Anemia pode matar você?
Contente
- O que é anemia?
- Por que você pode morrer de anemia
- Anemia aplástica
- Hemoglobinúria paroxística noturna
- Síndromes mielodisplásicas
- Anemia hemolítica
- Anemia falciforme
- Talassemia grave
- Anemia da malária
- Anemia de Fanconi
- Quais são os sintomas da anemia?
- O que causa anemia com risco de vida?
- Genética
- Sangramento
- Câncer
- Doenças
- Como é diagnosticada a anemia?
- Qual é o tratamento para anemia grave?
- Perspectivas para pessoas com anemia grave?
O que é anemia?
A anemia é uma condição em que você não possui glóbulos vermelhos saudáveis o suficiente para transportar oxigênio por todo o corpo. A anemia pode ser temporária ou a longo prazo (crônica). Em muitos casos, é leve, mas a anemia também pode ser grave e com risco de vida.
A anemia pode acontecer porque:
- Seu corpo não produz glóbulos vermelhos suficientes.
- O sangramento faz com que você perca os glóbulos vermelhos mais rapidamente do que eles podem ser substituídos.
- Seu corpo destrói glóbulos vermelhos.
Por que você pode morrer de anemia
Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio por todo o corpo. Quando você não tem glóbulos vermelhos suficientes, seus órgãos não recebem oxigênio suficiente e não podem funcionar corretamente. Isso pode ter consequências graves.
Os tipos de anemia que podem ser potencialmente fatais incluem:
Anemia aplástica
Anemia aplástica é quando sua medula óssea é danificada e, portanto, seu corpo para de produzir novas células sanguíneas. Pode ser repentino ou piorar com o tempo.
As causas comuns de anemia aplástica incluem
- tratamento de câncer
- exposição a produtos químicos tóxicos
- gravidez
- distúrbios autoimunes
- infecções virais
Também não pode ter causa conhecida, conhecida como anemia aplástica idiopática.
Hemoglobinúria paroxística noturna
A hemoglobinúria paroxística noturna é uma doença rara e com risco de vida. Causa coágulos sanguíneos, destrói células sanguíneas e prejudica a função da medula óssea. É uma condição genética, geralmente diagnosticada em pessoas com 30 ou 40 anos.
A hemoglobinúria paroxística noturna está relacionada à anemia aplástica. Geralmente começa como anemia aplástica ou surge após o tratamento da doença.
Síndromes mielodisplásicas
As síndromes mielodisplásicas são um grupo de condições que fazem com que as células sanguíneas da medula óssea se tornem anormais. Sua medula óssea então não produz células suficientes, e as células que produz são geralmente defeituosas. Essas células morrem mais cedo e têm maior probabilidade de serem destruídas pelo seu sistema imunológico.
As síndromes mielodisplásicas são consideradas um tipo de câncer. Eles podem se transformar em leucemia mielóide aguda, um tipo de câncer de sangue.
Anemia hemolítica
Anemia hemolítica é quando seus glóbulos vermelhos são destruídos mais rapidamente do que seu corpo pode produzi-los. Pode ser temporário ou crônico.
A anemia hemolítica também pode ser herdada, o que significa que é transmitida por seus genes ou adquirida.
As causas potenciais de anemia hemolítica adquirida incluem:
- infecção
- certos medicamentos, como penicilina
- câncer de sangue
- distúrbios autoimunes
- baço hiperativo
- alguns tumores
- reação grave a uma transfusão de sangue
Anemia falciforme
A doença das células falciformes é um tipo herdado de anemia. Isso faz com que seus glóbulos vermelhos sejam deformados - eles se tornam em forma de foice, rígidos e pegajosos. Isso faz com que fiquem presos em pequenos vasos sanguíneos, o que bloqueia o fluxo sanguíneo por todo o corpo, privando os tecidos de oxigênio. É mais comum em pessoas de ascendência africana.
A doença das células falciformes causa episódios muito dolorosos, inchaço e infecções frequentes.
Talassemia grave
A talassemia é uma condição herdada na qual seu corpo não produz hemoglobina suficiente. Essa é uma proteína que é uma parte crucial dos glóbulos vermelhos. Sem hemoglobina suficiente, seus glóbulos vermelhos não funcionam corretamente e morrem mais rapidamente do que células saudáveis.
A talassemia pode ser leve ou grave. Torna-se grave se você herdar duas cópias do gene que o causa.
Anemia da malária
A anemia da malária é um sintoma principal da malária grave. Muitos fatores contribuem para o seu desenvolvimento, incluindo:
- deficiências nutricionais
- problemas na medula óssea
- o parasita da malária que entra nos glóbulos vermelhos
Anemia de Fanconi
A anemia de Fanconi (FA) é uma condição genética que prejudica a medula óssea e faz com que você tenha uma quantidade abaixo do normal de todos os tipos de células sanguíneas.
Freqüentemente, também causa anormalidades físicas, como polegares ou antebraços malformados, anormalidades esqueléticas, rim ausente ou malformado, anormalidades gastrointestinais, infertilidade e problemas de visão e audição.
A anemia de Fanconi também pode causar um risco aumentado de leucemia, bem como câncer de cabeça, pescoço, pele, reprodutivo e gastrointestinal.
Quais são os sintomas da anemia?
Os sintomas comuns da anemia incluem:
- fadiga
- mãos e pés frios
- tontura
- dor de cabeça
- tontura
- arritmia cardíaca
- dor no peito
- pele pálida ou amarelada
- falta de ar
- fraqueza
- whooshing som ou batendo em seus ouvidos
Você também pode ter sintomas específicos para a condição subjacente à anemia.
O que causa anemia com risco de vida?
