Noções básicas de corrida descalça e a ciência por trás disso
Contente
Correr descalço é algo que os humanos fazem desde que andamos eretos, mas também é uma das tendências de fitness mais quentes e de crescimento mais rápido que existe. Primeiro, havia as superpotências de corrida descalça dos índios Tarahumara do México e corredores de elite quenianos. Então, em 2009, um livro best-seller: Nascido para correr por Christopher McDougall. Agora, aqueles sapatos engraçados inspirados nos pés descalços - você sabe, aqueles com os dedos do pé - estão aparecendo em todos os lugares. O estilo descalço é uma tendência de fitness que vale a pena tentar ou apenas uma desculpa para equipar-se com alguns sapatos novos da moda?
Benefícios da corrida descalça
Muitos corredores que mudam para o estilo de corrida descalço - aterrissando no antepé ou no meio do pé em vez de no calcanhar - descobrem que suas dores vão embora. Isso porque a corrida descalça, que obriga você a dar passadas mais curtas e pousar na planta do pé (em vez do calcanhar), permite que sua fisiologia trabalhe com mais eficiência, amortecendo melhor o impacto do seu pé no solo, diz Jay Dicharry, um fisiologista do exercício do Centro de Esporte de Resistência da Universidade da Virgínia. Isso significa menos batidas nas articulações do tornozelo, joelho e quadril, o que faz você se sentir melhor e correr com mais facilidade, diz Dicharry. Ele também permite que seus pés se movam livremente, o que se traduz em maior flexibilidade e força para os pés, bem como equilíbrio e estabilidade aprimorados.
Em contraste, os tênis modernos confinam os pés e "colocam um grande marshmallow mole sob o calcanhar", o que nos condiciona a cair sobre os calcanhares, causando uma série de problemas, diz Dicharry. Solas rígidas também reduzem a capacidade de flexão dos pés. Embora haja um crescente corpo de pesquisas afirmando os benefícios da corrida descalça e descalça, o júri ainda não decidiu se é uma abordagem geral mais saudável para o seu treino de corrida. Se você quiser experimentar, comece devagar e siga estas orientações.
Noções básicas de corrida descalça
Antes de tirar os sapatos ou investir em sapatos elegantes de cinco dedos, comece a experimentar um golpe com o antepé em suas corridas regulares usando seu calçado usual. Vai parecer estranho e estranho no início e você provavelmente notará um pouco de esforço extra ou dor nas panturrilhas. Enquanto estiver experimentando, passe o máximo de tempo possível sem correr descalço para aumentar a força e a flexibilidade dos pés. Quando estiver confortável com a nova técnica de corrida, experimente um par de corredores inspirados descalços, como o novo Nike Free Run + ou o New Balance 100 ou 101 (disponível em outubro). Vá devagar com os sapatos novos - não mais do que 10 minutos na primeira saída. Aumente o tempo em incrementos de 5 minutos até que você esteja executando confortavelmente sua rota normal - pode levar de 6 a 8 semanas. Depois de definir o novo golpe do pé, considere passar para o garoto-propaganda de cinco dedos dos sapatos descalços, o Vibram FiveFingers (tente o arrancada, continua mais fácil).
“Algumas pessoas podem jogar seus sapatos na lata de lixo e correr confortavelmente descalças pelo resto da vida”, diz Dicharry. "Alguns podem correr descalços uma vez e sofrer uma fratura por estresse no pé." A maioria de nós se enquadra em algum ponto intermediário e pode se beneficiar com a técnica, diz ele. Mas você precisa de sapatos adequados e deve crescer lentamente: aumentando a força e a flexibilidade dos pés, alongando os tendões de Aquiles rígidos e se ajustando a essa nova forma de correr.
Tênis de corrida descalço
As empresas de calçados estão realmente indo para a cidade com linhas de sapatos leves e super flexíveis que se comportam mais como pés descalços. O legal é que, se você é um corredor hardcore, provavelmente não precisa mudar de marca para encontrar um desses. Espere ver uma explosão de novos modelos nas prateleiras das lojas na primavera, com empresas como Saucony, Keen e Merrell entrando na briga. Quando estiver acostumado a flexionar mais os pés, você começará a usar tênis de corrida em todos os lugares - eles são muito confortáveis. E, eventualmente, você pode estar pronto para andar descalço no parque: tire os sapatos e corra um pouco!