TikTok jura que esse remédio ajuda você a recuperar o paladar e o olfato após o COVID-19 - mas é legítimo?
Contente
A perda de olfato e paladar surgiu como um sintoma comum de COVID-19. Pode ser devido a um velho congestionamento causado pela infecção; também pode ser o resultado de o vírus causar uma reação inflamatória única dentro do nariz que, em seguida, leva à perda dos neurônios olfativos (também conhecidos como cheiro), de acordo com o Vanderbilt Unversity Medical Center.
De qualquer forma, ninguém sabe ao certo o que o ajuda a recuperar o olfato e o paladar após o COVID-19. No entanto, alguns TikTokkers acham que podem ter encontrado uma solução: em uma nova tendência na plataforma de mídia social, pessoas que foram recentemente diagnosticadas com COVID-19 estão tentando um remédio caseiro que exige que você carbonize uma laranja sobre uma chama aberta e coma a polpa com açúcar mascavo para restaurar o olfato e o paladar. E, aparentemente, o remédio funciona. (Relacionado: Este hack de $ 10 pode ajudá-lo a evitar o ressecamento do olho associado à máscara)
"Para referência, eu provavelmente estava com 10% de gosto e isso levou a ~ 80%", escreveu o usuário do TikTok @madisontaylorn ao lado de um vídeo dela experimentando o remédio.
Em outro TikTok, a usuária @tiktoksofiesworld disse que conseguiu provar a mostarda Dijon depois de comer a laranja queimada com açúcar mascavo.
Nem todo mundo viu os mesmos resultados, no entanto. A usuária do TikTok @ anniedeschamps2 compartilhou sua experiência com o remédio caseiro em uma série de vídeos na plataforma. "Eu não acho que funcionou", diz ela no clipe final enquanto come um biscoito de chocolate.
Agora, antes de questionar se esse remédio caseiro é realmente legítimo, vamos tirar outra pergunta do caminho primeiro: É mesmo seguro preparar e comer uma laranja carbonizada como esta?
Ginger Hultin, M.S., R.D.N., proprietário da Champagne Nutrition, diz que comer uma laranja enegrecida não é prejudicial ao corpo, uma vez que a fruta carbonizada não parece produzir nenhuma das substâncias cancerígenas nocivas formadas na carne carbonizada. Além disso, o remédio exige comer apenas a polpa da fruta, não a casca enegrecida. (Relacionado: Os benefícios das laranjas para a saúde vão muito além da vitamina C)
Dito isso, há estão algumas preocupações de segurança a serem observadas ao preparar a laranja queimada. “O que mais me preocupa é a maneira como as pessoas carbonizam suas laranjas em uma chama aberta na cozinha”, diz Hutlin. "Seria fácil para os itens vizinhos pegarem fogo."
Quanto a saber se este remédio caseiro pode realmente ajudá-lo a recuperar seu olfato e paladar após uma infecção por COVID-19, os especialistas não estão realmente convencidos. Bozena Wrobel, M.D., uma otorrinolaringologista (um médico treinado em distúrbios de cabeça e pescoço) na Keck Medicine da USC, acredita que é improvável que o remédio reverta a perda de paladar induzida por COVID-19. “A perda de paladar relacionada ao COVID-19 é devido à perda de olfato, que é o sentido do olfato”, explica ela. "Suas papilas gustativas não são afetadas pelo COVID-19." Comendo uma laranja adoçada poderia ser extremamente estimulante para suas papilas gustativas, ela explica, mas não "reacende" o olfato.
Então, o que explica o sucesso entre os TikTokkers? "Como a perda de cheiro do COVID-19 eventualmente melhora na maioria das pessoas, alguns [TikTokkers] talvez já estivessem se recuperando da perda de cheiro", disse o Dr. Wrobel. Na verdade, o usuário do TikTok @tiktoksofiesworld escreveu em um aviso no Instagram que "pode muito bem ser uma coincidência" que ela conseguiu provar a mostarda de Dijon depois de experimentar o remédio caseiro de laranja queimada, já que fez o vídeo cerca de duas semanas depois de seu COVID- 19 sintomas começaram.
Além disso, sempre há a possibilidade de um efeito placebo entre aqueles que acreditam que o remédio funcionou para eles, acrescenta o Dr. Wrobel. (Relacionado: o efeito placebo ainda ajuda no alívio da dor)
Mas não há esperança para aqueles que lutam para recuperar o olfato e o paladar após o COVID-19. Seu nervo olfatório, que possui fibras em seu cérebro e nariz que contribuem para sua capacidade de cheirar (e, por sua vez, saborear), pode se regenerar por conta própria, explica o Dr. Wrobel. Além disso, ela diz que seu cérebro também pode ser treinado para restaurar as conexões nervosas responsáveis pela interpretação dos cheiros. Se você optar por consultar um otorrinolaringologista, diz ela, ele o orientará durante o treinamento olfativo para ajudá-lo a restaurar esses sentidos.
Como parte do treinamento olfativo, o Dr. Wrobel recomenda cheirar quatro óleos essenciais diferentes por 20 a 40 segundos cada, duas vezes ao dia. Especificamente, ela sugere o uso de óleos de rosa, cravo, limão e eucalipto para essa técnica. (Relacionado: Os melhores óleos essenciais que você pode comprar na Amazon)
“Ao cheirar cada óleo, pense intensamente sobre o cheiro e lembre-se das memórias associadas a ele”, diz ela. As partículas de ar carregam o cheiro para as fibras em seu nariz, que então enviam sinais através da via olfativa para o cérebro, explica ela. Pensar intensamente sobre o cheiro acorda a parte do cérebro que guarda as memórias olfativas, em vez de deixá-la entrar no "modo de sono" por falta de uso, diz o Dr. Wrobel. (Relacionado: o seu sentido do olfato é muito mais importante do que você pensa)
“Atualmente não temos grandes estudos sobre [a eficácia desta técnica de treinamento olfativo para] pacientes com COVID-19”, admite o Dr. Wrobel. "Mas, uma vez que o mecanismo é, até certo ponto, semelhante à perda de cheiro de outras infecções virais, estamos aplicando essa técnica a pacientes com COVID-19."
As informações nesta história são precisas no momento da publicação. À medida que as atualizações sobre o coronavírus COVID-19 continuam a evoluir, é possível que algumas informações e recomendações nesta história tenham mudado desde a publicação inicial. Incentivamos você a verificar regularmente os recursos como o CDC, a OMS e o departamento de saúde pública local para obter os dados e recomendações mais atualizados.