Autor: John Stephens
Data De Criação: 24 Janeiro 2021
Data De Atualização: 21 Novembro 2024
Anonim
Óleo de babaçu: usos, benefícios e efeitos colaterais - Nutrição
Óleo de babaçu: usos, benefícios e efeitos colaterais - Nutrição

Contente

Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar os links desta página, podemos receber uma pequena comissão. Aqui está o nosso processo.

O óleo de babaçu é um óleo tropical feito a partir das sementes da palmeira de babaçu, uma árvore nativa das florestas tropicais da América do Sul.

Embalado com antioxidantes e gorduras saudáveis, ele pode melhorar a saúde de sua pele e cabelos, hidratando-os sem causar sensação de oleosidade ou desenvolver acne.

No entanto, o petróleo também tem algumas desvantagens em potencial.

Este artigo analisa os usos, benefícios e desvantagens do óleo de babaçu.

Usos de óleo de babaçu

Em países da América do Sul como o Brasil, de onde a palmeira de babaçu é nativa, o óleo da planta é comumente usado para cozinhar e até como remédio.


Os moradores locais o utilizam para curar feridas leves, como cortes e arranhões, e para tratar leucorréia - corrimento vaginal que está associado a desequilíbrios hormonais (1).

O óleo de babaçu também é transformado em biocombustível que pode ser usado como uma alternativa ao diesel (2).

No entanto, nos Estados Unidos, é mais utilizado como ingrediente em produtos para cabelos e cuidados com a pele, como loção, xampu e maquiagem.

resumo

O óleo de babaçu tem sido usado nos países da América do Sul para fins culinários e medicinais. Também possui aplicações industriais como biocombustível. Nos Estados Unidos, é usado principalmente em produtos para cuidados com a pele e cabelos.

Benefícios do óleo de babaçu

O óleo de babaçu está associado a vários efeitos benéficos, mas a maior parte da pesquisa foi realizada em tubos de ensaio e animais.

Assim, são necessários mais estudos em humanos para entender completamente seus benefícios.

Propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e cicatrizantes

O óleo de babaçu e outras partes da planta são utilizados para diversos fins medicinais na América do Sul, como para tratar problemas de pele, feridas, inflamações e problemas estomacais (1, 3).


O óleo é rico em antioxidantes, compostos que podem ajudar a reduzir os danos celulares causados ​​pelos radicais livres nocivos (4).

Além disso, o óleo de babaçu é antibacteriano. Um estudo em tubo de ensaio observou que ele matava certas bactérias nocivas como Staphylococcus aureus, o que causa infecções por estafilococos (5).

Os componentes da planta de babaçu, incluindo o óleo, também são anti-inflamatórios e podem promover a cicatrização de feridas (3).

Em um estudo, ratos que receberam extrato de babaçu aplicados a uma ferida cicatrizaram mais rapidamente do que um grupo controle (6).

Rico em ácidos graxos saudáveis

Como o óleo de coco, o óleo de babaçu é um óleo de origem vegetal rico em gorduras saturadas, tornando-o sólido à temperatura ambiente.

No entanto, essas gorduras derretem rapidamente à temperatura corporal. Como tal, eles são um ingrediente amplamente usado em produtos para cuidados com a pele.

Os principais ácidos graxos do óleo de babaçu são o ácido láurico e mirístico, ambos saturados (7, 8).

Ainda assim, o óleo contém ácido oleico, uma gordura monoinsaturada que também é encontrada no azeite e creditada com muitos dos benefícios à saúde do azeite (5, 9).


Esses ácidos graxos são anti-inflamatórios, potencialmente estimulantes do sistema imunológico e hidratantes, tornando-os ótimos para a pele e o cabelo (3, 9).

Além disso, o ácido láurico é antibacteriano e demonstrou causar a morte de células cancerígenas em estudos com animais e tubos de ensaio (5, 10).

Hidratante para a pele e cabelos

Da mesma forma que o óleo de coco, o babaçu derrete à temperatura corporal, permitindo que a pele a absorva muito bem.

