Caloria vs. contagem de carboidratos: prós e contras
Contente
- Ler rótulos de alimentos usando ambas as abordagens
- Prós da contagem de calorias:
- Contras da contagem de calorias:
- Controle de parcela em ambas as abordagens
- Condições médicas para cada abordagem
- Prós da contagem de carboidratos:
- Contras da contagem de carboidratos:
- Conclusões para cada abordagem
O que são contagem de calorias e contagem de carboidratos?
Quando você está tentando perder peso, a contagem de calorias e de carboidratos são duas abordagens que você pode usar.
A contagem de calorias envolve a aplicação do princípio de "calorias ingeridas, calorias eliminadas". Para perder peso, você deve queimar mais calorias do que ingere. De acordo com a Clínica Mayo, queimar 3.500 calorias a mais do que você ingere pode ser igual a meio quilo perdido. Para perder peso contando calorias, você deve definir uma meta diária para a ingestão de calorias. Um exemplo poderia ser o corte de 500 calorias por dia. Ao longo da semana, isso equivaleria a cerca de 1 quilo de peso perdido.
A contagem de carboidratos é um método alimentar que envolve a contagem do número de carboidratos que você ingere nas refeições e lanches. Carboidratos, como alimentos ricos em amido, açucarados e refinados, podem ser fontes comuns de gordura e calorias vazias na dieta de uma pessoa. Ao enfatizar escolhas mais saudáveis e com baixo teor de carboidratos, a pessoa idealmente comerá de uma forma que promova a perda de peso.
Assim como a contagem de calorias, a abordagem que você adota para a contagem de carboidratos depende de sua meta diária de carboidratos. Um exemplo seria obter cerca de 45% de sua ingestão calórica diária de carboidratos. Se você comer 1.800 calorias por dia, isso representaria cerca de 810 calorias de carboidratos ou 202,5 gramas por dia. Em seguida, você os dividiria com suas refeições e lanches diários.
Um exemplo geral poderia ser 45 gramas de carboidratos por três refeições ao dia e 30 gramas de carboidratos por dois lanches por dia.
Cada método de perda de peso tem seus prós e contras, e um pode ser mais atraente para você do que o outro, dados seus padrões gerais de alimentação. É possível incorporar considerações de cada abordagem para perda de peso.
Ler rótulos de alimentos usando ambas as abordagens
Ler os rótulos dos alimentos é uma parte importante de qualquer abordagem de dieta. Quando você usa uma abordagem de contagem de calorias, está lendo as calorias por porção.A porção “por porção” é uma consideração importante. O alimento que você está pensando em comer pode conter mais de uma porção. Você precisa levar isso em consideração.
Os carboidratos também estão listados nos rótulos dos alimentos. Três listagens são para carboidratos:
- Carboidratos totais significa o número total de carboidratos presentes no alimento.
- Fibra dietética é a quantidade do alimento que contém fibra dietética e, portanto, não é digerida. A fibra pode adicionar volume às suas fezes e fazer você se sentir mais satisfeito por mais tempo. Alimentos mais saudáveis, como frutas, vegetais e grãos inteiros, tendem a ser mais ricos em fibras.
- Açúcares são monossacarídeos e dissacarídeos (os menores e mais simples tipos de carboidratos) que são encontrados naturalmente ou adicionados a alimentos e bebidas. Enquanto alguns alimentos como frutas têm açúcares naturais, outros têm açúcares adicionados a eles. Como o excesso de açúcar pode significar calorias extras, um aumento no açúcar no sangue e calorias "vazias" que não ajudam você a se sentir satisfeito, geralmente você deseja evitar esses alimentos.
Prós da contagem de calorias:
- Você pode ler facilmente um rótulo nutricional e obter um número para contar em sua ingestão diária.
- Uma dieta de baixa caloria pode beneficiar as condições de saúde associadas à obesidade, como hipertensão e doenças cardíacas.
Contras da contagem de calorias:
- A contagem de calorias não leva em consideração suas necessidades nutricionais, apenas sua ingestão de calorias.
- Cortar as calorias a um nível prejudicial à saúde (geralmente menos de 1.200 a 1.500 calorias por dia) pode ser uma forma prejudicial de perder peso.
Controle de parcela em ambas as abordagens
Ao contar as calorias, não é tão fácil determinar a ingestão de calorias simplesmente observando ou memorizando a ingestão de alimentos. Embora você certamente possa praticar o controle da porção lendo o tamanho das porções no rótulo de um alimento, a quantidade de calorias não é tão facilmente conhecida.
O controle da porção é uma grande parte da contagem de carboidratos porque nem sempre você tem um rótulo nutricional disponível. As pessoas que fazem dieta e contam com carboidratos geralmente memorizam certas porções para facilitar as escolhas alimentares. Por exemplo, os seguintes alimentos geralmente contêm cerca de 15 gramas de carboidratos:
- uma fatia de pão
- um pequeno pedaço de fruta, como uma maçã ou laranja
- 1/2 xícara de frutas frescas ou enlatadas
- 1/2 xícara de vegetais ricos em amido, como milho cozido, ervilhas, feijão-fava ou purê de batata
- 1/3 xícara de massa
- 1/3 xícara de arroz
- 3/4 xícara de cereal seco
Alguns alimentos, como vegetais sem amido (como alface ou espinafre), são tão pobres em carboidratos que algumas pessoas podem não contá-los.
Condições médicas para cada abordagem
Os médicos geralmente não recomendam uma dieta de baixa caloria para qualquer condição médica específica. No entanto, uma dieta de baixa caloria pode beneficiar a maioria das condições de saúde associadas à obesidade, como pressão alta ou doenças cardíacas.
A contagem de carboidratos é uma abordagem que as pessoas com diabetes tipo 1 e 2 costumam usar para manter um nível de açúcar no sangue estável ao longo do dia. Pessoas com diabetes podem precisar tomar insulina para que seus corpos possam usar carboidratos como energia. Usando uma abordagem de contagem de carboidratos, eles são mais capazes de prever a quantidade de insulina necessária.
Prós da contagem de carboidratos:
- Essa abordagem pode ser benéfica para aqueles que precisam observar a ingestão de carboidratos, como as pessoas com diabetes.
- Você pode ler facilmente um rótulo nutricional e obter um número para contar em sua ingestão diária.
Contras da contagem de carboidratos:
- Nem todos os alimentos contêm carboidratos. Por exemplo, um bife de Porterhouse não contém carboidratos, mas é muito rico em gordura e calorias.
- Observar os carboidratos por si só não garante uma dieta saudável.
Conclusões para cada abordagem
A decisão de comer mais saudável é positiva, seja por meio da contagem de calorias ou de carboidratos. Mantenha estes pensamentos em mente para cada abordagem:
- Se você escolher baixas calorias, não deixe suas calorias ficarem muito baixas na tentativa de perder peso mais rápido. Isso vai fazer você se sentir fraco. Além disso, seu corpo possui mecanismos de proteção que podem impedir que você perca peso se comer muito pouco.
- Se você escolher a contagem de carboidratos, ainda precisará estabelecer uma contagem média de calorias diárias e a porcentagem de calorias de carboidratos.
- Alimentos nutricionalmente “mais saudáveis” são as melhores escolhas em ambas as abordagens: frutas, vegetais, grãos inteiros, legumes e proteínas magras são geralmente suas melhores opções.
Suas necessidades nutricionais podem aumentar com base em sua altura, peso e exercícios diários. Fale com um médico ou nutricionista para primeiro estabelecer uma ingestão saudável de calorias e carboidratos para sua saúde.