Astigmatismo
Contente
- O que é astigmatismo?
- Quais são os tipos de astigmatismo?
- O que causa o astigmatismo?
- Quem está em risco de astigmatismo?
- Quais são os sintomas do astigmatismo?
- Como é diagnosticado o astigmatismo?
- Teste de avaliação da acuidade visual
- Teste de refração
- Ceratometria
- Quais são os tratamentos para o astigmatismo?
- Lentes corretivas
- Orthokeratology (Ortho-K)
- Cirurgia
- Quais são as complicações associadas ao astigmatismo?
- Qual é a perspectiva de longo prazo?
O que é astigmatismo?
O astigmatismo é um problema de visão comum causado por um erro no formato da córnea. Com o astigmatismo, a lente do olho ou a córnea, que é a superfície frontal do olho, possui uma curva irregular. Isso pode mudar a maneira como a luz passa, ou refrata, para sua retina. Isso causa visão embaçada, distorcida ou distorcida. A miopia e a miopia são outros dois tipos de problemas na maneira como a luz passa para a retina. A miopia é chamada hipermetropia. A miopia é chamada miopia.
Quais são os tipos de astigmatismo?
Os dois principais tipos de astigmatismo são a córnea e a lenticular. Um astigmatismo da córnea ocorre quando sua córnea é deformada. Um astigmatismo lenticular acontece quando sua lente está deformada.
O que causa o astigmatismo?
Não se sabe o que causa o astigmatismo, mas a genética é um grande fator. Está frequentemente presente no nascimento, mas pode se desenvolver mais tarde na vida. Também pode ocorrer como resultado de uma lesão no olho ou após uma cirurgia ocular. O astigmatismo geralmente ocorre com miopia ou hipermetropia.
Quem está em risco de astigmatismo?
O astigmatismo pode ocorrer em crianças e adultos. Seu risco de desenvolver astigmatismo pode ser maior se você tiver um dos seguintes:
- histórico familiar de astigmatismo ou outros distúrbios oculares, como ceratocone (degeneração da córnea)
- cicatrizes ou afinamento da córnea
- miopia excessiva, que cria visão embaçada à distância
- hipermetropia excessiva, o que cria uma visão embaçada em close-up
- histórico de certos tipos de cirurgia ocular, como cirurgia de catarata (remoção cirúrgica de uma lente nublada)
Quais são os sintomas do astigmatismo?
Os sintomas do astigmatismo podem diferir em cada pessoa. Algumas pessoas não apresentam nenhum sintoma. Os sintomas do astigmatismo incluem:
- visão embaçada, distorcida ou confusa a todas as distâncias (de perto e de longe)
- dificuldade em ver à noite
- fadiga ocular
- estrabismo
- irritação ocular
- dores de cabeça
Consulte um médico se você tiver sintomas de astigmatismo. Alguns sintomas também podem ser causados por outros problemas de saúde ou visão.
Como é diagnosticado o astigmatismo?
Um optometrista ou oftalmologista diagnostica astigmatismo através de um exame oftalmológico abrangente. Um optometrista é um médico que diagnostica problemas de visão e doenças oculares. Um oftalmologista é um médico que fornece tratamento médico e cirúrgico de problemas de visão e doenças oculares. Existem vários testes que optometristas e oftalmologistas podem usar durante o exame oftalmológico para diagnosticar o astigmatismo.
Teste de avaliação da acuidade visual
Durante um teste de avaliação da acuidade visual, seu médico solicitará que você leia as cartas de um gráfico a uma distância específica para determinar quão bem você pode vê-las.
Teste de refração
Um teste de refração usa uma máquina chamada refrator óptico. A máquina possui várias lentes corretivas de vidro de diferentes forças. O seu médico solicitará que você leia um gráfico enquanto olha através de lentes com forças diferentes no refrator óptico. Eles finalmente encontrarão uma lente que corrige adequadamente sua visão.
Ceratometria
A ceratometria é uma maneira do seu médico medir a curvatura da sua córnea. Eles farão isso olhando seu olho através de um queratômetro.
Quais são os tratamentos para o astigmatismo?
Casos leves de astigmatismo podem não exigir tratamento. O seu médico pode tratar o astigmatismo que causa problemas de visão usando um dos seguintes métodos.
Lentes corretivas
Óculos corretivos e lentes de contato prescritos por um médico são os tratamentos mais comuns e menos invasivos para o astigmatismo.
Orthokeratology (Ortho-K)
A ortoqueratologia (Ortho-K) é um tratamento que usa lentes de contato rígidas para corrigir temporariamente a curvatura irregular da sua córnea. Você usará lentes de contato rígidas por períodos limitados. Você pode usá-los durante o sono e depois removê-los durante o dia. Algumas pessoas têm uma visão clara durante o dia sem lentes corretivas quando submetidas ao Ortho-K. Os benefícios do Ortho-K estão presentes apenas ao usá-lo. Sua visão retornará ao seu estado anterior depois de parar o Ortho-K.
Cirurgia
O seu médico pode recomendar cirurgia refrativa se você tiver um caso grave. Esse tipo de cirurgia envolve o uso de lasers ou facas pequenas para remodelar sua córnea. Isso corrigirá permanentemente o seu astigmatismo. As três cirurgias comuns para o astigmatismo são a ceratomileose a laser in situ (LASIK), queratectomia fotorrefrativa (PRK) e queratotomia radial (RK). Todas as cirurgias trazem alguns riscos. Converse com seu médico sobre os riscos e benefícios antes de fazer cirurgia para astigmatismo.
Quais são as complicações associadas ao astigmatismo?
Um olho preguiçoso pode ocorrer se o astigmatismo em um olho não for corrigido. Olho preguiçoso também é chamado de ambliopia.
Qual é a perspectiva de longo prazo?
Lentes corretivas ou cirurgia geralmente podem restaurar sua visão ao normal. Não há maneira conhecida de impedir o desenvolvimento de astigmatismo.