O que causa a expectoração com coloração de sangue e como ela é tratada?
Contente
- Causas de expectoração com cor de sangue
- Quando ver um médico
- Diagnosticando a causa
- Tratamentos para expectoração tingida de sangue
- Prevenção
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.
visão global
A expectoração, ou catarro, é uma mistura de saliva e muco que você tossiu. A expectoração tingida de sangue ocorre quando a expectoração contém riscos visíveis de sangue. O sangue vem de algum lugar ao longo do trato respiratório dentro do corpo. O trato respiratório inclui:
- boca
- garganta
- nariz
- pulmões
- passagens que levam aos pulmões
Às vezes, expectoração com tingimento de sangue é um sintoma de uma condição médica séria. No entanto, expectoração com cor de sangue é uma ocorrência relativamente comum e normalmente não é motivo de preocupação imediata.
Se estiver tossindo sangue com pouco ou nenhum escarro, você deve procurar atendimento médico imediato.
Causas de expectoração com cor de sangue
As causas comuns de expectoração com coloração de sangue incluem:
- tosse intensa e prolongada
- bronquite
- hemorragias nasais
- outras infecções no peito
As causas mais sérias de expectoração com coloração de sangue podem incluir:
- câncer de pulmão ou câncer de garganta
- pneumonia
- embolia pulmonar, ou um coágulo de sangue no pulmão
- edema pulmonar, ou tendo líquido nos pulmões
- aspiração pulmonar ou respiração de material estranho no pulmão
- fibrose cística
- certas infecções, como tuberculose
- tomar anticoagulantes, que afinam o sangue para evitar que coagule
- trauma para o sistema respiratório
Infecções respiratórias inferiores e inalação de um objeto estranho são as causas prováveis de expectoração com coloração de sangue em crianças.
Quando ver um médico
Você deve ligar para o seu médico imediatamente se sentir algum destes sintomas:
- tossindo principalmente com sangue, com muito pouca expectoração
- falta de ar ou dificuldade para respirar
- fraqueza
- tontura
- suando
- frequência cardíaca rápida
- perda de peso inexplicável
- fadiga
- dor no peito
- sangue também na urina ou fezes
Esses sintomas estão associados a condições médicas graves.
Diagnosticando a causa
Quando você vai ao seu médico para diagnosticar a razão por trás do escarro tingido de sangue, ele primeiro perguntará se houve alguma causa perceptível, como:
- tosse
- uma febre
- a gripe
- bronquite
Eles também vão querer saber:
- há quanto tempo você tem expectoração tingida de sangue
- como o escarro parece
- quantas vezes você tosse durante o dia
- a quantidade de sangue no catarro
O médico ouvirá seus pulmões enquanto você respira e pode procurar outros sintomas preocupantes, como aumento da freqüência cardíaca, respiração ofegante ou estertores crepitantes. Eles também farão perguntas sobre seu histórico médico.
Seu médico também pode executar um ou mais desses estudos de imagem ou procedimentos para ajudá-los a chegar a um diagnóstico:
- Eles podem usar radiografias de tórax para diagnosticar uma variedade de condições diferentes. Este é geralmente um dos primeiros estudos de imagem que eles solicitam.
- Eles podem solicitar uma tomografia computadorizada de tórax para fornecer uma imagem mais clara dos tecidos moles para avaliação.
- Durante uma broncoscopia, o médico examina as vias aéreas para verificar se há obstruções ou anormalidades, baixando o broncoscópio pela parte de trás da garganta até os brônquios.
- Eles podem solicitar exames de sangue para diagnosticar diferentes condições, bem como determinar o quão fino seu sangue está e verificar se você perdeu tanto sangue que está com anemia.
- Se o seu médico notar uma anormalidade estrutural em seus pulmões, ele pode solicitar uma biópsia. Isso envolve a remoção de uma amostra de tecido dos pulmões e o envio a um laboratório para avaliação.
Tratamentos para expectoração tingida de sangue
O tratamento da expectoração com tingimento de sangue depende do tratamento da doença subjacente que a causa. Em alguns casos, o tratamento também pode envolver a redução da inflamação ou outros sintomas relacionados que você está experimentando.
Os tratamentos para expectoração com tingimento de sangue podem incluir:
- antibióticos orais para infecções como pneumonia bacteriana
- antivirais, como oseltamivir (Tamiflu), para reduzir a duração ou gravidade de uma infecção viral
- [link de afiliado:] supressores de tosse para tosse prolongada
- beber mais água, o que pode ajudar a eliminar o catarro restante
- cirurgia para tratar um tumor ou coágulo sanguíneo
Para as pessoas que estão tossindo grandes quantidades de sangue, o tratamento se concentra primeiro em estancar o sangramento, prevenir a aspiração, que ocorre quando um material estranho entra em seus pulmões, e depois tratar a causa subjacente.
Ligue para seu médico antes de usar qualquer supressor de tosse, mesmo se você souber a causa subjacente de seus sintomas. Os antitussígenos podem causar obstruções das vias aéreas ou manter o escarro preso nos pulmões, prolongando ou piorando a infecção.
Prevenção
A expectoração tingida de sangue às vezes pode ser um sintoma de uma condição subjacente inevitável, mas há métodos disponíveis para ajudar a prevenir alguns casos. A primeira linha de prevenção é tomar medidas para evitar as infecções respiratórias com maior probabilidade de desencadear esse sintoma.
Você pode fazer o seguinte para evitar expectoração com sangue:
- Pare de fumar se você fuma. Fumar causa irritação e inflamação e também aumenta a probabilidade de problemas médicos graves.
- Se você sentir que uma infecção respiratória está surgindo, beba mais água. A água potável pode diluir o catarro e ajudar a eliminá-lo.
- Mantenha sua casa limpa, pois a poeira é fácil de respirar e pode irritar os pulmões e piorar os sintomas se você tiver DPOC, asma ou infecção pulmonar. Mofo e bolor também podem causar infecções respiratórias e irritação, que podem causar expectoração com cor de sangue.
- Tosse com catarro amarelo e verde pode ser um sinal de infecção respiratória. Consulte o seu médico para tratamento no início para ajudar a prevenir complicações ou agravamento dos sintomas posteriormente.