Certo tipo de dor de cabeça é sinal de tumor cerebral?
Contente
- Visão geral
- Sintomas de dor de cabeça de tumor cerebral
- Sintomas que acompanham uma dor de cabeça de tumor cerebral
- Quando consultar um médico
- Tratamento de tumor cerebral
- Quais são as perspectivas?
Visão geral
Quando você tem uma dor de cabeça que parece um pouco mais dolorosa do que o normal e se sente diferente da sua típica dor de cabeça por tensão ou enxaqueca, você pode se perguntar se é um sinal de algo sério. Você pode até se perguntar se tem um tumor no cérebro.
Mas lembre-se de que a maioria das dores de cabeça não se deve a tumores cerebrais. De fato, menos de 90.000 pessoas nos Estados Unidos são diagnosticadas com um tumor cerebral anualmente.
A maioria dos tumores cerebrais realmente começa em algum outro lugar do corpo e se espalha para o cérebro. Estes são conhecidos como tumores cerebrais metastáticos. Um tumor que se forma no cérebro é chamado de tumor cerebral primário.
Portanto, a maioria das dores de cabeça não é motivo de preocupação. No entanto, se um tumor cerebral estiver presente, uma dor de cabeça é o sintoma mais comum.
Compreender as diferenças entre uma dor de cabeça padrão e o que poderia ser uma dor de cabeça de tumor cerebral pode proporcionar um pouco de paz de espírito.
No entanto, é aconselhável conversar com seu médico sempre que houver uma nova preocupação, como dores de cabeça e sintomas associados. Em muitos casos, é a presença de outros sintomas que podem ajudar você e seu médico a determinar a gravidade de sua situação.
Sintomas de dor de cabeça de tumor cerebral
Nos estágios iniciais, um tumor cerebral pode não apresentar sintomas visíveis. Somente quando cresce o suficiente para pressionar o cérebro ou os nervos, ele pode começar a causar dores de cabeça.
A natureza de uma dor de cabeça de tumor cerebral é diferente de uma dor de cabeça por tensão ou enxaqueca em alguns aspectos perceptíveis.
Por exemplo, acordar frequentemente com dor de cabeça pode ser um sinal de um tumor cerebral. No entanto, lembre-se de que outras condições, como apneia obstrutiva do sono ou ressaca, também podem causar dores de cabeça pela manhã.
Mas se você começar a ter dores de cabeça frequentes, diferentes tipos de dores de cabeça ou se as dores de cabeça mudarem de gravidade, observe. Isso pode indicar a presença de um tumor cerebral.
Da mesma forma, se você não é uma pessoa que costuma ter dores de cabeça, mas começa a sentir dores de cabeça frequentes e dolorosas, consulte um médico em breve.
Outros sintomas de dor de cabeça associados a tumores cerebrais podem incluir:
- dores de cabeça que te acordam à noite
- dor de cabeça que muda à medida que você muda de posição
- dor de cabeça que não responde a analgésicos comuns, como aspirina, acetaminofeno (Tylenol) ou ibuprofeno (Advil)
- dores de cabeça que duram dias ou semanas de cada vez
Como a dor pode ser bastante intensa, as dores de cabeça de tumores cerebrais às vezes são confundidas com enxaquecas. No entanto, um ataque de enxaqueca também pode desencadear náuseas e extrema sensibilidade à luz. Dores de cabeça de tumores cerebrais são geralmente acompanhadas de outros sinais.
Sintomas que acompanham uma dor de cabeça de tumor cerebral
Se uma dor de cabeça é seu único sintoma, é menos provável que seja causado por um tumor cerebral do que se você estiver enfrentando outros problemas graves de saúde. Alguns dos sintomas mais comuns de um tumor cerebral incluem:
- perda de peso inexplicável
- visão dupla, visão turva ou perda de visão
- aumento da pressão sentida na parte de trás da cabeça
- tonturas e perda de equilíbrio
- convulsões
- súbita incapacidade de falar
- Perda de audição
- fraqueza ou dormência que piora gradualmente em um lado do corpo
- mau humor e raiva incomuns
Alguns desses sintomas podem indicar um derrame, que não é causado por um tumor cerebral. Em vez disso, um acidente vascular cerebral é a interrupção do fluxo sanguíneo para ou dentro de um vaso sanguíneo no cérebro.
