Autor: Janice Evans
Data De Criação: 1 Julho 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Jornal da Manhã - Jovem Pan News Rio Claro - 08 04 2022
Vídeo: Jornal da Manhã - Jovem Pan News Rio Claro - 08 04 2022

Contente

Depois de coletar o sangue, é bastante normal ter um pequeno hematoma. Um hematoma geralmente aparece porque pequenos vasos sanguíneos são acidentalmente danificados quando o médico insere a agulha. Um hematoma também pode se formar se não houver pressão suficiente aplicada após a agulha ser removida.

Hematomas após uma coleta de sangue são normalmente inofensivos e não requerem tratamento. Mas, se seus hematomas forem grandes ou acompanhados de sangramento em outro lugar, pode ser um sinal de uma condição mais séria.

Causas de hematomas após coleta de sangue

Os hematomas, também conhecidos como equimoses, ocorrem quando os capilares localizados logo abaixo da pele são danificados, causando sangramento logo abaixo da pele. O hematoma em si é a descoloração do sangue preso sob a superfície da pele.

Danificando vasos sanguíneos

Durante uma coleta de sangue, um profissional de saúde especialmente treinado para coletar sangue - provavelmente um flebotomista ou uma enfermeira - insere uma agulha em uma veia, geralmente na parte interna do seu cotovelo ou pulso.


Conforme a agulha é inserida, ela pode danificar alguns capilares, levando à formação de um hematoma. Isso não é necessariamente culpa da pessoa que tira o sangue, pois nem sempre é possível ver esses pequenos vasos sanguíneos.

Também é possível que a agulha precise ser reposicionada após a colocação inicial. A pessoa que está tirando o sangue também pode inserir a agulha muito além da veia.

Veias pequenas e difíceis de encontrar

Se a pessoa que tira o sangue tiver dificuldade em localizar uma veia - por exemplo, se seu braço estiver inchado ou suas veias estiverem menos visíveis - é mais provável que os vasos sanguíneos sejam danificados. Isso pode ser referido como "uma vara difícil".

A pessoa que tira o sangue geralmente leva algum tempo para localizar a melhor veia, mas às vezes não consegue na primeira tentativa.

Pressão insuficiente depois

Outra razão pela qual um hematoma pode se formar é se a pessoa que tira o sangue não aplica pressão suficiente no local da punção depois que a agulha é removida. Nesse caso, há mais chance de que o sangue vaze para os tecidos circundantes.


Outras causas de hematomas após a coleta de sangue

Você pode ficar mais sujeito a hematomas durante ou após uma coleta de sangue se:

  • tomar medicamentos chamados anticoagulantes que reduzem a coagulação do sangue, como aspirina, varfarina (Coumadin) e clopidogrel (Plavix)
  • tomar antiinflamatórios não esteróides (AINEs), como ibuprofeno (Advil, Motrin) ou naproxeno (Aleve), para o alívio da dor
  • tome ervas e suplementos, como óleo de peixe, gengibre ou alho, que também podem reduzir a capacidade de coagulação do seu corpo
  • tem outra condição médica que o faz contundir facilmente, incluindo síndrome de Cushing, doença renal ou hepática, hemofilia, doença de von Willebrand ou trombocitopenia

Os adultos mais velhos também podem machucar mais facilmente, pois sua pele é mais fina e tem menos gordura para proteger os vasos sanguíneos de lesões.

Se uma contusão se formar após uma coleta de sangue, geralmente não é um motivo de preocupação. No entanto, se você notar hematomas em outras partes do corpo ou se o hematoma for muito grande, você pode ter outro problema que poderia explicar o hematoma.


Como evitar hematomas após uma coleta de sangue

Você nem sempre pode evitar hematomas após uma coleta de sangue. Algumas pessoas tendem a se machucar mais facilmente do que outras.

