O que é o desmame conduzido pelo bebê? Tudo o que você precisa saber

Contente
- O que é o desmame conduzido por bebê?
- Benefícios do desmame liderado por bebês
- Pode promover bons comportamentos alimentares
- Pode proteger contra ganho de peso excessivo
- Pode reduzir a agitação em torno dos alimentos
- Pode facilitar a alimentação do seu filho
- Como iniciar o desmame liderado por bebê
- Alimentos para iniciantes
- Alimentos a evitar
- Considerações de segurança
- Seu bebê está pronto para o desenvolvimento?
- Reduzindo o risco de asfixia
- Monitoramento de alergias
- A linha inferior
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar os links desta página, podemos receber uma pequena comissão. Aqui está o nosso processo.
O desmame conduzido pelo bebê é uma maneira cada vez mais popular de apresentar seu bebê aos primeiros alimentos, sem depender de alimentos para bebês, purés ou alimentação com colher.
Os defensores elogiam seus muitos benefícios, incluindo a capacidade de simplificar o tempo de alimentação dos pais, melhor controle do apetite, menos agitação em torno dos alimentos e proteção contra a obesidade mais tarde na vida.
No entanto, muitos profissionais de saúde destacam suas desvantagens, como o aumento do risco de asfixia (1, 2). Este artigo examina a ciência mais recente sobre o desmame por bebês, seus benefícios e como usar esse método com segurança com seu próprio filho.
O que é o desmame conduzido por bebê?
O desmame liderado por bebê (BLW) foi introduzido pela primeira vez há cerca de 15 anos e cresce em popularidade desde então (3). O desmame é o processo de introdução de sólidos para o seu bebê exclusivamente amamentado ou mamadeira. O BLW incentiva a introdução de alimentos através da autoalimentação, a partir dos 6 meses de idade.
Ele fornece uma alternativa aos alimentos para purê e colher tradicionalmente usados na maioria dos países ocidentais como primeiros alimentos dos bebês. Em vez de passar gradualmente dos purê alimentados pelos pais para os alimentos da família à medida que o bebê cresce, o BLW incentiva os pais a oferecer desde o início pedaços de alimentos regulares do tamanho de bebês (3).
Os pais escolhem quais alimentos oferecer, quando oferecer e de que forma oferecer, para que seus bebês possam se alimentar melhor. Por sua vez, a criança escolhe o que, quanto e com que rapidez comer (4).
resumoO desmame liderado por bebê (BLW) é uma maneira alternativa de apresentar seu bebê aos primeiros alimentos. Depende da oferta de alimentos regulares do tamanho de bebês em vez de purés, a partir dos 6 meses de idade.
Benefícios do desmame liderado por bebês
O BLW é apresentado para oferecer uma variedade de benefícios, desde comportamentos alimentares mais saudáveis a melhores resultados de saúde a longo prazo para as crianças.
Pode promover bons comportamentos alimentares
O BLW enfatiza o fato de deixar seu bebê escolher o que e quanto comer, tornando-os participantes ativos no processo de alimentação, em vez de receptores passivos. Por esse motivo, o BLW costuma reivindicar comportamentos alimentares saudáveis mais tarde na vida (5).
Em um estudo, os bebês desmamados usando uma abordagem BLW estavam mais em contato com a fome e mais capazes de reconhecer sentimentos de plenitude entre 18 e 24 meses de idade do que aqueles desmamados usando uma abordagem mais tradicional de alimentação com purê (6).
Quando bebês, eles também eram menos responsivos aos alimentos - o que significa que eles eram mais propensos a comer alimentos devido à fome do que simplesmente porque estavam à vista ou ao alcance (6).
Ser menos responsivo aos alimentos e ter a capacidade de reconhecer sentimentos de plenitude têm sido associados a uma menor probabilidade de obesidade infantil (6, 7).
Portanto, o BLW pode ajudar os bebês a desenvolver padrões alimentares saudáveis com base no apetite, e não em fatores externos, que podem atendê-los durante toda a vida.
