As bactérias que causam odor corporal
Contente
Indo para o modo de besta no ginásio é incrível; há algo tão gratificante em terminar um treino encharcado de suor. Mas embora amemos ver a evidência (úmida) de todo o nosso trabalho árduo, não amamos o cheiro. Felizmente, agora os cientistas identificaram o culpado por fazer nosso fedor, uma bactéria chamada Staphylococcus hominis.
Ao contrário da crença popular, o suor em si não tem cheiro. Esse fedor pós-treino não acontece até que o suor seja digerido por bactérias que vivem em nossa pele, principalmente em nossas fossas. Quando as bactérias quebram as moléculas de suor, elas liberam um odor que os pesquisadores da Universidade de York descrevem como sulfuroso, cebola ou mesmo carnudo. (Não é gostoso.) Você cheira? 9 fontes dissimuladas de odor corporal.
"Eles são muito pungentes", disse Dan Bawdon, Ph.D., pesquisador da Universidade de York, na Inglaterra, e principal autor do estudo ao NPR. "Trabalhamos com eles em concentrações relativamente baixas para que não escapem para o laboratório inteiro, mas ... sim, eles cheiram mal. Portanto, não somos tão populares", admite ele.
Mas o sacrifício de suas vidas sociais valeu a pena, dizem os pesquisadores, uma vez que localizar as bactérias mais fedorentas pode ajudar a desenvolver desodorantes melhores e mais eficazes. Eles esperam que as empresas de desodorantes possam pegar essas informações e usá-las para fazer produtos que têm como alvo apenas as bactérias fedorentas e deixar as coisas boas de lado, sem obstruir os poros ou irritar a pele. Bônus: Livrar-se do alumínio que é o ingrediente principal da maioria dos produtos agora significa que não há mais manchas amarelas em sua camiseta branca favorita! (Você sabia que alguns cheiros têm vantagens para a saúde? Aqui estão os melhores cheiros para sua saúde.)
Menos funk de ginástica e lavanderia mais limpa: esta é definitivamente alguma ciência que podemos apoiar, er, abaixo.