Por que minha urina é marrom?
Contente
- Urina: o básico
- Por que a urina muda de cor
- Certos alimentos podem levar à urina marrom
- Condições que causam urina marrom
- Medicamentos que causam urina marrom
- O que você deve fazer se sua urina ficar marrom?
Urina: o básico
Você pode não pensar muito em sua urina, mas pode conter pistas importantes sobre sua saúde. A urina é produzida quando os rins filtram os resíduos e a água extra do sangue.
O lixo viaja para a bexiga, que retém a urina até que você esteja pronto para usar o banheiro. Então os músculos da bexiga se contraem, enviando a urina através de um tubo chamado uretra.
Esse processo é importante. Quando você não urina regularmente, resíduos e líquidos podem acumular-se em níveis prejudiciais ao seu corpo. Todos os dias seus rins produzem de 1 a 2 litros de urina.
Por que a urina muda de cor
A urina recebe sua cor, que normalmente é amarela, de um pigmento chamado urocromo, ou urobilina. A urina de cor mais clara é mais diluída, enquanto a urina mais escura contém menos líquido. Urina muito escura pode ser um sinal de que você está desidratado.
Se sua urina não se encaixa nesse esquema de cores, não entre em pânico. Muitas coisas podem mudar a cor da urina, incluindo os alimentos que você come ou os medicamentos que toma. Por exemplo, beterraba e bagas podem tornar sua urina vermelha.
Dependendo da medicação que você toma, sua urina pode transformar um arco-íris de cores, de amarelo a vermelho em azul.
Certas cores, no entanto, podem indicar um problema. Um tom vermelho ou rosa pode ser um sinal de sangue na urina. Se você suspeitar de sangue ou notar coágulos, consulte o seu médico para determinar a causa.
A urina marrom pode indicar algo tão simples quanto um novo medicamento, ou pode ser um sinal de uma condição mais séria. Aqui estão algumas possíveis causas de urina marrom.
Certos alimentos podem levar à urina marrom
Alguns alimentos podem ficar marrom na urina se você comer o suficiente. Esses incluem:
- aloés
- Grãos de fava
- corantes alimentares
- Ruibarbo
Condições que causam urina marrom
As condições e distúrbios médicos que podem tornar a urina marrom incluem:
- sangramento no trato urinário
- anemia hemolítica, uma condição na qual os glóbulos vermelhos são destruídos
- distúrbios renais
- doenças hepáticas, como hepatite ou cirrose
- porfirias, um grupo de doenças hereditárias raras que afetam a hemoglobina, a proteína que transporta oxigênio no sangue
- melanoma
- infecções do trato urinário
- desidratação grave
Medicamentos que causam urina marrom
Os medicamentos que podem tornar sua urina mais escura incluem:
- antimaláricos como cloroquina (Aralen) e primaquina
- medicamentos antibacterianos, como furazolidona (Furoxona), metronidazol (Flagil) e nitrofurantoína (Macrobid)
- suplementos de ferro
- laxantes que contêm cascara ou senna
- levodopa, usada para tratar os sintomas da doença de Parkinson
Além disso, lesões musculares causadas por exercícios intensos, lesões ou meios químicos podem levar à rabdomiólise. Isso pode causar a liberação de uma substância chamada mioglobina, que torna a urina marrom ou rosa.
Se isso ocorrer após o exercício, é importante procurar atendimento médico imediatamente.
O que você deve fazer se sua urina ficar marrom?
Se você notar que sua urina está mais escura, um bom primeiro passo é beber mais água para descartar a desidratação. Você também deve pensar nos alimentos que ingeriu e nos medicamentos que tomou. Se isso não lembrar uma causa, verifique outros sintomas.
Por exemplo, se sua urina estiver marrom escura e você também notar um tom amarelado na pele e nos olhos, consulte seu médico o mais rápido possível. Estes podem ser sinais de um problema no fígado.
Quando você visita seu médico, eles testam sua urina para procurar problemas de saúde que podem estar afetando sua cor. Isso inclui testes para verificar se seus rins estão filtrando normalmente e para procurar infecções do trato urinário.
O seu médico também pode fazer exames de sangue. Depois de saber o que é o culpado pela mudança de cor, você pode parar de comer os alimentos ofensivos, trocar os medicamentos ou tratar a condição envolvida.