Pergunte ao médico de dieta: açúcar e vitaminas B
Contente
Q: O açúcar esgota as vitaminas B do meu corpo?
UMA: Não; não há realmente nenhuma evidência que sugira que o açúcar roube as vitaminas B do seu corpo.Essa ideia é especulativa, na melhor das hipóteses, porque a relação entre açúcar e vitaminas B é mais complicada do que isso: o açúcar não esgota ativamente os níveis de vitamina B em seu corpo, mas uma dieta rica em carboidratos refinados pode aumentar a necessidade de seu corpo por certos Bs. [Tweet este fato!]
O metabolismo de muitos carboidratos (como os encontrados no açúcar) exige que seu corpo tenha acesso a maiores quantidades de certas vitaminas B. Mas como seu corpo não armazena vitaminas B prontamente, ele precisa de um fluxo constante de sua dieta. Dietas com alto teor de açúcar e carboidratos refinados também podem afetar negativamente o equilíbrio inflamatório do corpo, o que aumenta as necessidades de certas vitaminas, como a B6.
Pessoas com diabetes, que é uma doença do metabolismo disfuncional de carboidratos, geralmente têm baixos níveis de vitamina B6, que é usada para metabolizar carboidratos. Este fato é freqüentemente usado para apoiar a premissa de que dietas ricas em açúcar (como muitos diabéticos prescrevem) esgotam as vitaminas B; mas e se essas dietas fossem apenas pobres em vitaminas B para começar?
O ponto crucial aqui é que alimentos com alto teor de açúcar e alimentos contendo carboidratos refinados não contêm muitas vitaminas B para começar, ou o processo de refinamento elimina essas vitaminas essenciais durante a produção de alimentos. Isso lhe dá uma dieta pobre em vitaminas B, mas um corpo que precisa de mais vitaminas devido à natureza rica em carboidratos do que você está comendo e, no caso do diabetes, ao aumento do estresse inflamatório.
Se você comer uma dieta mediterrânea cheia de grãos integrais (o que pode significar de 55 a 60 por cento de suas calorias vêm de carboidratos), seu corpo pode ter maiores necessidades de vitaminas B envolvidas no metabolismo de carboidratos, mas a diferença é que a vitamina não refinada. A natureza rica de sua dieta mediterrânea irá abastecer seu corpo com quaisquer vitaminas B extras de que ele possa precisar. [Tweet esta dica!]
Então, por favor, não seja vítima do hype nutricional que o faria acreditar que o açúcar encontrado em uma rara indulgência de um pedaço de torta de noz-pecã com sorvete vai forçar seu corpo a sugar o fosfato de piridoxina (B6) ou tiamina ( B1). Simplesmente não é o caso. No nível do metabolismo energético, os carboidratos são carboidratos. Quando a tiamina é usada para conduzir a extração de energia de uma molécula de glicose no fígado, ele não sabe se essa molécula de glicose veio de um refrigerante ou arroz integral.