Autor: Peter Berry
Data De Criação: 17 Julho 2021
Data De Atualização: 1 Novembro 2024
Anonim
Como o exercício afeta a pressão arterial? - Saúde
Como o exercício afeta a pressão arterial? - Saúde

Contente

Pressão arterial após o exercício

O exercício pode aumentar a pressão sanguínea, mas os efeitos são geralmente temporários. Sua pressão arterial deve retornar gradualmente ao normal após o término do exercício. Quanto mais rápido sua pressão arterial retornar ao nível de repouso, mais saudável você provavelmente será.

De acordo com as diretrizes fornecidas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, a pressão arterial "normal" é inferior a 120/80 mm Hg. Isso inclui uma leitura da pressão sistólica abaixo de 120 mm Hg (o número superior) e uma leitura da pressão diastólica (o número inferior) abaixo de 80 mm Hg.

O exercício aumenta a pressão arterial sistólica. A pressão arterial sistólica é uma medida da pressão dos vasos sanguíneos quando o coração bate.

A pressão arterial diastólica é uma medida da pressão nos vasos sanguíneos entre os batimentos cardíacos. Não deve mudar significativamente durante o exercício. Se isso acontecer, consulte o seu médico.

É difícil dizer de forma conclusiva quais leituras da pressão arterial são consideradas saudáveis ​​após o exercício, pois a pressão arterial varia de pessoa para pessoa. Níveis normais para uma pessoa podem ser um sinal de um problema para outra pessoa.


No entanto, em geral, a pressão alta após um período de repouso de até duas horas após o exercício inclui qualquer leitura maior que 140/90 mm Hg. A pressão arterial baixa após o exercício inclui qualquer leitura inferior a 90/60 mm Hg.

Efeitos do exercício sobre a pressão arterial

Atividades aeróbicas como natação, ciclismo e corrida impõem exigências adicionais ao seu sistema cardiovascular. Seus músculos precisam de mais oxigênio do que quando você está em repouso, então você precisa respirar mais rapidamente.

Seu coração começa a bombear com mais força e rapidez para circular o sangue para fornecer oxigênio aos músculos. Como resultado, a pressão arterial sistólica aumenta.

É normal que a pressão arterial sistólica suba para entre 160 e 220 mm Hg durante o exercício. A menos que você tenha esclarecido com o seu médico, pare de se exercitar se a pressão arterial sistólica ultrapassar os 200 mm Hg. Além dos 220 mm Hg, o risco de um problema cardíaco aumenta.


Diferentes fatores podem influenciar a forma como seu sistema cardiovascular responde ao exercício. Alguns desses fatores incluem dieta, condições médicas e medicamentos.

Por exemplo, a hipertensão é uma condição que causa um aumento extremo da pressão arterial durante a atividade física. Pessoas com hipertensão do exercício podem experimentar picos na pressão arterial sistólica de até 250 mm Hg durante o exercício.

Em geral, sua pressão arterial deve retornar ao normal algumas horas após o treino. Mesmo assim, você pode perceber que sua pressão arterial não volta exatamente ao que era antes do exercício. Isso ocorre porque é normal que a pressão arterial caia um pouco dentro de algumas horas de exercício.

Exercício para pessoas em risco de ou com pressão alta

É seguro se exercitar se você estiver em risco de pressão alta (anteriormente chamada de pré-hipertensão) ou pressão alta (hipertensão). De fato, o exercício regular pode ajudá-lo a manter sua pressão arterial sob controle.


Se você estiver em risco ou tiver hipertensão, fale com seu médico sobre a maneira mais segura de se exercitar. Isso pode envolver:

  • usando medicação para baixar sua pressão arterial
  • escolhendo atividades moderadas
  • trabalhando até o exercício diário

Se você está preocupado com sua pressão arterial, pode monitorá-la antes, durante e após o treino.