A anemia ocorre quando seu corpo não produz glóbulos suficientes, destrói seus glóbulos vermelhos ou os glóbulos vermelhos que produz são malformados.
As causas diferentes dessas condições incluem:
Genética
Essas são condições que causam anemia e são herdadas, o que significa que elas são transmitidas através de um ou de ambos os pais através de seus genes.
- célula falciforme
- talassemia
- algumas anemias hemolíticas
- Anemia de Fanconi
- hemoglobinúria paroxística noturna
Sangramento
Sangramento grave pode causar anemia repentina e a curto prazo. Por exemplo, isso pode acontecer após uma lesão traumática em que você perde muito sangue.
Câncer
Os cânceres de sangue, sistema linfático e medula óssea podem causar anemia. Exemplos incluem:
- anemia aplástica
- algumas anemias hemolíticas
- síndromes mielodisplásicas
Doenças
As doenças adquiridas, incluindo a malária, podem causar anemia. Outras infecções podem causar anemia aplástica ou anemia hemolítica. As doenças autoimunes também são uma causa potencial de anemia, pois podem fazer com que seu corpo ataque os glóbulos vermelhos.
Como é diagnosticada a anemia?
Primeiro, seu médico registrará sua família e seu histórico médico. Então eles farão um exame físico para procurar sintomas de anemia. Depois disso, seu médico coletará sangue para vários testes. Os mais comuns são:
- hemograma completo para contar o número de glóbulos vermelhos e a quantidade de hemoglobina no sangue
- testes para analisar o tamanho e a forma dos seus glóbulos vermelhos
Depois que você for diagnosticado com anemia, seu médico poderá fazer mais testes para verificar se eles podem encontrar a causa subjacente da anemia. Por exemplo, eles podem fazer um teste de medula óssea para ver quão bem seu corpo produz glóbulos vermelhos, procurar sangramento interno ou procurar tumores.
Qual é o tratamento para anemia grave?
O tratamento da anemia grave exige mais do que apenas mudanças na dieta e no estilo de vida, embora uma dieta saudável com muito ferro possa ajudar a mantê-lo saudável.
Às vezes, o tratamento da anemia requer o tratamento da causa subjacente. Exemplos incluem:
- quimioterapia para síndrome mielodisplásica
- eculizumab (Soliris) para hemoglobinúria paroxística noturna, que impede o corpo de destruir os glóbulos vermelhos
- imunossupressores para alguns tipos de anemia aplástica e anemias hemolíticas
Em todos os tipos de anemia, as transfusões de sangue podem ajudar a substituir os glóbulos vermelhos perdidos ou com defeito e reduzir os sintomas. No entanto, geralmente não trata da causa subjacente.
Um transplante de medula óssea, também conhecido como transplante de células-tronco, é uma opção se você não conseguir produzir glóbulos vermelhos saudáveis. Neste procedimento, sua medula óssea é substituída por medula doadora que pode produzir células saudáveis.
Esta é a única cura para algum tipo de anemia, como a hemoglobinúria paroxística noturna.
Perspectivas para pessoas com anemia grave?
A anemia em geral causa 1,7 mortes por 100.000 pessoas nos Estados Unidos anualmente. Geralmente é tratável se capturado rapidamente, embora alguns tipos sejam crônicos, o que significa que eles precisam de tratamento contínuo.
As perspectivas para pessoas com anemia grave dependerão da causa:
- Anemia aplástica. Pessoas com menos de 40 anos de idade com anemia aplástica grave geralmente são tratadas com um transplante de medula óssea. Isso pode curar a anemia aplástica. Pessoas com mais de 40 anos de idade, ou para as quais não há uma boa correspondência na medula óssea, geralmente são tratadas com medicamentos. Isso pode reduzir os sintomas, mas não é uma cura. Até 50% dos pacientes tratados com terapia medicamentosa retornam à anemia aplástica ou desenvolvem outro distúrbio sanguíneo relacionado.
- Hemoglobinúria paroxística noturna. O tempo médio de sobrevida após o diagnóstico de HPN é de 10 anos. No entanto, novos tratamentos podem ajudar as pessoas com essa condição a viver com uma expectativa de vida normal.
- Síndromes mielodisplásicas. Sem tratamento, o tempo médio de sobrevida para síndromes mielodisplásicas varia de menos de um ano a aproximadamente 12 anos, dependendo de fatores como número de anormalidades cromossômicas e nível de glóbulos vermelhos. No entanto, o tratamento geralmente é bem-sucedido, especialmente para certos tipos dessa condição.
- Anemias hemolíticas. A perspectiva para anemias hemolíticas depende da causa subjacente. A anemia hemolítica em si raramente é fatal, principalmente se tratada precocemente e adequadamente, mas as condições subjacentes podem ser.
- Anemia falciforme. A doença das células falciformes diminui a expectativa de vida, embora as pessoas com essa condição vivam agora na casa dos 50 anos ou mais, devido a novos tratamentos.
- Talassemia grave. A talassemia grave pode causar a morte devido a complicações cardíacas antes dos 30 anos. O tratamento com transfusões de sangue regulares e terapia para remover o excesso de ferro do sangue pode ajudar no prognóstico.
- Anemia da malária. Se diagnosticada e tratada rapidamente, a malária geralmente é curável. No entanto, a malária grave, que é a causa da anemia, é uma emergência médica. A taxa de mortalidade por malária grave varia muito, de 1,3 a mais de 50%, dependendo de fatores como idade, localização, outras condições de apresentação e saúde geral.
- Anemia de Fanconi. Um transplante de medula óssea pode curar FA grave. No entanto, você ainda teria um risco aumentado de carcinoma espinocelular. Seu prognóstico também depende de sua anormalidade genética específica que levou à FA.