Coágulos sanguíneos: onde eles podem se formar?
Contente
- O que são coágulos sanguíneos?
- Onde os coágulos sanguíneos podem se formar no seu corpo?
- Como se formam os coágulos sanguíneos?
- Quem está em risco de coágulos sanguíneos?
- Aterosclerose
- Câncer
- Diabetes
- História familiar de coágulos sanguíneos ou um distúrbio hereditário da coagulação do sangue
- Insuficiência cardíaca
- Imobilidade
- Arritmia cardíaca
- Gravidez
- Peso não saudável
- Vasculite
- Quais são os sintomas de um coágulo sanguíneo?
- Por que os coágulos sanguíneos são tão perigosos?
- Como são tratados os coágulos sanguíneos?
- Como você pode evitar coágulos sanguíneos?
O que são coágulos sanguíneos?
As artérias e veias do seu corpo são um sistema de rodovia projetado para transportar sangue rico em oxigênio do seu coração para o resto do seu corpo. Eles então transportam sangue sem oxigênio de volta do corpo para o coração.
Normalmente, esse sistema funciona sem problemas, mas às vezes você pode desenvolver um gargalo chamado coágulo de sangue. Coágulos sanguíneos são aglomerados sólidos que se formam no sangue. Eles servem ao propósito útil de impedir que você sangre muito quando você se machuca.
Às vezes, um coágulo de sangue pode se formar dentro de uma artéria ou veia quando você não foi ferido. Esses tipos de coágulos podem ser perigosos porque podem formar um bloqueio. Eles são especialmente perigosos se pararem e viajarem para o seu cérebro ou pulmões.
Saiba onde mais coágulos sanguíneos podem se formar, por que eles podem ser perigosos e como evitar a sua ocorrência.
Onde os coágulos sanguíneos podem se formar no seu corpo?
Coágulos sanguíneos podem se formar em muitas partes diferentes do corpo. Às vezes, os coágulos podem se romper e viajar pela corrente sanguínea de uma parte do corpo para outra.
Coágulos podem ser encontrados em:
- abdômen
- braço
- perna
- cérebro
- coração
- pulmão
Alguns coágulos se formam em veias pequenas perto da superfície da pele. Outros se desenvolvem em veias mais profundas.
Como se formam os coágulos sanguíneos?
Quando você obtém um corte profundo o suficiente para perfurar uma parede dos vasos sanguíneos, as células sanguíneas chamadas plaquetas correm para a abertura. Proteínas na parte líquida do seu sangue, ou plasma, fazem as plaquetas grudarem no buraco. As proteínas e plaquetas formam um plug pegajoso que impede o fluxo do sangue.
Depois que seu corpo cura a ferida, ele dissolve o coágulo.
Você também pode obter coágulos sanguíneos se tiver uma doença que faça seu corpo produzir muitos glóbulos vermelhos (RBCs) ou plaquetas.
Isso também é chamado de "estado hipercoagulável". Outras doenças podem impedir seu corpo de quebrar corretamente os coágulos sanguíneos quando você não precisar mais deles. Os danos no coração ou nos vasos sanguíneos podem afetar o fluxo sanguíneo e aumentar a probabilidade de formação de coágulos.
Quem está em risco de coágulos sanguíneos?
É mais provável que você tenha coágulos sanguíneos se tiver uma dessas condições.
Aterosclerose
Na aterosclerose, ou "endurecimento das artérias", uma substância cerosa chamada placa se acumula nas artérias. Se a placa se abrir, as plaquetas correm para o local para curar a lesão, formando um coágulo de sangue.
Câncer
Alguns tipos de câncer podem levar a danos nos tecidos ou respostas inflamatórias que podem ativar a coagulação do sangue. Alguns tratamentos contra o câncer (como quimioterapias) também podem aumentar o risco de coágulos sanguíneos. Além disso, fazer uma cirurgia para remover um câncer pode colocar você em risco.
Diabetes
Pessoas com diabetes são mais propensas a acumular placas nas artérias.
História familiar de coágulos sanguíneos ou um distúrbio hereditário da coagulação do sangue
Um histórico familiar de coágulos sanguíneos ou um distúrbio hereditário da coagulação do sangue (como aquele que facilita a coagulação do sangue) pode colocar você em risco de desenvolver coágulos sanguíneos. Normalmente, essa condição por si só não causa coágulos sanguíneos, a menos que combinada com um ou mais outros fatores de risco.
Insuficiência cardíaca
Na insuficiência cardíaca, o dano no coração impede que ele bombe tão eficientemente quanto deveria. O fluxo sanguíneo diminui e os coágulos são mais propensos a se formar no sangue lento.
Imobilidade
Estar imóvel ou não se mover por um longo período de tempo é outro fator de risco. A imobilidade é comum após a cirurgia, mas viagens aéreas prolongadas ou viagens de carro também podem levar à imobilidade.
Quando você está imóvel, seu fluxo sanguíneo pode diminuir, o que pode causar a coagulação do sangue.
Se você estiver viajando, levante-se e mova-se regularmente. Se você for fazer uma cirurgia, converse com seu médico sobre maneiras de reduzir o risco de coágulos sanguíneos.
