Bronquiectasia
Contente
- O que é bronquiectasia?
- Quais são as causas da bronquiectasia?
- Quais são os sintomas da bronquiectasia?
- Como a bronquiectasia é diagnosticada?
- Opções de tratamento para bronquiectasia
- A bronquiectasia pode ser prevenida?
O que é bronquiectasia?
Bronquiectasia é uma condição em que os brônquios dos pulmões ficam permanentemente danificados, dilatados e espessados.
Essas passagens de ar danificadas permitem que bactérias e muco se acumulem e se acumulem em seus pulmões. Isso resulta em infecções frequentes e bloqueios das vias aéreas.
Não há cura para a bronquiectasia, mas é administrável. Com o tratamento, normalmente você pode viver uma vida normal.
No entanto, os surtos devem ser tratados rapidamente para manter o fluxo de oxigênio para o resto do corpo e evitar maiores danos aos pulmões.
Quais são as causas da bronquiectasia?
Qualquer lesão pulmonar pode causar bronquiectasia. Existem duas categorias principais dessa condição.
Um está relacionado a ter fibrose cística (FC) e é conhecido como bronquiectasia de FC. A FC é uma doença genética que causa uma produção anormal de muco.
A outra categoria é a bronquiectasia sem FC, que não está relacionada à FC. As condições conhecidas mais comuns que podem levar à bronquiectasia sem FC incluem:
- um sistema imunológico funcionando de maneira anormal
- doença inflamatória intestinal
- doenças autoimunes
- doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
- deficiência de alfa 1-antitripsina (uma causa hereditária de DPOC)
- HIV
- aspergilose alérgica (uma reação alérgica pulmonar a fungos)
- infecções pulmonares, como tosse convulsa e tuberculose
A FC afeta os pulmões e outros órgãos, como o pâncreas e o fígado. Nos pulmões, isso resulta em infecções repetidas. Em outros órgãos, causa mau funcionamento.
Quais são os sintomas da bronquiectasia?
Os sintomas de bronquiectasia podem levar meses ou até anos para se desenvolver. Alguns sintomas típicos incluem:
- tosse crônica diária
- tossindo sangue
- sons anormais ou chiado no peito com a respiração
- falta de ar
- dor no peito
- tossindo grandes quantidades de muco espesso todos os dias
- perda de peso
- fadiga
- mudança na estrutura das unhas e pés, conhecida como baqueteamento
- infecções respiratórias frequentes
Se você estiver experimentando algum desses sintomas, deve consultar seu médico imediatamente para diagnóstico e tratamento.
Como a bronquiectasia é diagnosticada?
Uma tomografia computadorizada de tórax, ou tomografia computadorizada de tórax, é o teste mais comum para o diagnóstico de bronquiectasia, uma vez que uma radiografia de tórax não fornece detalhes suficientes.
Este teste indolor cria imagens precisas das vias respiratórias e de outras estruturas do peito. Uma tomografia computadorizada de tórax pode mostrar a extensão e a localização do dano pulmonar.
Depois que a bronquiectasia for confirmada com a tomografia computadorizada de tórax, o médico tentará estabelecer a causa da bronquiectasia com base na sua história e nos achados do exame físico.
É importante descobrir a causa exata para que o médico possa tratar o distúrbio subjacente para evitar que a bronquiectasia piore. Existem inúmeras causas que podem induzir ou contribuir para a bronquiectasia.
A avaliação da causa subjacente consiste principalmente em testes laboratoriais e microbiológicos e testes de função pulmonar.
Sua avaliação inicial provavelmente incluirá:
- hemograma completo com diferencial
- níveis de imunoglobulina (IgG, IgM e IgA)
- cultura de escarro para verificar a existência de bactérias, micobactérias e fungos
Se seu médico suspeitar de FC, ele solicitará um teste de cloro no suor ou um teste genético.
Opções de tratamento para bronquiectasia
Terapias específicas podem retardar a progressão da bronquiectasia relacionada às seguintes condições:
- infecções micobacterianas
- certas imunodeficiências
- fibrose cística
- aspiração recorrente
- aspergilose alérgica
- possivelmente doenças autoimunes
Não há cura para bronquiectasias em geral, mas o tratamento é importante para ajudá-lo a controlar a doença. O principal objetivo do tratamento é manter as infecções e as secreções brônquicas sob controle.
Também é fundamental para evitar outras obstruções das vias aéreas e minimizar os danos aos pulmões. Métodos comuns de tratamento de bronquiectasia incluem:
- desobstruindo as vias aéreas com exercícios respiratórios e fisioterapia respiratória
- em reabilitação pulmonar
- tomar antibióticos para prevenir e tratar infecções (estudos estão sendo feitos em novas formulações de antibióticos inalados)
- tomar broncodilatadores como albuterol (Proventil) e tiotrópio (Spiriva) para abrir as vias aéreas
- tomar medicamentos para diluir o muco
- tomar expectorantes para ajudar a tossir muco
- em terapia de oxigênio
- recebendo vacinas para prevenir infecções respiratórias
Você pode precisar da ajuda de fisioterapia respiratória. Uma forma é um colete de oscilação da parede torácica de alta frequência para ajudar a limpar o muco dos pulmões. O colete comprime e libera suavemente seu peito, criando o mesmo efeito de uma tosse. Isso desaloja o muco das paredes dos brônquios.
Se houver sangramento no pulmão ou se a bronquiectasia ocorrer em apenas uma parte do pulmão, você pode precisar de cirurgia para remover a área afetada.
Outra parte do tratamento diário envolve a drenagem das secreções brônquicas, auxiliada pela gravidade. Um terapeuta respiratório pode lhe ensinar técnicas para ajudar a tossir o excesso de muco.
Se condições como distúrbios imunológicos ou DPOC estiverem causando a bronquiectasia, o médico também tratará essas doenças.
A bronquiectasia pode ser prevenida?
A causa exata da bronquiectasia é desconhecida em cerca de um dos casos de bronquiectasia não-FC.
Para outros, está relacionado a anormalidades genéticas e outras condições médicas que afetam os pulmões. Evitar fumar, poluir o ar, gases de cozinha e produtos químicos pode ajudar a proteger os pulmões e manter a saúde pulmonar.
Você e seus filhos devem ser vacinados contra gripe, tosse convulsa e sarampo, pois essas doenças têm sido associadas à doença na idade adulta.
Mas, muitas vezes, quando a causa é desconhecida, a prevenção é um desafio. O reconhecimento precoce da bronquiectasia é importante para que você possa receber tratamento antes que ocorra dano pulmonar significativo.