Pergunte ao médico dietista: o que conta como carboidrato?
Contente
Q: Meu nutricionista me disse para cortar carboidratos, mas estou confuso sobre o que conta como um grão e quais vegetais são amidos.
UMA: Ao restringir seus carboidratos, comece com os alimentos mais ricos em carboidratos em sua dieta: alimentos com adição de açúcar. Em seguida, reduza os grãos e as massas, depois as batatas e o milho e os vegetais amiláceos restantes.
O sistema de troca da American Diabetes Association agrupa diferentes alimentos por características nutricionais semelhantes. De acordo com sua lista, os seguintes são grãos:
- Farinha de trigo e trigo integral
- Aveia
- Fubá
- Pipoca
- arroz castanho
- Centeio inteiro
- Cevada integral
- Arroz selvagem
- Trigo sarraceno
- Painço
- Quinoa
E esses vegetais são amidos:
- Pastinaga
- Batata
- Abóbora
- Abóbora bolota
- Abóbora
- Ervilhas verdes
- Milho
Embora esse segundo grupo seja uma boa diretriz, seus principais infratores - os vegetais com alto teor de carboidratos, menor teor de fibra, digestão mais rápida e menor teor de nutrientes - são a batata e o milho. Os outros podem ter amido, mas o conteúdo de fibra e o impacto sobre o açúcar no sangue são melhores para você. A abóbora, por exemplo, contém 20 gramas de carboidratos em uma xícara, mas também contém 7 gramas de fibra.
A abóbora deve ser adequada em sua dieta, a menos que você esteja tentando restringir muito seus carboidratos para seguir uma dieta cetogênica (50g de carboidratos por dia). Nesse caso, vegetais como abóbora, ervilhas e abóbora vão colocá-lo acima do limite de carboidratos muito rapidamente. Mas isso ainda deixa você com ótimos vegetais com baixo teor de carboidratos, incluindo abobrinha, brócolis, espinafre, repolho, aipo e aspargos, para citar alguns.