruptura da artéria dissecada ou bloqueio grave do fluxo sanguíneo, onde deveria ocorrer através do lúmen normal da aorta. Podem surgir complicações graves se a dissecção se romper e enviar sangue para o espaço ao redor do coração ou dos pulmões.


Ligue para o 911 imediatamente se você tiver fortes dores no peito ou outros sintomas de uma dissecção aórtica.

Sintomas de dissecção da aorta

Os sintomas de uma dissecção aórtica podem ser difíceis de distinguir dos de outras doenças cardíacas, como um ataque cardíaco.

Dor no peito e na parte superior das costas são os sintomas mais comuns dessa condição. Normalmente há uma dor intensa, juntamente com a sensação de que algo está afiado ou lacrimejando em seu peito. Ao contrário de um ataque cardíaco, a dor geralmente começa repentinamente quando a dissecção começa a ocorrer e parece se mover.

Algumas pessoas têm dor mais leve, que às vezes é confundida com tensão muscular, mas isso é menos comum.

Outros sinais e sintomas incluem:

  • falta de ar
  • desmaio
  • suando
  • fraqueza ou paralisia de um lado do corpo
  • dificuldade em falar
  • um pulso mais fraco em um braço do que no outro
  • tontura ou confusão

Causas de dissecção da aorta

Embora a causa exata das dissecções aórticas seja desconhecida, os médicos acreditam que a pressão alta é um fator contribuinte, porque causa tensão nas paredes das artérias.


Qualquer coisa que enfraqueça a parede da aorta pode causar uma dissecção. Isso inclui doenças hereditárias nas quais os tecidos do corpo se desenvolvem de maneira anormal, como a síndrome de Marfan, aterosclerose e lesões acidentais no peito.

Tipos de dissecção da aorta

A aorta viaja para cima quando sai do coração. Isso é chamado de aorta ascendente. Em seguida, ele se curva para baixo, passando do peito para o abdômen. Isso é conhecido como aorta descendente. A dissecção pode ocorrer na parte ascendente ou descendente da aorta. Dissecções da aorta são classificadas como tipo A ou tipo B:

Tipo A

A maioria das dissecações começa na seção ascendente, onde são classificadas como tipo A.

Tipo B

As dissecções que começam na aorta descendente são classificadas como tipo B. Elas tendem a ser menos fatais do que o tipo A.

Quem corre o risco de dissecção da aorta?

De acordo com a Mayo Clinic, o risco de uma dissecção aórtica aumenta com a idade e é maior se você for do sexo masculino ou se tiver 60 ou 80 anos.


Os seguintes fatores também podem aumentar seu risco:

  • pressão alta
  • fumar tabaco
  • aterosclerose, que é o processo de lesão, acúmulo de placas de gordura / colesterol calcificadas e endurecimento das artérias
  • condições como a síndrome de Marfan, em que os tecidos do corpo são mais fracos do que o normal
  • cirurgia anterior no coração
  • acidentes com veículos motorizados envolvendo lesões no peito
  • uma aorta congênita estreitada
  • uma válvula aórtica com defeito
  • uso de cocaína, que pode causar graves anormalidades em seu sistema cardiovascular
  • gravidez

Como é diagnosticada uma dissecção da aorta?

Seu médico irá examiná-lo e usar um estetoscópio para ouvir ruídos anormais vindos de sua aorta. Quando a sua pressão arterial é medida, a leitura pode ser diferente em um braço e no outro.

Um teste chamado eletrocardiograma (EKG) examina a atividade elétrica do coração. Às vezes, uma dissecção aórtica pode ser confundida com um ataque cardíaco neste teste, e às vezes você pode ter as duas condições ao mesmo tempo.

Você provavelmente precisará realizar varreduras de imagem. Isso pode incluir:

  • uma radiografia de tórax
  • uma tomografia computadorizada com contraste
  • uma ressonância magnética com angiografia
  • um ecocardiograma transesofágico (ETE)

Um ETE envolve a passagem de um dispositivo que emite ondas sonoras pela garganta até o esôfago até que esteja próximo à área no nível do coração. As ondas de ultra-som são usadas para criar uma imagem do coração e da aorta.

Tratamento de uma dissecção da aorta

A dissecção do tipo A requer cirurgia de emergência.

A dissecção do tipo B geralmente pode ser tratada com medicamentos, em vez de cirurgia, se não for complicada.

Remédios

Você receberá medicamentos para aliviar sua dor. A morfina é freqüentemente usada neste caso. Você também receberá pelo menos um medicamento para reduzir sua pressão arterial, como um beta-bloqueador.

Cirurgias

A seção rasgada da aorta é removida e substituída por um enxerto sintético. Se uma das válvulas do seu coração estiver danificada, ela também será substituída.

Se você tiver dissecção do tipo B, pode precisar de cirurgia se a condição continuar a piorar, mesmo quando sua pressão arterial estiver sob controle.

Perspectiva de longo prazo para pessoas com dissecção da aorta

Se você tiver uma dissecção do tipo A, a cirurgia de emergência antes da ruptura da aorta oferece uma boa chance de sobreviver e se recuperar. Depois que sua aorta se rompe, suas chances de sobrevivência diminuem.

A detecção precoce é essencial. Uma dissecção do tipo B não complicada geralmente é gerenciável em longo prazo com medicação e monitoramento cuidadoso.

Se você tem uma condição que aumenta o risco de dissecção aórtica, como aterosclerose ou hipertensão, fazer ajustes em suas escolhas de estilo de vida em termos de dieta e exercícios pode ajudar a diminuir o risco de dissecção aórtica. Seu médico pode prescrever terapia medicamentosa adequada para hipertensão ou colesterol alto, se necessário. Além disso, não fumar produtos do tabaco também beneficia a sua saúde.

Escolha De Leitores

A ligação entre magnésio e síndrome das pernas inquietas

A ligação entre magnésio e síndrome das pernas inquietas

A índrome da perna inquieta (PI) é uma deordem do itema nervoo que caua o deejo avaalador de mover a perna. É frequentemente acompanhada de dor, latejante ou outra enaçõe deag...
Síndromes de saída torácica

Síndromes de saída torácica

A índrome da aída torácica refere-e a um grupo de condiçõe que e deenvolvem quando o vao anguíneo ou nervo na aída torácica ficam comprimido. A aída tor...