Se a coleta de sangue estiver programada para você, existem algumas etapas que você pode tentar para evitar uma contusão:

  • Evite tomar qualquer coisa que possa causar afinamento do sangue nos dias antes de sua consulta e 24 horas após a coleta de sangue, incluindo AINEs de venda livre.
  • Não carregue nada pesado, incluindo uma bolsa, usando aquele braço por várias horas após a coleta de sangue, uma vez que levantar objetos pesados ​​pode colocar pressão no local da agulha e deslocar o coágulo de sangue.
  • Use um top com mangas largas durante a coleta de sangue.
  • Aplique uma pressão firme assim que a agulha for removida e mantenha o curativo por algumas horas após a coleta de sangue.
  • Se notar a formação de um hematoma, aplique uma compressa fria na área da injeção e eleve o braço para ajudar a acelerar o processo de cicatrização.

Deve informar o seu médico e a pessoa que tira o sangue se apresenta nódoas negras frequentemente devido à colheita de sangue. Certifique-se também de dizer a eles se você tem alguma condição médica ou se está tomando algum medicamento conhecido por causar problemas de coagulação.

Agulhas borboleta para coleta de sangue

Se você notar que a pessoa que tira o sangue está tendo dificuldade em localizar uma veia boa para uma coleta de sangue, você pode solicitar o uso de outro tipo de agulha chamada agulha borboleta, também conhecida como conjunto de infusão alada ou conjunto de veia do couro cabeludo .

As agulhas borboleta são freqüentemente usadas para tirar sangue de bebês, crianças e adultos mais velhos. Uma agulha em forma de borboleta requer um ângulo mais raso e seu comprimento é mais curto, tornando-a mais fácil de ser colocada em veias pequenas ou frágeis. Isso reduz a probabilidade de você sangrar e machucar após uma coleta de sangue.

É importante saber, no entanto, que os profissionais de saúde que coletam sangue são encorajados a usar métodos tradicionais antes do uso de agulhas borboleta, devido ao risco de coagulação.

Se você pedir uma agulha para borboletas, é possível que sua solicitação não seja atendida. Também pode demorar mais para tirar sangue com uma agulha borboleta, porque é menor ou mais fina do que a agulha padrão.

Quando ver um médico

Se o hematoma for grande ou você notar que o hematoma facilmente, isso pode indicar uma condição subjacente, como um problema de coagulação ou uma doença no sangue. Além de hematomas após uma coleta de sangue, você deve consultar o seu médico se:

  • muitas vezes experimentam grandes hematomas que não podem ser explicados
  • tem um histórico de sangramento significativo, como durante a cirurgia
  • de repente começa a ficar com hematomas depois de iniciar um novo medicamento
  • ter um histórico familiar de episódios de hematomas ou sangramento
  • estão tendo sangramento incomum em outros lugares, como nariz, gengiva, urina ou fezes
  • ter dor intensa, inflamação ou inchaço no local da coleta de sangue
  • desenvolver um caroço no local onde o sangue foi coletado

O resultado final

Hematomas após uma coleta de sangue são bastante comuns e desaparecem espontaneamente conforme o corpo reabsorve o sangue. O hematoma é causado por danos a alguns pequenos vasos sanguíneos durante o processo de coleta de sangue e geralmente não é culpa do seu médico.

O hematoma pode mudar de cor de azul-púrpura escuro para verde, e então marrom para amarelo claro no decorrer de uma ou duas semanas antes de desaparecer completamente.

Recomendado Por Nós

Exercícios com dermatite atópica

Exercícios com dermatite atópica

Você provavelmente já abe que o exercício podem ajudar a aliviar o etree, melhorar eu humor, fortalecer eu coração e melhorar ua aúde e bem-etar geral. Ma quando você...
Colesteatoma: causas, sintomas e diagnóstico

Colesteatoma: causas, sintomas e diagnóstico

vião globalUm coleteatoma é um tumor cutâneo anormal e não canceroo que pode e deenvolver na eção média da orelha, atrá do tímpano. Pode er um defeito de ...