Pode proteger contra ganho de peso excessivo
O BLW pode proteger as crianças do excesso de ganho de peso mais tarde na vida. Especialistas acreditam que isso pode ser devido ao fato de os bebês estarem muito mais envolvidos no processo alimentar.
Com o BLW, os bebês podem pegar alimentos e trazê-los à boca no seu próprio ritmo, com pouca influência dos pais. Eles também podem ter uma oportunidade melhor de parar de comer quando estão cheios em comparação com crianças alimentadas com colher, que podem estar em maior risco de serem conscientemente ou subconscientemente superalimentadas.
Numerosos estudos mostram que os bebês com BLW são mais propensos a ter um peso na faixa normal do que os bebês desmamados usando abordagens de desmame mais tradicionais.
Um estudo constatou que os bebês alimentados com colher tendem a ser cerca de 1 kg mais pesados entre 18 e 24 meses do que aqueles desmamados usando BLW. Eles também tinham cerca de 2,4 vezes mais chances de estar acima do peso (6).
Em outro estudo, cerca de 1% dos bebês desmamados usando a abordagem BLW foram classificados como obesos, em comparação com 11% no grupo alimentado com colher (8).
No entanto, estudos maiores e mais recentes não encontraram ligação entre o método de desmame e o peso do bebê, destacando a necessidade de mais pesquisas sobre esse assunto (9, 10).
Pode reduzir a agitação em torno dos alimentos
Diz-se frequentemente que o BLW reduz comportamentos alimentares exigentes e promove a aceitação de uma variedade maior de alimentos, à medida que mais gostos e texturas são introduzidos desde o início (11).
Em um estudo, os bebês com BLW foram menos propensos a serem classificados como comedores exigentes pelas mães entre 18 e 24 meses de idade, em comparação com os bebês alimentados com colher (6).
Em outro estudo, os bebês desmamados usando uma abordagem guiada por bebês tiveram menos probabilidade de preferir doces do que crianças pré-escolares do que os bebês desmamados usando uma abordagem mais tradicional de alimentação com purê (8).
Além disso, as mães que escolhem BLW parecem ser menos propensas a pressionar seus bebês para comer ou restringir sua ingestão e geralmente têm um estilo de alimentação mais responsivo do que aquelas que seguem uma abordagem tradicional de desmame (6, 9).
Dito isto, o uso de um estilo de alimentação responsivo, no qual o cuidador responde aos sinais de fome e sentimentos de plenitude comunicados pela criança - em vez de controlar o que e quanto comem - pode ser responsável por grande parte desse efeito (6). .
Portanto, o uso de um estilo de alimentação responsivo quando a alimentação por colher ou purê pode proporcionar benefícios semelhantes (9).
Pode facilitar a alimentação do seu filho
Os defensores do BLW costumam falar sobre sua facilidade como o fator decisivo para usar esse método. Os pais não precisam mais pensar em fazer ou comprar purés adequados. Eles podem simplesmente oferecer aos bebês versões apropriadas para o BLW das refeições da família.
Além disso, a criança é responsável por selecionar o que e quanto comer, o que pode aliviar a pressão dos pais. Pesquisas mostram que mães que usam BLW relatam níveis mais baixos de ansiedade durante o período de desmame.
Eles também tendem a ser menos propensos a expressar preocupação ou monitorar o peso do filho (1, 12). No entanto, esses estudos não podem mostrar que um fator causou o outro.
Por exemplo, é possível que as mães naturalmente menos ansiosas tenham mais probabilidade de adotar um estilo BLW.
resumoO BLW pode ajudar a promover bons comportamentos alimentares e proteger as crianças contra o excesso de peso. Também pode reduzir comportamentos alimentares exigentes e facilitar a introdução de alimentos para os bebês pelos pais.
