Os benefícios da terapia de luz vermelha, verde e azul
Contente
- Para energia: Blue Light Therpy
- Para recuperação: terapia de luz vermelha
- Para o alívio da dor: terapia da luz verde
- Revisão para
A terapia da luz está tendo um momento, mas seu potencial para aliviar a dor e combater a depressão foi reconhecido há décadas. Diferentes tons de luz têm diferentes benefícios terapêuticos, por isso, antes de iniciar uma sessão de tratamento ou investir em uma luz, consulte esta cartilha sobre os efeitos de três cores diferentes de luz. (Relacionado: Terapia de luz de cristal curou meu corpo pós-maratona.)
Para energia: Blue Light Therpy
A exposição à luz azul durante o dia pode fazer você se sentir mais alerta e melhorar o tempo de reação, o foco e a produtividade, de acordo com uma pesquisa do Brigham and Women's Hospital em Boston. "Os fotorreceptores no olho, que se ligam às áreas do cérebro que controlam o estado de alerta, são mais sensíveis à luz azul. Portanto, quando a luz azul os atinge, os receptores ativam essas regiões do cérebro, deixando você mais energizado." diz Shadab A. Rahman, Ph.D., o autor do estudo.
Outra vantagem: a exposição diurna pode proteger seus z's dos efeitos perturbadores da luz azul à noite, concluiu um estudo da Universidade de Uppsala, na Suécia. "Quando você recebe muita luz brilhante durante o dia, os níveis de melatonina, um hormônio que o deixa sonolento, são suprimidos", diz a autora do estudo, Frida Rångtell. "À noite, a melatonina aumenta drasticamente e a exposição noturna à luz azul tem menos impacto." Aumente a sua produtividade e proteja o seu sono colocando a Philips GoLite Blu Energy Light enriquecida em azul ($ 80; amazon.com) na sua secretária. E sente-se ou fique de pé junto às janelas ou saia o mais frequentemente possível todos os dias para uma dose extra de luz natural brilhante, que contém raios azuis. (Leia também sobre a fadiga ocular digital e o que você pode fazer para combatê-la.)
Para recuperação: terapia de luz vermelha
Para relaxar antes de dormir, use a luz vermelha. "A cor sinaliza que é noite, o que pode estimular o corpo a produzir melatonina", disse Michael Breus, Ph.D., membro do conselho consultivo do SleepScore Labs. Ligue uma lâmpada como a lâmpada LED para melhorar o sono da Lighting Science Good Night (US $ 18; lsgc.com) pelo menos 30 minutos antes de dormir.
A luz vermelha também pode melhorar seu treino. Apenas um a cinco minutos de exposição à luz vermelha e infravermelha antes do exercício aumentava a força e evitava dores, diz Ernesto Leal-Junior, Ph.D., chefe do Laboratório de Fototerapia em Esportes e Exercício da Universidade Nove de Julho, no Brasil . "Certos comprimentos de onda de luz vermelha e infravermelha - 660 a 905 nanômetros - atingem o tecido muscular esquelético, estimulando a mitocôndria a produzir mais ATP, uma substância que as células usam como combustível", diz ele. Algumas academias possuem máquinas de luz vermelha. Ou você pode investir no seu próprio, como o LightStim for Pain ($ 249, lightstim.com) ou o Joovv Mini ($ 595; joovv.com).
Para o alívio da dor: terapia da luz verde
Olhar para a luz verde pode reduzir a dor crônica (causada por fibromialgia ou enxaqueca, por exemplo) em até 60 por cento, de acordo com um estudo publicado no jornal Dor, e estudos em animais mostraram que os efeitos benéficos podem durar até nove dias. "Olhar para a luz verde parece levar a um aumento na produção de encefalinas pelo corpo, substâncias químicas semelhantes aos opióides que eliminam a dor. E reduz a inflamação, que desempenha um papel em muitas condições de dor crônica", disse o pesquisador Mohab Ibrahim, MD, Ph .D.
Mais estudos são necessários antes que os médicos possam fazer recomendações sobre como e com que freqüência usar a luz verde para tratar enxaquecas e outras dores, e o Dr. Ibrahim diz que você deve consultar um médico antes de tentar se tratar em casa. Mas, neste ponto, a pesquisa indica que se expor por uma ou duas horas todas as noites - seja usando uma lâmpada verde em uma lâmpada ou usando óculos com filtros ópticos coloridos - pode diminuir as enxaquecas e outros tipos de dor crônica.