A amamentação ajuda você a perder peso?
Contente
- Como a amamentação pode ajudá-lo a perder peso
- Por que algumas mulheres não perdem peso durante a amamentação
- Maneiras saudáveis de perder peso durante a amamentação
- Outros benefícios da amamentação para mamãe e bebê
- A linha inferior
A amamentação oferece muitos benefícios para as mães - incluindo o potencial de perder peso mais rapidamente depois de ter um bebê.
De fato, muitas mulheres parecem considerar isso uma vantagem importante (1, 2).
O tempo necessário para perder peso no pós-parto varia de mulher para mulher, mas muitas nutrizes relatam que a amamentação as ajudou a recuperar sua figura pré-bebê mais rapidamente.
No entanto, muitos outros não percebem nenhum efeito ou até ganham peso durante a amamentação.
Este artigo analisa a ciência por trás da amamentação e perda de peso.
Como a amamentação pode ajudá-lo a perder peso
A amamentação é frequentemente considerada a maneira da natureza de ajudar as novas mães a perder o peso do bebê.
Em parte, isso pode ocorrer porque as nutrizes queimam mais calorias a cada dia.
Pesquisas mostram que as mães que amamentam exclusivamente tendem a queimar, em média, 500 calorias adicionais por dia - o equivalente a cortar uma pequena refeição, fazer um lanche grande ou realizar 45-60 minutos de exercício físico de intensidade média (3).
Mães que amamentam também podem estar mais conscientes do que comem. Isso pode contribuir para a perda de peso através de uma menor ingestão de alimentos processados e um maior consumo de proteínas magras, frutas ricas em fibras, vegetais, grãos integrais e legumes (4, 5).
Esses dois fatores podem explicar por que os estudos mostram consistentemente que as mães que amamentam tendem a perder o peso do bebê mais rapidamente do que as mulheres que não o fazem.
Por exemplo, em um estudo, as mulheres que amamentaram exclusivamente por pelo menos três meses perderam 1,5 kg (3,2 libras) a mais no primeiro ano do que aquelas que alimentaram ou suplementaram com fórmula. Além disso, quanto mais a mãe amamenta, mais forte é o efeito (6).
As mulheres que amamentam também tiveram 6% mais chances de retornar ou mergulhar abaixo do peso pré-gestacional do que as mulheres que amamentavam não exclusivamente (6).
Outros estudos relatam resultados semelhantes, acrescentando que as mães que amamentam parecem atingir seu peso antes da gravidez, em média, seis meses antes do que aquelas que se alimentam com fórmula (7, 8).
A amamentação também pode ter efeitos positivos a longo prazo no seu peso. Em um estudo, mulheres que amamentaram por 6 a 12 meses tiveram percentuais gerais de gordura corporal mais baixos 5 anos após o parto do que aquelas que não o fizeram (9).
Outro estudo constatou que as mulheres que amamentaram exclusivamente por mais de 12 semanas após o parto eram, em média, 3,4 kg mais leves 10 anos após a gravidez do que aquelas que nunca amamentaram.
Essas mães também permaneceram 2,6 kg mais leves do que aquelas que amamentaram por menos de 12 semanas (10).
Isso sugere que tanto a duração quanto a frequência da amamentação podem influenciar a quantidade de peso que você pode perder após o parto. No entanto, nem todos os estudos encontram um elo forte, por isso são necessárias mais pesquisas (11, 12).
Resumo A amamentação exclusiva por pelo menos 3 a 6 meses pode ajudá-lo a perder mais peso do que a alimentação com fórmula ou uma combinação dos dois. A amamentação também pode ter efeitos duradouros no seu peso - anos após o parto.Por que algumas mulheres não perdem peso durante a amamentação
Perder peso durante a amamentação pode não ser igualmente fácil para todas as mães.
Um déficit de 500 calorias por dia pode teoricamente ajudar as mães que amamentam a perder cerca de 1 libra (0,45 kg) por semana, totalizando cerca de 4 libras (1,8 kg) por mês (3).
Portanto, as mães que amamentam e que ganharam de 11,5 a 16 kg recomendadas durante a gravidez devem poder perder esse peso nos primeiros 6 a 8 meses após o parto (13).
No entanto, muitas mães que amamentam levam mais tempo que esse intervalo para perder o peso do bebê. De fato, pesquisas mostram que muitas mulheres perdem apenas 86% do peso ganho durante a gravidez nos primeiros 6 meses após o parto (14).
Além disso, alguns estudos não encontram diferença na perda de peso entre mães que amamentam e que não amamentam (15, 16).
As razões pelas quais algumas mulheres podem ter mais dificuldade em perder o peso do bebê durante a amamentação podem ser diversas.
Por um lado, a amamentação tende a aumentar a fome. Estudos mostram que algumas mulheres comem mais e se movem menos durante a amamentação - compensando a queima calórica extra da amamentação (17).
