6 coisas que você deve saber sobre a injeção anticoncepcional
Contente
Existem mais opções de controle de natalidade disponíveis para você do que nunca. Você pode obter dispositivos intrauterinos (DIU), inserir anéis, usar preservativos, obter um implante, colocar um adesivo ou tomar uma pílula. E uma pesquisa recente feita pelo Instituto Guttmacher descobriu que 99% das mulheres usaram pelo menos um desses durante seus anos sexualmente ativos. Mas há uma forma de controle de natalidade que a maioria das mulheres não pensa: a injeção. Apenas 4,5% das mulheres optam por usar anticoncepcionais injetáveis, embora sejam listados como um dos métodos mais confiáveis e econômicos.
É por isso que conversamos com Alyssa Dweck, M.D., OBGYN e co-autora de V é para Vagina, para obter informações reais sobre sua segurança, conforto e eficácia. Aqui estão seis coisas que você precisa saber sobre a injeção, para que possa tomar a melhor decisão para o seu corpo:
Funciona. A injeção Depo-Provera é 99% eficaz na prevenção da gravidez, o que significa que é tão boa quanto os dispositivos intrauterinos (DIU) como o Mirena e melhor do que usar pílula (98% eficaz) ou preservativos (85% eficaz). “É muito confiável, pois não requer administração diária, portanto, há menos chance de erro humano”, diz Dweck. (Psst ... Dê uma olhada nesses 6 mitos do DIU, preso!)
É um controle de natalidade de longo prazo (mas não permanente). Você precisa tomar uma injeção a cada três meses para o controle contínuo da natalidade, o que equivale a uma rápida visita ao médico quatro vezes por ano. Mas se você decidir que está pronto para um bebê, sua fertilidade será restaurada depois que a injeção passar. Observação: leva em média 10 meses após sua última injeção para engravidar, mais tempo do que outros tipos hormonais de controle de natalidade, como a pílula. Isso o torna uma boa escolha para mulheres que sabem que querem filhos algum dia, mas não num futuro próximo.
Usa hormônios. Atualmente, existe apenas um tipo de anticoncepcional injetável, chamado Depo-Provera ou DMPA. É uma progesterona injetável - uma forma sintética do hormônio feminino progesterona. "Ele age inibindo a ovulação e evitando a liberação do óvulo, engrossando o muco cervical, o que torna mais difícil para o esperma acessar um óvulo para fertilização, e diluindo o revestimento uterino, tornando o útero inóspito para a gravidez", diz Dweck.
Existem duas dosagens. Pode optar por injetar 104 mg sob a pele ou 150 mg injetados no músculo. Alguns estudos sugerem que nosso corpo absorve melhor os medicamentos com injeções intramusculares, mas esse método também pode ser um pouco mais doloroso. No entanto, ambos os métodos fornecem proteção extremamente eficaz.
Não é para todos. A injeção pode ser menos eficaz em mulheres obesas, diz Dweck. E, como tem hormônios, tem os mesmos efeitos colaterais potenciais de outros tipos de anticoncepcionais hormonais contendo progesterona e mais alguns. Como você está recebendo uma megadose de hormônio de uma vez, é mais provável que tenha sangramento irregular ou até mesmo perda total da menstruação. (Embora isso possa ser um bônus para alguns!) Dweck acrescenta que a perda óssea é possível com o uso a longo prazo. A boa notícia, entretanto, é que ele não contém estrogênio, então é bom para mulheres que são sensíveis ao estrogênio.
Pode fazer você ganhar peso. Uma das razões que as mulheres mais frequentemente dão para não escolher a injeção é o boato de que isso faz você ganhar peso. E essa é uma preocupação legítima, diz Dweck, mas apenas até certo ponto. "Acho que a maioria das mulheres ganha cerca de cinco quilos com Depo", diz ela, "mas isso não é universal." Um estudo recente da Ohio State University mostrou que um fator que determina se você ganha peso com a injeção são os micronutrientes, ou vitaminas, em sua dieta. Os pesquisadores descobriram que as mulheres que comiam muitas frutas, vegetais e grãos inteiros tinham menos probabilidade de ganhar peso após tomar a injeção, mesmo que comessem junk food também. (Experimente os melhores alimentos para abdominais planos.)