Como iniciar o desmame liderado por bebê
Alimentos para iniciantes
Aqui estão alguns alimentos para iniciantes adequados ao BLW:
- abacate
- batatas assadas, sem pele ou batata-doce
- banana
- feijão ou ervilha, ligeiramente amassado
- laranja desmembrada sem peles internas
- carne moída
- amendoins e sementes
- ovo cozido
- lentilhas
- aveia
- salmão
- feijão verde cozido
- cenouras no vapor ou desfiadas
- Brócolis cozido no vapor
- bagas descongeladas ou levemente amassadas
- iogurte sem açúcar
Lembre-se de que é especialmente importante oferecer alimentos ricos em ferro para o bebê, pois esse nutriente é crucial neste estágio do crescimento e desenvolvimento do bebê (13).
Bons exemplos de alimentos ricos em ferro incluem carne, ovos, peixe, feijão e verduras. Também é melhor cortar os alimentos em fatias que seu bebê possa pegar e segurar com facilidade e oferecer alimentos que as gengivas do bebê possam esmagar facilmente.
Depois de preparar os alimentos adequados para BLW, coloque uma pequena quantidade na frente do bebê e permita que eles agarrem e tragam pedaços para a boca.
Alimentos a evitar
Alguns alimentos devem ser evitados ao introduzir alimentos para o seu filho - independentemente do método de desmame escolhido:
- Mel. O mel pode conter Clostridium botulinum, que são bactérias que podem causar uma forma muito grave de intoxicação alimentar. Você não deve dar mel a bebês com menos de 12 meses de idade (14).
- Ovos mal cozidos. Ovos mal cozidos são mais propensos a conter Salmonella, que são bactérias que podem causar danos ao seu bebê (15).
- Produtos lácteos não pasteurizados e carnes de almoço. Estes podem conter Listeria monogenes, bactérias que podem adoecer seu bebê (16).
- Leite de vaca. Evite dar o leite de vaca para bebês antes dos 12 meses de idade, pois não é tão rico em nutrientes quanto o leite materno ou a fórmula, é pobre em ferro e pode reduzir a absorção de ferro dos alimentos (17, 18).
- Produtos com baixo teor de gordura. Os bebês precisam de uma porcentagem significativamente maior de calorias da gordura do que os adultos. Portanto, produtos com baixo teor de gordura são inadequados (19).
- Alimentos açucarados, salgados ou altamente processados. Estes alimentos são tipicamente pobres em nutrientes. Além disso, os rins dos bebês têm dificuldade em lidar com muito sal e o açúcar pode danificar os dentes (19).
Além disso, ao usar o BLW, você deve evitar oferecer alimentos que os bebês possam quebrar em pedaços grandes usando as gengivas, mas não mastigam, além de alimentos naturalmente de uma forma que possa obstruir as vias aéreas do bebê. Exemplos incluem (20):
- Certos alimentos crus: maçãs cruas, cenouras, aipo, caules de brócolis, etc.
- Alimentos redondos ou em forma de moeda: uvas inteiras, tomates cereja, cachorros-quentes, balas, etc.
- Alimentos duros ou quebradiços: pipoca, pão muito duro, nozes inteiras, etc.
- Alimentos pegajosos: manteigas grossas de nozes, marshmallows, etc.
Alguns alimentos são mais adequados para BLW do que outros. Embora seja importante introduzir uma variedade de alimentos para seu bebê, é melhor evitar alimentos arriscados e focar em itens mais macios que ele possa apreender e comer com facilidade.
Considerações de segurança
O BLW pode não ser adequado para todos os bebês. Aqui estão algumas considerações a serem lembradas antes de tentar com seu filho.
Seu bebê está pronto para o desenvolvimento?
Primeiro, é recomendável aguardar até que seu bebê esteja pronto para o desenvolvimento para comer alimentos por conta própria. Em média, isso acontece por volta dos 6 meses de idade. No entanto, nem todos os bebês dessa idade são capazes de comer sólidos sem engasgar, portanto, é melhor procurar sinais de prontidão (3).
Os sinais de prontidão para o desenvolvimento incluem a ausência de um impulso de língua (reflexo natural do bebê de empurrar alimentos com a língua), agarrar itens com mais controle das mãos e trazê-los à boca.
