Pedindo um amigo: os mamilos invertidos são normais?
Contente
- O que são mamilos invertidos?
- E se você desenvolver mamilos invertidos mais tarde na vida?
- É seguro fazer um piercing no mamilo invertido?
- Você pode "consertar" um mamilo invertido?
- Revisão para
Assim como os seios têm muitas formas e tamanhos diferentes, os mamilos também. Enquanto a maioria das pessoas tem mamilos que ficam para fora ou achatados, alguns mamilos realmente se projetam para dentro - eles são conhecidos como mamilos retraídos ou invertidos. E se você os teve durante toda a sua vida, eles são totalmente, completamente normais.
O que são mamilos invertidos?
Os mamilos invertidos ficam planos contra a aréola e, em alguns casos, retraem-se para dentro em vez de projetar-se, diz ob-gyn Alyssa Dweck, M.D.
Ok, mas como são exatamente os mamilos invertidos? "Os mamilos invertidos podem ser bilaterais ou apenas em um dos seios", explica o Dr. Dweck, acrescentando que os mamilos invertidos às vezes podem parecer retraídos em um momento e "saltar" em outros momentos, muitas vezes em resposta à estimulação do toque ou temperaturas frias. (Relacionado: Por que os mamilos ficam duros?)
Normalmente, não há "causas óbvias" por trás dos mamilos invertidos, diz ob-gyn Gil Weiss, M.D., sócio da Association for Women's Healthcare em Chicago. "Se você nasce com mamilos invertidos, geralmente é apenas uma diferença genética em como seus mamilos foram feitos", observa Mary Claire Haver, M.D., uma obstetra da University of Texas Medical Branch.
Dito isso, além das diferenças genéticas, os ductos mamários encurtados podem representar outra possível causa do mamilo invertido, diz o Dr. Weiss. “Os mamilos invertidos geralmente acontecem porque os ductos mamários não crescem tão rápido quanto o restante da mama, causando [ductos mamários encurtados e] uma retração do mamilo", explica ele. (Lembrete: o peito de pato, também conhecido como canal de leite, é o tubo fino na mama que transporta o leite das glândulas de produção para o mamilo.)
Independentemente da causa, porém, se você nasceu com mamilos invertidos, eles não aumentam o risco de consequências para a saúde, diz o Dr. Weiss. “Pode haver alguma dificuldade na amamentação, mas a maioria das mulheres com mamilos invertidos pode amamentar sem problemas”, acrescenta.
E se você desenvolver mamilos invertidos mais tarde na vida?
Se seus mamilos sempre foram externos e, de repente, um ou ambos se contraem, isso pode ser motivo de preocupação, adverte o Dr. Haver. "Se você desenvolver um, pode ser um sinal de algo mais sério - como uma infecção ou até mesmo uma doença maligna - e justifica uma visita ao seu médico para ser avaliado", explica ela. Outros sintomas que indicam que você deve examinar seus seios: vermelhidão, inchaço, dor ou qualquer outra alteração na arquitetura dos seios. (Relacionado: 11 sinais de câncer de mama que toda mulher deve saber)
Se você está amamentando e seu mamilo se inverte, isso geralmente é normal, disse anteriormente Julie Nangia, M.D., diretora médica de oncologia mamária do Comprehensive Cancer Center do Baylor College of MedicineForma. No entanto, às vezes um mamilo invertido causado pela amamentação pode indicar algo chamado mastite, uma infecção do tecido mamário que pode ser causada por um duto de leite bloqueado ou bactéria que causa dor, vermelhidão e inchaço, observa o Dr. Haver. (Aliás, a mastite também pode estar atrás dos mamilos que coçam.) Se os sintomas forem leves, compressas quentes e analgésicos de venda livre geralmente ajudam a tratar a infecção. Mas às vezes os antibióticos são necessários.
É seguro fazer um piercing no mamilo invertido?
Curiosamente, a perfuração de um mamilo invertido pode realmente ajudar reverter a inversão, como estimulação extra e sustentada nessa área, pode ajudar a manter o mamilo ereto, diz Suzanne Gilberg-Lenz, M.D., obstetra certificada e sócia do Women's Care of Beverly Hills Medical Group. "Mas também pode ser mais difícil ou doloroso perfurar [um mamilo invertido]", acrescenta o Dr. Gilberg-Lenz.
Além disso, embora algumas pessoas acreditem que um piercing no mamilo invertido pode reverter a inversão, "não existe nenhuma evidência médica para isso", observa o Dr. Weiss. "Os riscos de piercing no mamilo incluem, mais comumente, dor e infecção", acrescenta. “Há [também] risco de secreção mamilar, dormência, dificuldade para amamentar e tecido cicatricial com a perfuração do mamilo”, confirma o Dr. Dweck.
Você pode "consertar" um mamilo invertido?
Tecnicamente, existe a cirurgia corretora de mamilo invertido, "mas provavelmente danificará permanentemente os dutos de leite e impossibilitará a amamentação", alerta o Dr. Gilberg-Lenz. "É recomendado apenas para preferência cosmética e não é considerado um problema médico - eu honestamente não o recomendaria."
“Existem outros procedimentos não médicos, como dispositivos de sucção ou mesmo a Técnica Hoffman (um exercício doméstico manual que retira o mamilo massageando o tecido ao redor da aréola), mas sua eficácia não foi comprovada”, acrescenta o Dr. Weiss. (Relacionado: Como a redução da mama mudou a vida de uma mulher)
Resumindo: a menos que surjam do nada ou apareçam ao lado de outros sintomas (vermelhidão, inchaço, outras alterações no formato dos seios), os mamilos invertidos geralmente não são motivo de preocupação. Se você tem innies ou outies, vá em frente e #freethenipple.