O caso para exercícios mais calmos e menos intensos
Contente
O exercício é uma das melhores maneiras de aliviar o estresse: um bom treino demonstrou reduzir os níveis do hormônio do estresse cortisol, ajudá-lo a se sentir mais calmo e aliviar os sintomas de depressão e ansiedade. Mas mesmo para fãs de fitness, a última moda em exercícios pode ser intenso. Classes como a Tone House da cidade de Nova York usam condicionamento esportivo para treinar pessoas comuns como atletas; aulas lotadas exigem inscrições com uma semana de antecedência. E com uma infinidade de estúdios para escolher (e os treinos também são eventos de networking), uma programação de condicionamento físico pode se tornar tão cheia quanto uma trabalhar cronograma. Muito facilmente, seu treino pode crescer de um calmante para um estressor real.
Isso é particularmente verdadeiro se você não estiver reservando tempo para a recuperação. "O exercício pode aliviar o estresse, mas também pode desgastá-lo e torná-lo mais vulnerável ao estresse se você fizer força constantemente", diz Michele Olson, Ph.D., professora adjunta de ciência do esporte no Huntingdon College em Montgomery, AL. Sem um descanso adequado, os hormônios do estresse, como o cortisol, aumentam; os níveis de lactato (um subproduto do exercício que causa fadiga e dor) tendem a ficar acima do normal; e tanto a frequência cardíaca em repouso quanto a pressão arterial em repouso podem aumentar, diz ela. "Há momentos para forçar o treino, mas isso não precisa ser o caso em todas as sessões", diz Olson. (Relacionado: Por que encontrar ~ equilíbrio ~ é a melhor coisa que você pode fazer pela sua rotina de saúde e fitness)
Pode ser por isso que algumas empresas - principalmente aquelas que oferecem aulas de alta intensidade - estão fazendo mudanças. A Tone House, por exemplo, lançou recentemente um programa de recuperação completo com banhos de gelo e fisioterapia. Fusion Fitness, um popular estúdio de exercícios de alta intensidade em Kansas City, MO, também lançou uma aula de alongamento e atenção plena chamada The Stretch Lab.
“Ficamos tão consumidos pela necessidade de queimar calorias e construir músculos, que nos esquecemos de dar ao nosso corpo o benefício do alongamento”, diz Darby Brender, dono da Fusion Fitness. "Ter um corpo saudável significa valorizá-lo e cuidar dele. Nossos corpos fazem tudo por nós. Adoramos a ideia de nos dar alguns minutos extras por dia para ficar quietos."
Outros estúdios se concentraram em diferentes fatores de estresse associados ao exercício físico. O CorePower Yoga, com sede em Denver, por exemplo, preenche suas aulas principalmente em uma base walk-in (embora os nova-iorquinos tenham a opção de se inscrever com antecedência).
E não é tão estressante quanto parece.
"É no espírito da comunidade que fazemos o nosso melhor para acomodar as pessoas quando eles entram", disse Amy Opielowski, gerente sênior de qualidade e inovação da CorePower Yoga. "Imagine correr atrasado para a sua aula de treino favorita, pensando que você vai perder ou vai ficar lotada, e então ter outras pessoas movendo seus tapetes para ajustá-lo!" A política, observa ela, também promove convos IRL muito necessários.
Uma política de não inscrição também oferece flexibilidade em um mundo sobrecarregado. Se sua programação mudar, você pode facilmente entrar em uma aula, sem estresse, sem necessidade de app.
Então, como você pode saber se sua rotina de fitness está estressando você? Se você está preocupado em perder um treino ou tende a se machucar por não se sentir 110% em cada sessão ou depois, seu programa pode estar precisando desesperadamente de um retrabalho, diz Olson. Siga estas etapas para desestressar, stat.
Abandone a culpa
Você não precisa fazer um treino intenso todos os dias. "Não é uma crise sair do padrão e da rotina e fazer um treino diferente", diz Olson. "Pode ser a melhor coisa que seu corpo precisa para sair de uma rotina."
Apontar para a variedade
Se você girar e apenas girar, é hora de mudar as coisas. Qualquer exercício que visa a recuperação ativa e relaxamento pode fazer maravilhas para ajudá-lo a se recuperar, diz Olson. (E para sua informação, há uma tonelada de benefícios para a saúde associados a tentar algo novo.)
E embora a ioga - com seu foco na conexão mente-corpo - seja sempre uma boa opção, não é a só 1. Um treino de peso corporal como o mat Pilates, que também envolve alongamento e respiração diafragmática pode funcionar, assim como (se você estiver dolorido) um treino cardiovascular moderado, que aumentará a circulação e ajudará a oxidar os marcadores químicos de DOMS e hormônios do estresse, ajudando o corpo para se recuperar, ela observa. A natação moderada ou uma aula de água que atua contra a resistência da água de uma forma de baixo impacto também aumenta a frequência cardíaca, a respiração e a circulação.
Faça uma sessão restauradora de uma a três vezes por semana, dependendo da intensidade e frequência de suas sessões regulares, diz Olson.
Experimente esta analogia de "Jarra de brilho"
Brender sugere uma meditação divertida para liberar espaço mental. Experimente pós-treino. Deite-se com a face para cima no chão com as pernas apoiadas contra a parede em um ângulo de 90 graus. Imagine uma jarra cheia de água (essa é a sua mente). Em seguida, imagine pilhas de purpurina de cores diferentes (seus compartimentos de vida) despejando na jarra. (O glitter prata será para a família, vermelho para o trabalho, azul para os amigos, verde para o estresse e rosa para o amor.) Agora, imagine sacudir a jarra o dia todo. “Esta é a nossa mente tentando fazer tudo diariamente”, diz Brender. "Quando estamos sempre pulando em direções diferentes, o glitter está sempre se movendo. Se pudermos aprender a perder tempo e ficar quietos, podemos imaginar o glitter caindo lentamente para o fundo do frasco." Esta é a nossa mente permitindo que todos os pensamentos acelerados e distrações afundem e fiquem quietos. Agora temos uma mente clara e somos mais capazes de equilibrar cada um desses compartimentos de vida.