Pergunte ao médico da dieta: comendo superalimentos fora da estação
Contente
Q: Todos nós já ouvimos que você deve comer produtos da estação, mas e os superalimentos? Devo parar de comer couve no verão e mirtilos no inverno ou ainda terei benefícios por consumi-los?
UMA: Nosso sistema alimentar atual nos dá o luxo de ter alimentos o ano todo, apesar de alguns não serem da estação onde você mora. Mas a pesquisa mostra que o armazenamento prolongado de alimentos pode levar a diminuições no conteúdo nutricional dos alimentos, especificamente a vitamina C. Então, enquanto a couve que você come no verão que foi enviada ao seu supermercado local a partir de uma média de 1.500 milhas de distância, não seja nutricionalmente robusto como a couve que você compra localmente no outono, ainda é um superalimento.
Com relação aos mirtilos, ao usar frutas congeladas como muitas pessoas fazem em smoothies, você está obtendo todos os benefícios das frutas da estação fora da estação. A maioria das frutas e vegetais congelados é colhida em seu pico de maturação e congelada rapidamente. Isso retém os nutrientes para que você possa colher os benefícios meses após o fato.
Ainda assim, você deve comer o máximo de comida local fresca que puder. Os produtos sazonais do mercado dos fazendeiros são sua melhor aposta para obter alimentos frescos e cheios de nutrientes, além disso, você vai gostar mais deles: um artigo de pesquisa publicado em Apetite mostrou que as pessoas optam por obter alimentos nos mercados de produtores porque o sabor é melhor, e alimentos de sabor superior são aqueles que você deseja comer mais.
Encontrar produtos saborosos não deve ser um problema, porque atualmente estamos em um grande momento para alimentos locais frescos. De 2004 a 2009, o número de feiras de produtores nos EUA aumentou 45%. E se seus fazendeiros mais próximos têm seus alimentos certificados como orgânicos ou não, isso não é uma grande preocupação, já que muitas fazendas de pequeno porte locais não podem pagar pelo selo de certificado orgânico. Basta aderir à tendência locavore - e quando seus alimentos favoritos não estiverem na estação, compre-os congelados.