No entanto, ao contrário do óleo de coco, é leve e não gorduroso, tornando-o ideal para uso em sua pele.

Além disso, parece não causar acne (11).

Além disso, o óleo de babaçu causa uma sensação refrescante e refrescante quando aplicado na pele, à medida que derrete rapidamente (12).

Por fim, pode adicionar volume aos cabelos secos e lisos, sem sobrecarregá-los (12).

resumo

O óleo de babaçu é rico em antioxidantes e ácidos graxos que o tornam ótimo para a pele e o cabelo. Também é anti-inflamatório e antibacteriano.

Possíveis desvantagens

Pouco se sabe sobre os possíveis efeitos colaterais do óleo de babaçu, incluindo se ele tem efeitos negativos em mulheres grávidas ou amamentando.

Para sua segurança, consulte seu médico antes de usar o óleo de babaçu, se estiver grávida ou amamentando.

Além disso, algumas pesquisas sugerem que a farinha de babaçu pode diminuir a capacidade de coagulação do sangue do seu corpo. Assim, se você estiver tomando um anticoagulante, evite o óleo de babaçu, pois pode ter um efeito semelhante (13).

Comer frutas de babaçu e outras partes da planta também pode prejudicar a função da tireóide, o que pode ser particularmente prejudicial para as pessoas com hipotireoidismo. Se você tem essa condição, convém evitar o óleo de babaçu (14, 15).

É difícil saber quanto óleo de babaçu entra na corrente sanguínea depois que você o aplica na pele. Portanto, se você tiver alguma dúvida sobre o uso, converse com seu médico.

resumo

O óleo de babaçu pode inibir a coagulação do sangue e a função da tireóide. Se você usa anticoagulantes ou tem hipotireoidismo, evite usar óleo de babaçu. Por segurança, mulheres grávidas ou amamentando também devem se abster de usá-lo.

Como usar o óleo de babaçu

O óleo de babaçu pode ser usado na culinária, mas é mais comumente usado em produtos para cuidados com a pele. Embora tenha uma ampla gama de aplicações na América do Sul.

O óleo pode ser comprado on-line ou em algumas mercearias naturais ou lojas de artigos de beleza. Você pode aplicá-lo diretamente na pele ou no cabelo como um hidratante ou condicionador.

Por derreter tão facilmente na pele, também é um bom óleo transportador para óleos essenciais.

Além disso, o óleo de babaçu pode ser substituído pelo óleo de coco nas receitas caseiras de cuidados com a pele e cabelos, incluindo sabonetes, máscaras capilares ou esfoliações corporais.

resumo

O óleo de babaçu pode ser usado como substituto do óleo de coco em receitas para a pele e o cabelo. Também é um ingrediente em muitos produtos de beleza. Na América do Sul, pode ter uma ampla gama de aplicações, incluindo usos culinários.

A linha inferior

O óleo de babaçu é usado na culinária, fabricação de biocombustíveis e medicamentos.

Ainda assim, nos Estados Unidos, é mais comum em produtos para cabelos e cuidados com a pele, pois é rico em antioxidantes e ácidos graxos saudáveis, além de ser leve e não oleoso. Além do mais, não causa acne.

No geral, o óleo de babaçu é uma adição saudável e hidratante à sua rotina de cuidados com a pele e os cabelos.

Recomendado Para Você

Os 5 problemas de saúde com os quais os homens se preocupam - e como evitá-los

Os 5 problemas de saúde com os quais os homens se preocupam - e como evitá-los

Exitem vária condiçõe de aúde que afetam o homen - como câncer de prótata e baixo nível de tetoterona - e alguma outra que afetam mai o homen do que a mulhere. Com i...
O que é uma bola de amendoim - e pode encurtar o trabalho de parto?

O que é uma bola de amendoim - e pode encurtar o trabalho de parto?

Ilutração de Alexi LiraIncluímo produto que conideramo útei para noo leitore. e você comprar por meio do link deta página, podemo ganhar uma pequena comião. Aqui et&...