Idealmente, os bebês também devem poder sentar-se sem apoio e demonstrar interesse pelos alimentos que ingerem (1). Se você não tiver certeza se seu bebê está pronto para desenvolver o BLW, consulte seu pediatra para garantir a segurança adequada.
Reduzindo o risco de asfixia
A asfixia é uma das preocupações de segurança mais citadas pelos profissionais de saúde ao discutir o BLW (1, 2). No entanto, pesquisas mostram que não há diferença na incidência de asfixia entre crianças desmamadas com purê ou BLW (21).
Os pais podem tomar as seguintes medidas para minimizar o risco de asfixia durante o desmame (20):
- Certifique-se de que seu bebê se sente reto ao comer, idealmente a 90 graus enquanto olha para você.
- Nunca deixe seu bebê em paz ao comer.
- Permita que seu bebê leve alimentos para a boca, para que ele possa controlar a quantidade de comida na boca e o ritmo de comer.
- Verifique se os alimentos que você serve podem ser facilmente esmagados entre os dedos ou pressionados entre os lábios.
- Corte os alimentos de forma longa que seu bebê possa pegar e pegar com facilidade.
- Evite oferecer alimentos que tenham formas redondas ou parecidas com moedas, sejam excessivamente pegajosos ou que possam se quebrar facilmente em pedaços ou migalhas.
Monitoramento de alergias
A pesquisa mais recente incentiva os pais a introduzir alérgenos em seus bebês assim que os sólidos são introduzidos pela primeira vez, geralmente por volta dos 6 meses de idade (22). Atrasar a introdução para além dessa idade pode aumentar o risco de o bebê desenvolver alergia (22).
Os alérgenos comuns incluem laticínios, ovos, amendoim, peixe, frutos do mar, soja, trigo, gergelim e nozes, como castanha de caju, amêndoas, nozes e nozes. É melhor introduzir esses alérgenos em quantidades muito pequenas, uma de cada vez, e esperar de dois a três dias antes de introduzir um novo.
Isso permitirá tempo suficiente para perceber os sintomas de uma reação alérgica e facilitará o conhecimento de quais alimentos a causaram. As reações podem variar de leves, incluindo erupções cutâneas ou comichão na pele, a extremas, como dificuldade em respirar e engolir, e podem aparecer alguns minutos a horas após o consumo do alérgeno (23).
Você pode tentar introduzir alérgenos em potencial no início do dia, por exemplo, com café da manhã ou almoço, em vez de jantar, para permitir tempo para monitorar as reações durante o dia.
Se você suspeitar que seu filho tem alergia alimentar ou tiver dúvidas sobre a introdução de alimentos alergênicos, consulte o médico do seu bebê para obter orientação.
resumoVocê pode reduzir os riscos associados ao BLW, garantindo que seu bebê esteja pronto para o desenvolvimento, tomando medidas para minimizar o risco de asfixia e introduzindo alimentos de uma maneira que facilite a identificação de reações alérgicas.
A linha inferior
O desmame liderado por bebês é uma abordagem alternativa para a introdução de sólidos, que envolve a oferta de alimentos regulares do tamanho de bebês, em vez de purés, a partir dos 6 meses de idade.
Pode ter vários benefícios, mas, como em qualquer método de desmame, é importante manter algumas considerações de segurança em mente.
O desmame conduzido pelo bebê pode facilitar a alimentação dos bebês pelos pais e promover bons comportamentos alimentares, proteger seu bebê contra o excesso de peso e reduzir a agitação em torno dos alimentos.
Se você selecionar os alimentos certos, servi-los com consistência apropriada e tomar medidas ativas para reduzir o risco de asfixia, o desmame conduzido por bebê pode ser uma ótima maneira de apresentar o seu pequeno a uma variedade de alimentos saudáveis desde o início.
Se você quiser saber mais sobre o desmame por bebês, há muitos livros sobre o tema disponíveis nas lojas e online.