Qual é a diferença entre Bourbon e Scotch Whisky?
Contente
- Diferentes tipos de uísque
- Uísque Bourbon
- Whisky escocês
- Comparação nutricional
- Benefícios e desvantagens
- Como desfrutar de uísque
- O resultado final
Whisky - um nome derivado da frase irlandesa para “água da vida” - está entre as bebidas alcoólicas mais populares em todo o mundo.
Embora existam muitas variedades, o uísque e o bourbon são os mais consumidos.
Apesar de suas muitas semelhanças, eles têm diferenças notáveis.
Este artigo explica a diferença entre o bourbon e o uísque escocês.
Diferentes tipos de uísque
O uísque é uma bebida alcoólica destilada feita de mostos de grãos fermentados. Eles são normalmente envelhecidos em barris de carvalho carbonizados até atingirem a idade de produção desejada (1).
Os grãos mais comuns usados para fazer uísque incluem milho, cevada, centeio e trigo.
Uísque Bourbon
O uísque Bourbon, ou bourbon, é feito principalmente de purê de milho.
É produzido apenas nos Estados Unidos e, de acordo com as regulamentações dos EUA, deve ser feito de uma pasta de grãos composta de pelo menos 51% de milho e envelhecida em recipientes novos de carvalho carbonizados (1).
Não existe um prazo mínimo para o envelhecimento do whisky bourbon, mas qualquer variedade com idade inferior a quatro anos deve ter a idade indicada no rótulo. Dito isso, para um produto ser denominado Bourbon puro, ele deve ser envelhecido por pelo menos dois anos (1).
O uísque Bourbon é destilado e engarrafado com no mínimo 40% de álcool (80 provas).
Whisky escocês
O uísque escocês, ou escocês, é feito principalmente de cevada maltada.
Para levar o nome, ele só pode ser produzido na Escócia. Existem dois tipos principais - single malte e single grain (2).
O whisky escocês single malt é feito apenas de água e cevada maltada em uma única destilaria. Enquanto isso, o whisky escocês de grão único é igualmente produzido em uma única destilaria, mas pode conter outros grãos inteiros de cereais maltados ou não maltados (2).
Ao contrário do bourbon, que não tem período mínimo de envelhecimento, o Scotch deve ser envelhecido por pelo menos 3 anos em recipientes de carvalho. Depois de pronto, o whisky é destilado e engarrafado com teor alcoólico mínimo de 40% (80 provas) (2).
Resumo
Bourbon e Scotch são tipos de uísque. O Bourbon é produzido nos Estados Unidos e feito principalmente a partir de purê de milho, enquanto o Scotch é produzido na Escócia e normalmente feito de grãos maltados, especialmente Scotch de Single Malte.
Comparação nutricional
Em termos de nutrição, o bourbon e o uísque são idênticos. Uma injeção padrão de 43 ml (1,5 onças) contém os seguintes nutrientes (,):
Bourbon | Uísque | |
Calorias | 97 | 97 |
Proteína | 0 | 0 |
Gordura | 0 | 0 |
Carboidratos | 0 | 0 |
Açúcar | 0 | 0 |
Álcool | 14 gramas | 14 gramas |
Embora idênticos em termos de calorias e teor de álcool, eles são produzidos a partir de grãos diferentes. O Bourbon é feito de uma pasta de grãos que contém pelo menos 51% de milho, enquanto os uísques escoceses são normalmente feitos de grãos maltados (1, 2).
Essas diferenças dão ao bourbon e ao uísque perfis de sabor ligeiramente diferentes. O Bourbon tende a ser mais doce, enquanto o Scotch tende a ter um sabor mais intenso.
ResumoBourbon e Scotch são idênticos em termos de nutrição. No entanto, eles são feitos de grãos diferentes, o que lhes confere perfis de sabor ligeiramente diferentes.
Benefícios e desvantagens
A pesquisa sugere que a ingestão moderada de uísques e álcool, em geral, pode oferecer alguns benefícios:
- Fornece antioxidantes. O uísque contém vários antioxidantes, como o ácido elágico. Essas moléculas ajudam a neutralizar os radicais livres prejudiciais. A pesquisa sugere que a ingestão moderada de uísque pode aumentar os níveis de antioxidantes no sangue (,).
- Pode reduzir os níveis de ácido úrico. Algumas pesquisas sugerem que a ingestão moderada de uísque pode reduzir os níveis elevados de ácido úrico, que são um fator de risco para ataques de gota (,).