As novas mães também tendem a ter períodos irregulares e interrompidos de sono. A privação do sono é outro fator conhecido pelo aumento da fome e do apetite - o que pode dificultar a perda de peso (18, 19, 20).
Resumo Nem todas as mães que amamentam perdem peso facilmente. O aumento da fome e da privação do sono podem ser dois fatores que podem dificultar a perda natural do peso do bebê.Maneiras saudáveis de perder peso durante a amamentação
Perder peso durante a amamentação é um ato de equilíbrio delicado.
Você precisa criar um déficit calórico para perder peso, mas reduzir drasticamente as calorias pode dificultar a obtenção de nutrientes suficientes e deixá-lo cansado e com fome. Além disso, comer muito pouco pode dificultar a produção de leite suficiente (21, 22).
Aqui estão algumas dicas para ajudar você a perder o peso do bebê de maneira saudável e nutritiva:
- Coma menos, mas não muito pouco. As mães que amamentam devem evitar comer menos de 1500-1800 calorias por dia. Isso permite que você consuma nutrientes suficientes e evite produzir muito pouco leite (21).
- Coma alimentos ricos em proteínas e fibras. Substituir alimentos processados por alimentos ricos em proteínas e fibras pode ajudar a reduzir a fome e mantê-lo mais cheio por mais tempo (4, 5).
- Exercício. Apesar do que algumas mulheres temem, é improvável que o exercício moderado afete negativamente sua produção de leite. Uma combinação de dieta e exercício ajuda as mães que amamentam a preservar a massa muscular (23, 24).
- Mantenha os alimentos nutritivos visíveis. Pesquisas mostram que é mais provável que você coma alimentos visíveis ou facilmente acessíveis. Portanto, estude lanches nutritivos e mantenha frutas e legumes pré-cortados à vista (25).
- Fique hidratado. Beber o suficiente - especialmente bebidas sem açúcar, como a água - é importante para o seu suprimento de leite. Também pode ajudar a perder peso, mantendo-o cheio e com mais energia (26, 27, 28).
- Encontre alternativas para levar para fora. Um trem de refeições, no qual amigos e parentes ajudam a fornecer refeições nutritivas e caseiras, é uma ótima alternativa para levar e pode contribuir para a perda de peso.
- Coma devagar e conscientemente. Comer por menos de 20 minutos ou distraído pode fazer você comer até 71% mais calorias. Tente sentar e sintonizar as refeições - idealmente enquanto o bebê dorme (29, 30, 31).
- Durma quando puder. A privação do sono pode aumentar a fome e os desejos. Tente compensar sua falta de sono planejando pelo menos alguns cochilos de 30 minutos enquanto o bebê dorme (18, 19, 20).
Outros benefícios da amamentação para mamãe e bebê
A amamentação oferece vários outros benefícios:
- Fornece nutrição ideal para bebês. O leite materno contém tudo o que seu bebê precisa durante os primeiros meses de vida - incluindo anticorpos fortalecedores do sistema imunológico (22, 32, 33).
- Protege seu bebê contra doenças. A amamentação ajuda a proteger seu bebê contra infecções de ouvido, resfriados, diabetes, leucemia e até mesmo certos tipos de alergias (34).
- Pode prevenir a obesidade infantil. A amamentação ajuda os bebês a auto-regular sua ingestão de leite, promove ganho de peso saudável e pode proteger seu bebê contra a obesidade infantil (35, 36).
- Pode promover o desenvolvimento do cérebro. A amamentação está ligada a maiores escores de inteligência e pode ser particularmente benéfica para o desenvolvimento do cérebro em bebês prematuros (37, 38, 39).
- Ajuda o seu contrato com o útero. A amamentação incentiva as contrações uterinas pós-parto, que podem minimizar o sangramento e ajudar o útero a voltar ao seu tamanho pré-gestacional (32, 40).
- Reduz o risco de depressão. Mães que amamentam tendem a ter um risco menor de depressão pós-parto. No entanto, outros fatores também podem estar em jogo (41, 42).
- Pode reduzir o risco de doença. A amamentação pode reduzir o risco de síndrome metabólica, pressão alta, artrite, doenças cardíacas e diabetes, além de câncer de mama e ovário (32, 43, 44, 45).
- Economiza tempo e dinheiro. A amamentação é gratuita e requer pouco ou nenhum equipamento. Também é facilmente portátil, sem ter que se preocupar com aquecimento ou limpeza de garrafas em movimento.
A linha inferior
A amamentação pode contribuir para a perda de peso pós-parto em algumas mulheres, embora nem todas as nutrizes percebam um efeito.
Para perder o peso do bebê, coma alimentos integrais ricos em proteínas e fibras, mantenha-se hidratado e faça exercícios. Além disso, evite comer menos de 1500-1800 calorias por dia, pois isso pode afetar o suprimento de leite.
Mais importante, lembre-se de que a amamentação oferece muitos outros benefícios - para você e seu filho.