Exercício para pessoas com pressão arterial baixa

Verifique também com seu médico antes de iniciar um novo programa de exercícios se você tiver pressão arterial baixa (hipotensão). O exercício - especialmente o exercício que envolve mudanças repentinas na postura - pode desencadear sintomas, incluindo tontura, visão turva e náusea.

Isso não significa que você não deve se exercitar se tiver pressão baixa. De fato, o exercício também pode ser benéfico no tratamento da hipotensão, pois ajuda a melhorar a circulação sanguínea.

Se você tem pressão arterial baixa, opte por atividades moderadas que não envolvam flexões e subidas rápidas para uma posição vertical.

Complicações da pressão arterial

Um aumento ou queda da pressão arterial durante o exercício pode ser um sinal de uma condição médica.

Picos de pressão arterial

Um aumento dramático da pressão arterial durante ou após o exercício pode ser um sinal de:

  • estar em risco de hipertensão
  • tendo hipertensão
  • tendo hipertensão

Se sua pressão arterial subir rapidamente para uma leitura de 180/120 mm Hg ou superior, procure atendimento médico de emergência. Pressão arterial não monitorada nesse intervalo pode ser um sinal de ataque cardíaco ou derrame.

Quedas de pressão arterial

Quedas significativas na pressão sanguínea após o exercício são um fator de risco para o desenvolvimento ou hipertensão e certos tipos de doenças cardíacas.

Enquanto a maioria das pessoas experimenta uma leve queda na pressão arterial após o exercício, as pesquisas sugerem que as pessoas com hipertensão experimentam reduções mais significativas na pressão arterial.

Quando procurar ajuda

Fale com o seu médico se notar algum dos seguintes sintomas:

  • Sua pressão arterial aumenta após o exercício.
  • Sua pressão arterial cai após o exercício.
  • Sua pressão arterial não muda durante o exercício.
  • Sua pressão sistólica (número superior) ultrapassa os 200 mm Hg durante ou após o exercício.
  • Sua pressão diastólica (número inferior) muda significativamente durante o exercício.
  • Sua leitura da pressão arterial ultrapassa 180/120 mm Hg durante ou após o exercício.

Em geral, se você estiver preocupado com sua pressão arterial, marque uma consulta com seu médico.

Dicas para segurança do exercício

O exercício pode ajudar a regular a pressão sanguínea. Se você tem hipotensão ou corre risco ou hipertensão, as dicas a seguir podem ajudá-lo a melhorar a segurança:

  • Exercite-se um pouco todos os dias para controlar sua pressão arterial.
  • Verifique com um médico ou outro profissional de saúde se você não é ativo, mas gostaria de ser mais ativo.
  • Opte por atividades moderadas, como caminhar, nadar ou andar de bicicleta. Aumente a duração e a intensidade do seu treino gradualmente.
  • Aqueça antes de se exercitar para evitar lesões.
  • Pare sua atividade física gradualmente. Um período de recarga é crucial para pessoas com pressão alta. Permite retornar lentamente à frequência cardíaca e pressão sanguínea pré-exercício.

O takeaway

É normal que a pressão arterial suba durante o exercício. No entanto, picos ou quedas extremas na pressão arterial podem ser um sinal de uma condição médica, como correr risco ou ter hipertensão.

Geralmente, é seguro se exercitar, mesmo se você tiver pressão arterial baixa ou alta. De fato, o exercício pode ajudá-lo a manter sua pressão arterial sob controle. Converse com seu médico com suas perguntas sobre exercícios e pressão arterial.

Nossa Recomendação

Fratura em espiral

Fratura em espiral

Uma fratura em epiral, também conhecida como fratura por torção, é um tipo de fratura completa. Ocorre devido a uma força de rotação ou torção.A fratura co...
Grávida de 32 semanas: sintomas, dicas e muito mais

Grávida de 32 semanas: sintomas, dicas e muito mais

Durante a gravidez, você pode entir fadiga e outro intoma incômodo, como azia, que é comum no terceiro trimetre, parcialmente devido ao crecimento do útero. Ma eu bebê e benef...