Por que parece que é possível ter um vício em tatuagem
Contente
- As tatuagens são viciantes?
- É um comportamento de busca de adrenalina?
- Você poderia estar com fome de endorfinas?
- Você é viciado em dor?
- É um desejo contínuo de expressão criativa?
- Poderia ser o alívio do estresse?
- A tinta em si pode ser viciante?
- O takeaway
As tatuagens são viciantes?
A popularidade das tatuagens aumentou nos últimos anos e se tornaram uma forma bastante aceita de expressão pessoal.
Se você conhece alguém com várias tatuagens, deve tê-lo ouvido mencionar seu "vício em tatuagem" ou falar sobre como ele mal pode esperar para fazer outra tatuagem. Talvez você sinta o mesmo em relação à tinta.
Não é incomum ouvir um amor por tatuagens referido como um vício. Muitas pessoas acreditam que as tatuagens podem ser viciantes. (Existe até uma série de televisão chamada “My Tattoo Addiction.”)
Mas as tatuagens não viciam, de acordo com a definição clínica de vício. A American Psychiatric Association define o vício como um padrão de uso de substâncias ou comportamento que não é facilmente controlado e pode se tornar compulsivo com o tempo.
Você pode buscar essa substância ou atividade independentemente dos problemas que ela possa causar e ter problemas para pensar ou fazer qualquer outra coisa.
Esta descrição geralmente não se aplica a tatuagens. Ter muitas tatuagens, planejar várias tatuagens ou saber que deseja mais tatuagens não significa que você seja um vício.
Muitos motivos diferentes, alguns deles psicológicos, podem impulsionar o seu desejo por várias tatuagens, mas o vício provavelmente não é um deles. Vamos examinar mais de perto os fatores que podem estar contribuindo para o seu desejo por mais tinta.
É um comportamento de busca de adrenalina?
Seu corpo libera um hormônio chamado adrenalina quando está sob estresse. A dor que você sente da agulha de tatuagem pode produzir essa resposta ao estresse, desencadeando uma explosão repentina de energia, muitas vezes referida como uma descarga de adrenalina.
Isso pode fazer com que você:
- tem uma frequência cardíaca aumentada
- sinta menos dor
- tem nervosismo ou uma sensação de inquietação
- sinta como se seus sentidos estivessem aguçados
- sinto mais forte
Algumas pessoas gostam tanto dessa sensação que a procuram. Você pode sentir uma descarga de adrenalina durante o processo de fazer sua primeira tatuagem, então a adrenalina pode ser um dos motivos pelos quais as pessoas voltam para fazer mais tatuagens.
Alguns comportamentos de busca de adrenalina podem se assemelhar a comportamentos compulsivos ou de risco, geralmente associados ao vício em drogas. Você pode até ter ouvido alguém se chamar de "viciado em adrenalina".
Mas não há evidências científicas que apoiem a existência de dependência de adrenalina, e o "Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais" não a lista como uma condição diagnosticável.
Parte do motivo pelo qual você deseja outra tatuagem pode ser porque você gosta da pressa que sente ao enfiar a agulha, portanto, reserve um tempo extra para ter certeza de que realmente deseja essa tinta.
Se fazer outra tatuagem não causa angústia nem coloca ninguém em risco, vá em frente.
Você poderia estar com fome de endorfinas?
Quando você está ferido ou com dor, seu corpo libera endorfinas, substâncias químicas naturais que ajudam a aliviar a dor e contribuem para a sensação de prazer. Seu corpo também os libera em outras ocasiões, como quando você está malhando, comendo ou fazendo sexo.
As tatuagens causam pelo menos um pouco de dor, mesmo se você tolerar bem. As endorfinas que seu corpo libera durante a tatuagem podem fazer você se sentir bem e causar uma sensação de euforia. Essa sensação pode durar um pouco e não é incomum querer experimentá-la novamente.
A forma como as endorfinas afetam seu cérebro não é muito diferente da forma como analgésicos químicos, como os opioides, afetam seu cérebro.
Eles envolvem as mesmas áreas do cérebro, então a "sensação" que você obtém com a liberação de endorfina pode parecer semelhante às sensações que os opioides produzem. Mas uma alta de endorfina acontece naturalmente e não é tão intensa.
Querer sentir que a euforia pode desempenhar um papel no seu desejo de fazer outra tatuagem, mas não há nenhuma evidência científica que sugira que você pode desenvolver um vício em endorfina, esteja sua injeção de endorfina relacionada a uma tatuagem ou outra coisa
Você é viciado em dor?
É um fato geralmente aceito que fazer uma tatuagem envolve algum nível de dor.
Uma tatuagem grande, detalhada ou colorida será mais dolorosa do que uma tatuagem pequena e menos detalhada, mas a maioria das pessoas que fizerem uma tatuagem sentirá pelo menos um pouco de desconforto durante o processo.
