Autor: Christy White
Data De Criação: 8 Poderia 2021
Data De Atualização: 17 Novembro 2024
Anonim
LIVE DA JANTA: BATATA FRITA DE NOITE?? PODE | LIVE 021
Vídeo: LIVE DA JANTA: BATATA FRITA DE NOITE?? PODE | LIVE 021

Contente

As framboesas são deliciosas frutas cheias de nutrientes.

Entre as diferentes variedades, as framboesas vermelhas são as mais comuns, enquanto as framboesas pretas são um tipo único que só cresce em determinados locais.

Este artigo analisa as principais diferenças entre as framboesas vermelhas e pretas.

O que são framboesas vermelhas e framboesas pretas?

Framboesas pretas, também conhecidas como bonés pretos ou amoras, são uma espécie de framboesa.

As framboesas vermelhas e pretas são pequenas, têm um centro oco e são cobertas por pequenos pelos brancos. Ambos os tipos têm sabor semelhante, embora algumas pessoas achem as framboesas pretas mais doces.

Independentemente da cor, as framboesas são muito nutritivas. Uma xícara de framboesas (123 gramas) fornece o seguinte ():


  • Calorias: 64 calorias
  • Carboidratos: 15 gramas
  • Proteína: 1 grama
  • Gordura: menos de 1 grama
  • Fibra: 29% da ingestão diária de referência (RDI)
  • Vitamina C: 43% do RDI
  • Vitamina K: 11% do RDI
  • Vitamina E: 7% do RDI

As framboesas são uma excelente fonte de fibra, com uma porção de 1 xícara (123 gramas) fornecendo 29% do RDI. A fibra alimentar apoia o seu sistema digestivo, promove a saúde do coração e pode ajudar na perda de peso (,,).

Como outras frutas, as framboesas são ricas em vitaminas C e E, que têm uma poderosa atividade antioxidante em seu corpo. Os antioxidantes são compostos que previnem danos às células causados ​​por moléculas chamadas radicais livres ().

Resumo

As framboesas pretas e vermelhas são semelhantes em tamanho, anatomia e sabor. As framboesas são uma fonte rica em nutrientes importantes, como fibras e vitaminas C e E.


Framboesas pretas são mais ricos em antioxidantes

As framboesas vermelhas e pretas contêm antioxidantes poderosos que protegem as células dos danos causados ​​por níveis elevados de radicais livres no corpo. Um equilíbrio saudável de antioxidantes e radicais livres é necessário para manter uma saúde ótima ().

Dito isso, as framboesas pretas têm mais antioxidantes do que a variedade vermelha (,).

Em particular, as framboesas pretas têm altos níveis de polifenóis, que são compostos vegetais que têm atividade antioxidante e proporcionam benefícios à saúde. A seguir estão os principais polifenóis em framboesas pretas (,):

  • antocianinas
  • elagitaninos
  • ácidos fenólicos

Os altos níveis de antioxidantes nas framboesas pretas podem explicar suas propriedades potenciais de combate ao câncer.

Um estudo deu a pessoas com câncer colorretal 60 gramas de pó de framboesa preta por dia por até 9 semanas. O pó interrompeu a propagação e induziu a morte de células cancerosas do cólon naqueles que tomaram o pó por pelo menos 10 dias ().


O tratamento com pó de framboesa preta também mostrou benefícios antiinflamatórios e diminuição do dano celular em um pequeno estudo em pessoas com esôfago de Barrett, uma doença associada a um maior risco de câncer de esôfago ().

Além disso, alguns estudos em tubos de ensaio e animais descobriram que o extrato de framboesa preta pode ajudar a proteger contra certos tipos de câncer, como câncer de mama, cólon e próstata (,,).

No entanto, esses estudos usaram formas altamente concentradas de extrato ou pó de framboesa preta - não framboesas inteiras.

Mais pesquisas são necessárias para determinar os potenciais efeitos antiinflamatórios e de combate ao câncer da framboesa preta.

Resumo

As framboesas pretas têm maior quantidade de antioxidantes do que as vermelhas, o que pode explicar sua potencial atividade anticâncer.

Disponibilidade e usos

As framboesas vermelhas e pretas são cultivadas e usadas na produção de alimentos de maneiras diferentes.

Framboesas vermelhas

Framboesas vermelhas são comumente encontradas em sua mercearia local na maioria dos meses do ano.

Eles são cultivados em todo o mundo em locais com clima ameno.

Você pode comer framboesas vermelhas sozinhas ou adicioná-las a alimentos como aveia ou smoothies para doçura natural.

Framboesas pretas

Framboesas pretas são difíceis de encontrar e só ficam disponíveis por algumas semanas durante o verão.

Framboesas pretas selvagens crescem no nordeste dos Estados Unidos, mas a maioria das framboesas pretas comerciais é cultivada no estado de Oregon ().

Embora você possa desfrutar de framboesas pretas frescas, a maioria das framboesas pretas cultivadas comercialmente é usada em alimentos especiais, como geleias e purês, ou para fazer produtos como suplementos dietéticos e corantes naturais.

Ambos são nutritivos

Embora as framboesas pretas sejam mais antioxidantes do que as vermelhas, ambas são opções altamente nutritivas que podem beneficiar sua saúde.

Como outras frutas, todas as framboesas são ricas em vitaminas, minerais e fibras. No geral, é recomendado comer uma dieta rica em frutas e vegetais para otimizar sua saúde e reduzir o risco de doenças crônicas.

Você pode saborear framboesas pretas ou vermelhas sozinhas ou usá-las como um complemento saboroso e fresco para iogurte, aveia ou smoothies.

Resumo

Framboesas vermelhas e pretas podem ser uma adição saudável à sua dieta.

O resultado final

As framboesas vermelhas e pretas são ricas em nutrientes como fibra e vitamina C e são semelhantes em tamanho, sabor e estrutura.

No entanto, as framboesas pretas têm mais antioxidantes do que as framboesas vermelhas, o que pode explicar a potencial atividade de combate ao câncer associada ao extrato de framboesa preta.

Embora geralmente você possa encontrar framboesas vermelhas em sua mercearia local, framboesas pretas são mais difíceis de encontrar. Não importa o tipo que você escolher, ambos são uma maneira deliciosa de aumentar a ingestão de nutrientes.

Recomendado Para Você

Como o câncer se espalha rapidamente

Como o câncer se espalha rapidamente

Noo corpo ão compoto por trilhõe de célula. Normalmente, a nova célula ubtituem a célula velha ou danificada à medida que morrem.À veze, o DNA de uma célula ...
Sem glúten não é apenas uma moda passageira: o que saber sobre doença celíaca, sensibilidade ao glúten não celíaca e alergia ao trigo

Sem glúten não é apenas uma moda passageira: o que saber sobre doença celíaca, sensibilidade ao glúten não celíaca e alergia ao trigo

Com a proliferação de produto em glúten e uma érie de condiçõe médica emelhante, há muita confuão obre o glúten atualmente.Agora que etá na moda ...