- Pode reduzir o risco de doenças cardíacas. A ingestão moderada de álcool tem sido associada a um risco reduzido de doenças cardíacas. Dito isso, beber muito álcool pode ser prejudicial e aumentar o risco dessa doença (,,).
- Pode promover a saúde do cérebro. De acordo com algumas pesquisas, a ingestão moderada de álcool pode proteger contra distúrbios cerebrais, como demência (,,).
Embora uma ingestão moderada de uísque e outras bebidas alcoólicas possa ter benefícios, beber muito pode ter efeitos prejudiciais à sua saúde.
Aqui estão alguns dos efeitos negativos de beber muito álcool:
- Ganho de peso. Uma dose padrão de 43 ml de uísque contém 97 calorias, portanto, beber várias doses regularmente pode levar ao ganho de peso (,).
- Doença hepática. Beber 1 dose de uísque, ou mais de 25 ml de álcool, diariamente pode aumentar o risco de doenças hepáticas potencialmente fatais, como cirrose (,).
- Dependência de álcool. A pesquisa relacionou a ingestão regular de álcool pesado a um maior risco de dependência de álcool e alcoolismo ().
- Aumento do risco de depressão. Pesquisas sugerem que pessoas que bebem muito álcool têm maior risco de depressão do que aquelas que bebem moderadamente ou não bebem (,).
- Maior risco de morte. O consumo excessivo de álcool aumenta significativamente o risco de morte prematura, em comparação com a ingestão moderada ou abstinência (,).
Para reduzir o risco desses efeitos negativos, é melhor limitar a ingestão de álcool a uma bebida padrão por dia para mulheres, ou duas bebidas padrão por dia para homens ().
Uma bebida padrão de uísque é equivalente a uma dose de 43 ml (1,5 onças) ().
ResumoA ingestão moderada de uísque pode oferecer alguns benefícios. Ainda assim, beber muito pode ter muitas consequências negativas para a saúde.
Como desfrutar de uísque
O uísque é uma bebida versátil que pode ser apreciada de várias maneiras.
A maioria das pessoas bebe uísque puro ou puro, o que significa por si só. Normalmente, é recomendado beber uísque dessa forma no início para ter uma ideia melhor de seu sabor e aroma.
Dito isso, adicionar um pouco de água pode ajudar a realçar seus sabores mais sutis. Além disso, você pode beber uísque com gelo, comumente conhecido como "com gelo".
Se você não gosta do sabor do uísque em si, pode experimentá-lo em um coquetel.
Aqui estão alguns coquetéis de uísque populares:
- Antiquado. Este coquetel é feito de uma combinação de uísque, bitters, açúcar e água.
- Manhattan. Feito a partir de uma combinação de uísque de centeio ou bourbon, bitters e vermute doce (um tipo de vinho branco fortificado), um Manhattan é normalmente servido com cerejas.
- Highball clássico. Esta bebida é feita de qualquer tipo de whisky, cubos de gelo e ginger ale.
- Mint julep. Normalmente servido em derbies, um mint julep é feito de uma combinação de uísque de bourbon, açúcar (ou xarope simples), folhas de hortelã e gelo picado.
- Uísque azedo. Este coquetel é feito com uma combinação de uísque bourbon, suco de limão e xarope simples. Geralmente é servido com gelo e cerejas.
- John Collins. Feito de forma semelhante a um whisky sour, esta bebida também contém club soda.
Lembre-se de que muitas dessas bebidas contêm açúcares adicionados e podem conter muitas calorias. Como qualquer bebida alcoólica ou adoçada, é melhor desfrutar dessas bebidas com moderação.
ResumoO whisky é versátil e pode ser apreciado de várias formas, incluindo puro (puro), com gelo (“com gelo”) e em cocktails.
O resultado final
Bourbon e Scotch são diferentes tipos de whisky.
Eles são semelhantes em termos de nutrição, mas têm sabores e perfis de sabor ligeiramente diferentes, já que o bourbon é feito principalmente de purê de milho, enquanto o Scotch é normalmente feito de grãos maltados e envelheceu por pelo menos três anos.
O uísque pode ser apreciado de várias maneiras, inclusive puro, com gelo ou em um coquetel.
Embora possa oferecer benefícios com moderação, muito álcool pode prejudicar seu corpo.