Arritmia cardíaca
Se você tem um batimento cardíaco irregular, seu coração bate de forma descoordenada. Isso pode causar a acumulação de sangue e a formação de coágulos.
Gravidez
A gravidez também aumenta o risco de coágulos sanguíneos.
À medida que a gravidez avança, o útero em crescimento pode comprimir as veias. Isso pode diminuir o fluxo sanguíneo, especialmente para as pernas. Uma diminuição no fluxo sanguíneo para as pernas pode levar ao tromboembolismo venoso profundo (TVP), que é uma forma séria de coágulo sanguíneo.
Além disso, à medida que seu corpo se prepara para o parto, seu sangue começa a coagular com mais facilidade.
A coagulação é importante após o parto, pois ajudará a evitar a perda de muito sangue. No entanto, essa capacidade aprimorada de coagulação também pode aumentar suas chances de coágulos sanguíneos antes do parto. Mover-se e manter-se hidratado pode ajudar a prevenir coágulos durante a gravidez.
Peso não saudável
Pessoas com sobrepeso ou obesidade são mais propensas a ter placa nas artérias.
Vasculite
Na vasculite, os vasos sanguíneos incham e ficam danificados. Coágulos podem se formar nas áreas lesionadas.
Quais são os sintomas de um coágulo sanguíneo?
Nem todo mundo que tem um coágulo sanguíneo experimenta sintomas.
Quaisquer sintomas de um coágulo sanguíneo que você experimentar dependerão de onde o coágulo está em seu corpo.
Local do coágulo | Sintomas | Outra informação |
perna | inchaço, vermelhidão, dor, calor, sensibilidade na panturrilha | também conhecida como trombose venosa profunda (TVP) |
braço | inchaço, vermelhidão ou azulado, cólicas, calor, sensibilidade nos braços | também conhecida como trombose venosa profunda das extremidades superiores (TVP-UE) |
pulmão | falta de ar, dor no peito que piora quando você respira, tosse, batimentos cardíacos acelerados, tosse que pode causar catarro sangrento | também conhecido como embolia pulmonar (PE) |
coração | dor no peito ou peso, falta de ar, dormência no braço esquerdo, tontura, náusea, sudorese | associado a ataque cardíaco |
cérebro | dificuldade em falar, dor de cabeça súbita e grave, perda de visão, tontura, fraqueza no rosto ou nos membros | associado a acidente vascular cerebral |
abdômen | dor abdominal intensa, vômito, diarréia | também conhecido como coágulos sanguíneos abdominais |
Por que os coágulos sanguíneos são tão perigosos?
Os coágulos que se formam nas veias pequenas geralmente não são muito graves. Os que se formam nas veias profundas podem viajar para outras partes do corpo e causar um bloqueio com risco de vida.
- A TVP é um coágulo que se forma em uma veia profunda, geralmente na perna.
- A embolia pulmonar (EP) ocorre quando um coágulo se rompe e viaja para os pulmões. O PE pode bloquear o fluxo sanguíneo no pulmão e dificultar a respiração.
- Um coágulo sanguíneo no seu coração pode causar um ataque cardíaco.
- Um coágulo que viaja para o seu cérebro pode causar um derrame.
Como são tratados os coágulos sanguíneos?
Coágulos sanguíneos são uma emergência médica. Se você suspeitar que tem um coágulo sanguíneo, entre em contato com seu médico ou com os serviços de emergência locais imediatamente sobre o tratamento.
Diluentes de sangue podem ser usados para tratar muitos tipos diferentes de coágulos sanguíneos. Exemplos incluem varfarina (Coumadin) e apixaban (Eliquis), que pertencem a um grupo de anticoagulantes conhecidos como anticoagulantes.
O clopidogrel (Plavix) é outro anticoagulante comumente prescrito. É um antiagregante plaquetário, por isso funciona impedindo as plaquetas de formar coágulos sanguíneos.
Medicamentos chamados trombolíticos podem ser usados se o coágulo sanguíneo resultar de um ataque cardíaco.
Algumas pessoas com TVP e PE podem ter um filtro colocado dentro da veia cava inferior(a veia que leva sangue ao coração). Este filtro impedes coágulos de viajar para os pulmões.
Remoções mecânicas de coágulos, também conhecidas como trombectomias mecânicas, podem ser realizadas no caso de um acidente vascular cerebral.
Como você pode evitar coágulos sanguíneos?
Siga estas dicas para evitar coágulos sanguíneos:
- Não fique sentado por longos períodos de tempo. Se você estiver em um vôo longo ou preso na cama após a cirurgia, tente levantar-se a cada hora para se movimentar, se possível. Permanecer ativo impedirá que o sangue se acumule nas pernas e forme um coágulo.
- Se você está acima do peso, tente perder peso. Pessoas que estão acima do peso correm maior risco de placa nas artérias que leva a coágulos sanguíneos.
- Controle diabetes e doenças cardíacas. Essas condições podem aumentar o risco de coágulo sanguíneo.
- Não fume. Os produtos químicos nos cigarros danificam os vasos sanguíneos e aumentam a probabilidade de as plaquetas se agruparem.
- Beber muita água. Ter muito pouco líquido no corpo torna o sangue mais espesso.
Se você está preocupado com o risco de coágulos sanguíneos ou deseja obter mais informações, fale com seu médico.