Mas se os sintomas são os de um derrame ou tumor cerebral, consulte o seu médico se a sua condição piorar de uma leve dor de cabeça para outra coisa.
Quando consultar um médico
Se você foi diagnosticado com câncer em outro lugar do seu corpo e começa a sentir fortes dores de cabeça, informe o seu médico. O câncer pode ter se espalhado para o seu cérebro. Esteja pronto para descrever todos os seus sintomas em detalhes. A natureza de suas dores de cabeça ajudará seu médico a fazer um melhor plano de tratamento.
Se você não tem histórico de câncer, consulte seu médico ou um neurologista se a dor de cabeça durar vários dias ou semanas com pouco ou nenhum alívio.
Uma dor de cabeça que continua a piorar sem resposta ao tratamento tradicional da dor também deve ser avaliada. A perda de peso, a dormência muscular e as alterações sensoriais (perda de visão ou audição) que acompanham a dor de cabeça também devem ser verificadas imediatamente.
Tratamento de tumor cerebral
O tratamento certo para um tumor cerebral depende de seu tamanho e localização, bem como de seu tipo.
Existem mais de 120 tipos de tumores no cérebro e no sistema nervoso. Eles diferem se suas células são cancerígenas ou benignas (não cancerígenas), de onde as células se originaram, quão agressivas são as células tumorais e muitos outros critérios.
Sua idade e saúde geral também determinarão seu tratamento se você receber um diagnóstico de câncer no cérebro.
Os tratamentos para tumores cerebrais incluem:
- Cirurgia para remover o tumor. Novos avanços na tecnologia e nas técnicas cirúrgicas permitem que os cirurgiões cheguem ao cérebro através de pequenas incisões e instrumentos especializados que não requerem uma incisão importante que pode levar muito tempo para cicatrizar.
- Tratamento por radiação, que utiliza feixes externos de raios-X ou outras formas de radiação para matar células cancerígenas e encolher o tumor. A radiação também pode ser administrada através da implantação de material radioativo diretamente no cérebro por um curto período de tempo.
- Quimioterapia, o que pode ser especialmente desafiador para tumores cerebrais. Isso ocorre porque existe uma barreira hematoencefálica que protege o tecido cerebral da corrente sanguínea. Os pesquisadores estão trabalhando em medicamentos quimioterápicos que podem atravessar a barreira hematoencefálica com segurança e eficácia para destruir o tumor.
Se nenhum tratamento agressivo para o câncer for realizado, seu médico pode tentar controlar os sintomas da dor de cabeça do tumor cerebral com esteróides para reduzir a inflamação e o inchaço, aliviando a pressão sobre os nervos. Se as convulsões forem um problema, o seu médico poderá prescrever medicamentos anti-convulsivos ou antiepiléticos.
Quais são as perspectivas?
Embora alguns sintomas possam ir e vir, um tumor cerebral não desaparece por si só. Quanto mais cedo um tumor for diagnosticado e o tratamento começar, maiores serão as chances de um resultado positivo. E mesmo que seu médico descubra que você não tem um tumor cerebral, a paz de espírito será bastante reconfortante.
Um tumor benigno também pode causar dores de cabeça dolorosas e pode exigir cirurgia para removê-lo, mas lembre-se de que nem todos os tumores cerebrais são cancerígenos.
A coisa mais importante a lembrar é prestar atenção aos seus sintomas e quando eles começam a se expandir além do desconforto usual da dor de cabeça por tensão.