É possível que você goste da sensação de ser tatuado por causa da liberação de endorfina associada à dor. Algumas pessoas que gostam de sensações dolorosas podem achar a tatuagem mais prazerosa do que desconfortável.
O masoquismo, ou o prazer da dor, pode ajudá-lo a se sentir mais à vontade enquanto faz uma tatuagem, mas seu objetivo é provavelmente a arte permanente em seu corpo, não a breve dor que você sente enquanto está sendo tatuado.
Nem todo mundo que faz uma tatuagem gosta de sentir dor. Na verdade, é mais provável que você esteja simplesmente disposto (e capaz) de tolerar a dor por causa de uma peça de arte corporal que significa algo para você.
Quer você goste da intensidade da sessão de tatuagem e das endorfinas que seu corpo libera ou tolere a agulha com exercícios de respiração profunda, não há pesquisas que sugiram que o vício em dor leva as pessoas a fazer várias tatuagens.
É um desejo contínuo de expressão criativa?
As tatuagens permitem que você se expresse. Quer você projete sua própria tatuagem ou simplesmente descreva o que deseja para o tatuador, você está colocando uma obra de arte permanente em seu corpo.
Saber que o design ficará na sua pele como uma representação de sua individualidade, personalidade e gosto artístico pode ser uma sensação emocionante. Pode até ajudar a aumentar sua confiança e auto-estima.
Em comparação com roupas, estilos de cabelo e outros tipos de moda, as tatuagens podem parecer uma expressão de estilo mais significativa, uma vez que são uma parte (relativamente) permanente de você. Você pode usá-los para simbolizar uma jornada de recuperação ou um desafio ou sucesso pessoal.
Cada tatuagem que você faz torna-se parte da sua história, e esse sentimento pode estimulá-lo, incentivando ainda mais a autoexpressão.
A criatividade pode levar a uma necessidade intensa de continuar a se expressar artisticamente por meio de tatuagens, mas não há evidências científicas para sugerir que esse desejo criativo é viciante.
Poderia ser o alívio do estresse?
Fazer uma tatuagem pode ajudar a aliviar o estresse de algumas maneiras diferentes. Por exemplo, você pode conseguir um para marcar o fim de um período difícil em sua vida.
Algumas pessoas também fazem tatuagens para simbolizar dificuldades pessoais ou traumas ou para homenagear pessoas que perderam. Uma tatuagem pode ser uma forma de catarse que os ajuda a processar emoções dolorosas, memórias ou outros sentimentos estressantes.
Pode ser fácil recorrer a formas pouco saudáveis de lidar com o estresse, como:
- bebendo álcool
- fumar
- uso indevido de substância
Mas geralmente você não corre para um estúdio de tatuagem quando se sente estressado. Tatuagens são caras e não é incomum passar meses ou até anos planejando um design.
Não há muitas estatísticas disponíveis sobre tatuagens, mas estimativas comuns sugerem que muitas pessoas esperam anos após sua primeira tatuagem antes de fazer uma segunda. Isso implica que fazer uma tatuagem não é a forma de alívio do estresse de ninguém. (Encontre dicas sobre como lidar com o estresse aqui.)
A tinta em si pode ser viciante?
Se você está planejando uma tatuagem, deve considerar a pequena possibilidade de sua pele reagir negativamente à tinta da tatuagem.
Mesmo que o seu tatuador use agulhas esterilizadas e o estúdio de tatuagem de sua escolha seja limpo, licenciado e seguro, você pode ter uma alergia ou sensibilidade à tinta usada. Isso não é comum, mas pode acontecer.
Embora você possa enfrentar um pequeno risco de reação alérgica ou inflamação da pele, a pesquisa científica não encontrou nenhum ingrediente na tinta que represente risco de vício. O desejo de fazer mais tatuagens provavelmente não tem nada a ver com a tinta de tatuagem que seu artista usa.
O takeaway
O vício é uma condição séria de saúde mental que envolve desejos intensos por uma substância ou atividade. Esses desejos geralmente o levam a buscar a substância ou atividade sem se preocupar com as possíveis consequências.
Se você fez uma tatuagem e gostou da experiência, talvez queira fazer mais tatuagens. Você pode sentir que mal pode esperar para receber o próximo. A descarga de adrenalina e endorfinas que você sente enquanto está sendo tatuada também pode aumentar seu desejo por mais.
Muitas pessoas gostam desses e de outros sentimentos associados a fazer uma tatuagem, mas esses sentimentos não representam um vício no sentido clínico. Não há diagnóstico de saúde mental de vício em tatuagem.
A tatuagem também é um processo intenso. É caro e requer algum nível de planejamento, tolerância à dor e um compromisso de tempo. Mas se o seu amor por tatuagens não lhe causa nenhum sofrimento, você deve se sentir livre para se expressar como quiser.
Apenas certifique-se de escolher um tatuador licenciado e esteja ciente dos possíveis riscos e efeitos colaterais antes de fazer sua primeira - ou 15ª - tatuagem.