Você precisa de uma massagem esportiva?
Contente
Você sabe que a recuperação é uma parte extremamente importante da sua rotina de exercícios. Afinal, é quando seus músculos realmente reconstroem o que foi quebrado durante o exercício. Mas com tantas ferramentas e métodos de recuperação diferentes por aí, tudo pode ficar um pouco confuso. (Tipo, quem diria que a terapia com ventosas não é apenas para atletas olímpicos?) Faça massagens esportivas - que diabos é mesmo assim? E como é diferente de uma massagem profunda que você vê nos menus do spa?
"A massagem esportiva, na verdade, vem de várias técnicas que podem já ser familiares para você, incluindo a massagem sueca, que melhora a circulação sanguínea e a oxigenação, e a massagem de tecidos profundos, que visa e rompe os nós musculares e áreas de tensão", explica Annette Marshall, licenciada massagista com Zeel, um serviço de massagens sob demanda que pode ter um massagista à sua porta em apenas uma hora.
Antes de começar a massagem, seu terapeuta fará algumas perguntas sobre os tipos de atividades que você realiza e, em seguida, se concentrará especificamente nas áreas do corpo mais afetadas por esse exercício. Portanto, se você é um corredor, pode esperar um pouco de amor para os tendões da coxa, e se você for grande no CrossFit, seu terapeuta pode se concentrar mais em suas costas e ombros. As várias técnicas podem variar de alongamento e manipulação de músculos até aprofundar os músculos com pressão intensa.
“Devido à natureza direcionada desta técnica, você provavelmente não receberá uma massagem de corpo inteiro, portanto, para dores no corpo todo e nós musculares, você pode preferir uma massagem profunda dos tecidos”, aconselha Marshall. Mas você ganha um bônus extra com a massagem esportiva porque ela também incorpora alongamento e uma amplitude de movimento ativa, de modo que imita o exercício mais de perto.
A massagem esportiva pode ser usada antes, durante e depois de eventos atléticos extenuantes, como uma grande corrida. Mas mesmo que não esteja treinando para um evento de resistência, qualquer pessoa que seja fisicamente ativa regularmente pode experimentar os benefícios da massagem esportiva. Os defensores da técnica dizem que ela pode reduzir a tensão muscular e a dor, diminuir a pressão arterial, aumentar a circulação sanguínea e o fluxo linfático, melhorar a flexibilidade e a amplitude de movimento e melhorar o tempo de recuperação muscular.
A pesquisa científica sobre massagem esportiva ainda é bastante obscura. Um estudo recente no Journal of Sports Sciences descobriram que os fisiculturistas do sexo masculino se recuperaram mais rapidamente quando receberam uma massagem esportiva imediatamente após uma sessão de treinamento, enquanto outro estudo recente da Cardiff Metropolitan University, no País de Gales, descobriu que os praticantes de exercícios não perceberam nenhuma diferença na dor muscular quando receberam uma massagem esportiva após um treino pliométrico.
Apesar da pesquisa nebulosa, se você gosta de massagens e é um ávido praticante de exercícios, uma massagem esportiva deve pelo menos f.enguia Boa. "Eles são especialmente ótimos se você está focado em uma atividade atlética em particular - talvez você tenha começado a levantar pesos ou a fazer aulas de CrossFit, ou você é um corredor sério - porque seu terapeuta terá como alvo um grupo muscular específico ou grupos com base em sua atividade atlética preferida ", diz Marshall.
Seu massagista também pode lhe mostrar técnicas de autossuficiência que ajudarão sua resistência atlética e desempenho entre as massagens esportivas, como espuma de rolamento e automassagem, para que você fique arrepiado e livre de lesões! (Novo no rolamento de espuma? Obtenha a colher com estas 10 maneiras de usar um rolo de espuma.)