Pergunte ao médico dietista: O micro-ondas de vegetais realmente mata os nutrientes?
Contente
Q: O microondas "mata" os nutrientes? E quanto a outros métodos de cozimento? Qual é a melhor maneira de cozinhar minha comida para nutrição máxima?
UMA: Apesar do que você pode ler na Internet, colocar sua comida no micro-ondas não "mata" os nutrientes. Na verdade, pode fazer com que certos nutrientes mais disponível para o seu corpo.Em termos de impacto sobre os nutrientes da sua comida, cozinhar no micro-ondas é o equivalente a refogar ou aquecer em uma panela (apenas muito mais conveniente). Pesquisas sobre esse assunto mostram que, sempre que você cozinha verduras (brócolis, espinafre, etc.), algumas das vitaminas B e outras vitaminas solúveis em água são perdidas. A quantidade que você perde depende da duração e do rigor com que o alimento é cozido - cozinhar brócolis no microondas por 90 segundos é muito diferente de aquecer por cinco minutos. Outro exemplo: refogar o feijão verde em uma frigideira permite uma retenção muito melhor de vitaminas do que se você os fervesse. A fervura retira a maior parte dos nutrientes da comida; portanto, com exceção das batatas, evite ferver os vegetais.
Embora cozinhar vegetais reduza a quantidade de certas vitaminas, também pode liberar outros nutrientes, como antioxidantes, permitindo uma maior absorção pelo corpo. Uma pesquisa da Universidade de Oslo descobriu que cenouras, espinafre, cogumelos, aspargos, brócolis, repolho, pimentão verde e vermelho e tomate levaram ao microondas ou ao fumegante cenoura, espinafre, tomate levou a um aumento no conteúdo antioxidante dos alimentos (na medida em que os antioxidantes se tornam mais disponíveis para absorção). E ainda mais pesquisas mostram que o licopeno, o poderoso antioxidante que dá aos tomates e melancia sua cor vermelha, é melhor absorvido pelo corpo quando é consumido em produtos de tomate cozidos ou processados - molho, molho de espaguete, ketchup, etc. - em vez de tomates frescos .
Comer vegetais cozidos tem seus prós e contras, mas o ponto principal é que é importante comer sua comida de várias maneiras. Desfrute de espinafre cru em saladas e opte por murchos ou cozidos no vapor como acompanhamento para o jantar.
Se você usar um micro-ondas para cozinhar seus vegetais, tome cuidado para não adicionar muita água a ponto de realmente ferver, e observe o relógio para evitar que cozinhe demais (a quantidade de tempo necessária irá variar muito, dependendo do tipo de vegetal e como pequeno é cortado). A lição principal é incorporar alimentos crus e cozidos em sua dieta. É a maneira mais fácil de garantir que você está recebendo a quantidade máxima de vitaminas, minerais e antioxidantes.
O Dr. Mike Roussell, PhD, é um consultor nutricional conhecido por sua capacidade de transformar conceitos nutricionais complexos em hábitos e estratégias práticas para sua clientela, que inclui atletas profissionais, executivos, empresas de alimentos e instalações de fitness de ponta. Dr. Mike é o autor de Plano de perda de peso em 7 etapas do Dr. Mike e a 6 pilares da nutrição.
Conecte-se com o Dr. Mike para obter dicas mais simples de dieta e nutrição, seguindo @mikeroussell no Twitter ou tornando-se um fã de sua página no Facebook.